11 de novembro de 2022

Cárie oculta: você sabe como lidar com ela?

A cárie oculta é silenciosa, pois acontece na parte interna dos dentes. Saiba como reconhecer e cuidar deste problema

A pessoa sente uma dor constante no dente, tem hipersensibilidade à temperatura dos alimentos, ou um mau hálito característico de quem tem uma cárie não tratada, mas aparentemente, está tudo normal. Infelizmente, não está. Dentro do dente, aparentemente intacto, pode “morar” o problema: é a cárie oculta.

Mais comum do que se imagina, a cárie oculta se desenvolve sem sintomas em seus primeiros estágios, pois as bactérias atuam escondidas. Ao contrário da cárie comum, em que as bactérias começam a lesionar o dente a partir do esmalte, na cárie oculta o paciente costuma ter o esmalte forte, o que impede a ação destruidora dos ácidos produzidos por esses microrganismos. Só que a bactéria acaba penetrando o dente por alguma fissura e faz o estrago lá dentro.

Essas fissuras podem aparecer a partir de pequenos desgastes, fraturas ocasionadas por acidentes ou por maus hábitos que debilitam a estrutura do dente, como mastigar tampas de canetas, lápis e outros produtos rígidos.

Outras causas que facilitam o aparecimento da cárie oculta estão relacionadas à má formação dentária, ao consumo de açúcares  e à deficiência na higiene bucal. A título de curiosidade, a maior incidência de cáries ocultas acontece nos dentes de trás (molares).

Mas é importante reforçar que a falta ou a má higiene bucal é o que fornecerá o alimento essencial para as bactérias produzirem seus ácidos. A diferença é que a parte exterior do dente permanece intacta, enquanto a pessoa sofre dos mesmos males ocasionados por uma cárie convencional. E isso é o mais grave, pois geralmente a descoberta acontece somente no estágio avançado, o que requer intervenções mais complexas por parte do cirurgião-dentista.

Como é feito o diagnóstico?

Geralmente, um exame visual não costuma detectar o problema. Durante a coleta de informações, o cirurgião-dentista entenderá o problema de acordo com os sintomas relatados pelo paciente. Em alguns casos, durante o exame visual, o cirurgião-dentista observa uma diferença na coloração do dente, mas isso acontece quando a quando a lesão no dente já está em um estágio avançado. É importante frisar que esse é apenas um dos indícios e não pode ser usado como diagnóstico final. A melhor e mais segura forma de detectar a cárie oculta é por meio de uma radiografia da boca.

Como tratar?

Depois da leitura da radiografia, o tratamento é o mesmo para as cáries que ficam expostas: retira-se toda a parte comprometida e, dependendo da profundidade do dano, é feita a restauração com resinas ou inicia-se o tratamento de canal. O cirurgião-dentista tem o cuidado de preservar a parte saudável do dente, evitando ao máximo sua extração.

Como na maioria dos casos, o problema pode ser evitado com visitas regulares ao consultório odontológico e cumprindo a rotina de higiene bucal de maneira completa. E vale o alerta: não utilize substâncias bucais sem a indicação do cirurgião-dentista. Fazendo as visitas periódicas, todas as suas necessidades serão diagnosticadas e os produtos serão indicados na quantidade e frequência que você precisa.

A Uniodonto possui planos odontológicos sob medida para você e sua família. O melhor custo-benefício em saúde bucal está aqui. Conheça nossos planos!