19 de janeiro de 2022

Bruxismo infantil: quais sinais observar?

Caracterizado por uma atividade muscular repetitiva de ranger ou apertar os dentes, o bruxismo é um distúrbio funcional que pode causar grande desgaste nos dentes, dor na mandíbula ou até dor de cabeça ao acordar pela manhã.

Mas você sabia que esse problema também pode ocorrer com as crianças, e que é muito mais comum do que imaginamos? As causas vão desde questões emocionais ao uso de medicamentos.

Quer saber mais sobre as principais causas, como identificar se seu filho tem bruxismo e qual o tratamento mais indicado? Continue a leitura!

O que causa o bruxismo infantil?

Algumas pesquisas apontam que entre 2 e 3 a cada 10 crianças têm bruxismo, um número bastante considerável. Em geral, a origem do ranger dos dentes na infância é bem semelhante ao dos adultos, que é a ansiedade ou o estresse.

Entretanto, esse também pode ser um sintoma de hiperatividade ou até a reação de algum remédio, o que deve ser consultado com o pediatra da criança.

Problemas respiratórios como rinite, alergia e asma também podem ser a causa, assim como questões genéticas, o desalinhamento dos dentes, condições neurológicas… Ou seja, há uma série de razões que podem despertar o distúrbio, e somente um profissional adequado poderá identificar as causas com precisão.

Como identificar o bruxismo nas crianças?

A principal característica do bruxismo está no ranger dos dentes, mas há também outros pontos que podemos ficar alerta, como uma constante necessidade de dar pequenas mordidas nos lábios e bochechas. Outros sintomas do transtorno que você deve prestar atenção são:

  • Dor de cabeça ao acordar;
  • Dor de ouvido;
  • Zumbido no ouvido;
  • Feridas ou sangramento na gengiva;
  • Constantes interrupções durante o sono;
  • Estalo ou clique quando movimentar a articulação da boca.

No geral, descobrir se seu filho possui bruxismo infantil não é uma tarefa tão simples, já que dificilmente as crianças percebem que de fato estão rangendo os dentes. Uma boa dica pode ser observá-lo à noite para descobrir se ele faz ruídos enquanto dorme, ou se atentar para sinais de dores na mandíbula ou ao mastigar.

Além disso, se a criança possui picos de irritação ou preocupação, é possível que o bruxismo também se faça presente em um futuro próximo, especialmente se essas emoções coincidirem com outros problemas descritos acima. Se for o caso, um profissional adequado também pode ser acionado em paralelo ao acompanhamento com um odontopediatra.

Qual o tratamento para bruxismo infantil?

Se após todo esse processo você acredita que seu filho tem bruxismo infantil, está na hora de agir. Agendar uma consulta com o odontopediatra é o primeiro passo, pois somente um profissional poderá identificar com precisão o transtorno. 

O tratamento poderá ser feito com o uso de uma placa dentária sob medida para a criança. O material ajuda a corrigir os movimentos da mandíbula, além de reduzir o atrito entre os dentes.

Aparelho ortodôntico, exercícios de relaxamento para a mandíbula e até um acompanhamento psicológico podem ser as soluções. O mais importante é que, no primeiro sinal de que há algo de errado, você procure um odontopediatra para diagnosticar o problema com mais precisão e tratar da melhor forma possível.

Ebook grátis sobre cuidados bucais na infância -  Uniodonto Campinas
GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags