04 de janeiro de 2022

Boca seca ao acordar? Saiba o que é e como tratar

Manter ao seu lado uma garrafinha de água durante todo o dia é um hábito extremamente saudável, mas se essa necessidade vem de uma sensação constante de boca seca, é preciso ligar um alerta.

Cientificamente chamada de xerostomia, a condição pode estar associada à baixa produção de saliva pelas glândulas salivares, e são várias as causas para esse problema.

Sente uma grande necessidade de tomar água logo que acorda pela manhã? Convive com lábios secos, sensação de ardência na língua ou até dificuldade para engolir? Neste texto vamos explicar por que isso acontece e o que você deve fazer caso isso seja uma constante em seu dia a dia. Confira!

O que causa a xerostomia, sensação constante de boca seca

A sensação de boca seca pode ser provocada por diversos fatores, como desidratação, ronco, consumo excessivo de cigarro ou bebidas alcoólicas, má higiene bucal, hábito de respirar pela boca, entre outros.

Além disso, a boca seca também pode ser um efeito adverso que pode surgir em decorrência do uso de determinados medicamentos, sendo os mais comuns os antidepressivos, antialérgicos, diuréticos e anti-hipertensivos, ou até mesmo por conta do tratamento de câncer, radio/quimioterapia.

Quais os principais sintomas?

A boca seca é um sinal de que há algo incorreto e desequilibrado no organismo. O diagnóstico da condição pode ser feito por meio dos principais sintomas que, além da sensação de secura ao acordar pela manhã, são a ardência, dor ou aparição de fissuras na língua, lábios secos e rachados, dificuldade para engolir alimentos, maior proliferação de cáries nos dentes, mau hálito, irritação na garganta, dificuldade para falar e presença de saburra, uma placa bacteriana que se forma na língua.

Além disso, há também um exame simples chamado de sialometria, que indica a quantidade e qualidade da saliva produzida em um determinado período de tempo.

Qual o tratamento para a boca seca?

A forma como será realizado o tratamento para a xerostomia está diretamente ligada com sua causa.

Por exemplo, se a condição for diagnosticada em um paciente que faz uso de medicamentos quimioterápicos, o problema deve ser resolvido durante o tratamento com a prescrição de produtos que simulem a saliva (saliva artificial), cremes dentais adequados e até mesmo a laserterapia de baixa potência para estimular a produção das glândulas salivares a secretar saliva.

Entretanto, há princípios básicos recomendados para qualquer que seja o caso, como o consumo de ao menos 2 litros de água por dia, uma rotina de cuidados exemplar com a saúde bucal e evitar o consumo de cigarro ou bebidas alcoólicas. É necessário, também, um acompanhamento regular com um cirurgião-dentista, que poderá identificar com mais precisão quais as causas do problema e recomendar o melhor tratamento.

Se você sentir a boca seca em um dia de muito calor ou durante a prática de alguma atividade física, por exemplo, não há motivos para se preocupar, já que essa é uma condição natural do organismo. Ao contrário disso, se a condição se fizer presente em situações rotineiras e sem nenhum tipo de esforço físico, procure seu cirurgião-dentista o mais breve possível.

1. 1- Essa orientação não é dada quando da realização de limpeza dos dentes, entretanto o dentista coloca na guia que deu a orientação. É dever dele dar essa orientação?
    2- O tratamento com cirurgião-dentista está contemplado no convênio?

2. Estas informações sobre Xerostomia foram muito úteis para identificar um problema que minha mãe relatava e que constatei ela não tem. O problema é causado pela ingestão de menor quantidade de liquido( idosa,90 anos), dormir com boca aberta e medicação para controle da Pressão Arterial que o médico mudou. Agradeço!

3. Durante a noite e às vezes durante o dia Temos a boca seca. Mas, não basta lavar a boca, ou beber um pouco de água ou chá? Estamos a tomar medicação e parece ser disso, diabetes e próstata.

• Olá, Armando. Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357. 😉

4. Eu tenho garganta seca durante a noite acho q é por conta do meu medicamento q estou tomando para enxaqueca. Pq eu não tinha isso.

• Olá, Regina. Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357. Desejamos melhoras!

5. Hj meu marido acordou me dizendo o que pode ser acordar com a boca seca? Descarto a hipótese de dentista, pois ele tem próteses. Está no momento tomando citobê, no almoço, paracetamol 325 mg e tramadol 37,5 mg manipulados um de manhã e no jantar gabapentina de 100 mg por 30 dias, para um nervo arrebentado no joelho.
    Está no 8° dia de tratamento.
    Fora isso ele também está com o rim lento, segundo os exames de sangue.
    Bebe pouca água também.
    GRATIDÃO pela orientação do conteúdo, já estou agendando médico

• Olá, Zelma. Há princípios básicos recomendados, como o consumo de ao menos 2 litros de água por dia, uma rotina de cuidados exemplar com a saúde bucal e evitar o consumo de cigarro ou bebidas alcoólicas. É necessário, também, um acompanhamento regular com um cirurgião-dentista, que poderá identificar com mais precisão quais as causas do problema e recomendar o melhor tratamento.

• Olá, Zelma. Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

6. Gratidão ? sabia q não era normal acordar com a boca seca.vou ao dentista pois é uma sensação muito ruim. espero q seja somente por conta do ronco??

7. Bom dia!
    Eu estou passando por essa situação, porém não sinto secura na boca durante o dia. O meu problema de falta de saliva acontece só dormir. Quando pego no sono, acordo.com.a boca.sem nenhuma saliva, uma sensação horrível. Isso acontece sempre
    Minha boca fica seca como.e me sufoca. Que profissional devo procurar,?

• Olá, Eva! Você deve procurar um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

• Olá, Sueli. Tudo bem? O sintoma de boca seca pode ser característico de xerostomia, que é uma condição de diminuição ou ausência de saliva. Tem como causa beber pouca água, dormir de boca aberta, clima seco, ingestão de alimentos secos e efeito colateral de medicamentos. Indicamos procurar um cirurgião-dentista para avaliação e orientação!

• Olá, Vilma! Como vai? A boca seca pela manhã pode ser notada pelo período de sono, desidratação e dormir de boca aberta. Recomenda-se evitar bebida alcoólica e fazer refeições com baixa quantidade de sal antes de dormir. Ao acordar, tome água, e não deixe de procurar também o seu cirurgião-dentista.

8. Otima orientação! Apresento esses sintomas de madrugada. Dormindo.
    Acordo várias vezes para beber água.
    Qualidade do sono é PÉSSIMA.

9. Meu problema de escura na boca é durante a noite em quanto durmo não uso bebida alcoólica não fumo não tomo medicação este problema comessou depois de um tratamento odontológico quando coloquei uma dentadura fixa más só acontece durante a noite a boca fica totalmente seca e causa um mal está muito grande qual a providência devo tomar obrigado

• Olá, Zeferino! Tudo bem? Nossa orientação é que você procure o cirurgião-dentista que realizou a prótese total para verificar também as possíveis causas para a boca estar seca, ok?

• Olá! Nossa dica é melhorar a hidratação e evitar alimentos com muito sal. Se fizer uso de medicamentos, verifique os efeitos colaterais. É importante também procurar um cirurgião-dentista para verificar como anda a saúde bucal, ok?

10. Realmente venho sofrendo deste mal boca seca.nao sou diabetico.media 80.porem dentista operado.estou a procura de outro.porem boca seca grato

• Olá, Arnaldo. Procure um cirurgião-dentista, ele avaliará as possíveis causas para a boca seca e poderá indicar o melhor tratamento, ok?

• Olá, Moisés! Nossa dica é melhorar a hidratação e evitar alimentos com muito sal. Se fizer uso de medicamentos, verifique os efeitos colaterais. É importante também procurar um cirurgião-dentista para verificar como anda a saúde bucal, ok?

• Olá, Elizabeth! Nossa dica é melhorar a hidratação e evitar alimentos com muito sal. Se fizer uso de medicamentos, verifique os efeitos colaterais. É importante também procurar um cirurgião-dentista para verificar como anda a saúde bucal, ok?

11. Gostei muito! Acordo nas madrugadas para molhar a boca beber água pois minha boca e língua seca de uma tal forma que nem consigo explicar gostaria de saber o que fazer para isso não acontecer mais pois é muito ruim

• Oi, Mônica! Tudo bem? Nossa orientação é que você procure seu cirurgião-dentista para uma melhor avaliação e planejamento da conduta clínica, ok? 🙂

• Olá, Marli! Nossa dica é melhorar a hidratação e evitar alimentos com muito sal. Se fizer uso de medicamentos, verifique os efeitos colaterais. É importante também procurar um cirurgião-dentista para verificar como anda a saúde bucal, ok?

12. Durante o dia não sinto a boca seca.
    À noite levanto de duas a três vezes para ir no banheiro fazer xixi e sinto a boca muito seca.
    Não bebo e nem fumo.
    De todos os sintomas o único que eu tenho é dificuldade de engolir.
    Pode me dar uma orientação?

• Olá, Cristina! Orientamos que você converse com seu cirurgião-dentista e pontue esses sintomas. O profissional avaliará e indicará a melhor conduta, ok?

13. Gostei muito dessas informações, vou consultar com o meu cirurgião dentista, tendo em vista que foi ele que fez os implantes em minha boca.