07 de junho de 2023

As vantagens da tecnologia CAD/CAM na odontologia

O projeto e a fabricação de próteses feitos com a tecnologia CAD/CAM trazem uma série de benefícios para a área odontológica

A área odontológica busca aperfeiçoamento e inovação constantes, por meio da transformação digital. Assim, sempre facilitam a vida de seus pacientes e profissionais. Os avanços tecnológicos dão ferramentas capazes de otimizar o tempo de tratamento, com mais precisão e qualidade – um bom exemplo disso é a Computer-Aided Design/Computer-Aided Manufacturing, mais conhecida pela abreviação CAD/CAM.

Os softwares CAD/CAM foram criados para realizar o projeto e a manufatura de próteses dentárias e outros elementos, proporcionando um resultado muito mais preciso, esteticamente satisfatório e finalizado em um tempo bem mais reduzido do que o método tradicional. Os softwares CAD/CAM podem ser adquiridos juntos ou separados, pois é possível trabalhar com cada um deles isoladamente. Para isso, basta seguir as orientações da fabricante em cada um dos casos.

Como funciona na prática

A primeira fase do procedimento acontece durante a consulta odontológica. O cirurgião-dentista, por meio de um scanner intraoral, faz o escaneamento dos dentes na cavidade oral do paciente. Esse procedimento já dispensa o uso do molde físico, oferecendo ainda mais agilidade no atendimento.

No entanto, caso o cirurgião-dentista não possua o scanner intraoral, essa etapa de mapeamento digital pode ser feita a partir do molde físico. Para isso, basta o cirurgião-dentista escaneá-lo em um scanner de mesa. Em qualquer caso, o escaneamento precisa acontecer, pois o CAD depende dessas imagens para criar um modelo tridimensional das arcadas e assim gerar os dados necessários para iniciar o design.

A próxima etapa é a realização do projeto protético. O CAD, software de projeto, é capaz de desenhar uma série de elementos bucais, como próteses, placas para bruxismo, coroas e lentes de contato dental, além de fazer o planejamento de ortodontia e pré-cirúrgico. Com o projeto pronto no CAD, o CAM poderá iniciar o trabalho de confecção da prótese.

O projeto é enviado para o laboratório protético, que utilizará uma fresadora para moldar os elementos dentários. A máquina consegue trabalhar com diversos tipos de materiais, como resinas e cerâmicas.

Embora o sistema seja altamente eficiente, o investimento envolve custos e ainda não está ao alcance de todos os consultórios odontológicos. Como acontece com toda tecnologia, conforme há um aumento de escala e mais empresas começam a desenvolver as soluções, ela passa a ser mais acessível ao seu público. Vale ficar de olho!

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags