22 de dezembro de 2023

A higiene bucal e a prevenção de doenças.

Quando uma pessoa realiza sua higiene bucal com regularidade, ela se protege de doenças periodontais e muitas outras.

Um dos órgãos que mais merece a nossa atenção é a boca, justamente por ser uma via de contato direto com inúmeras bactérias e microrganismos. Muitos desses seres são capazes de trazer sérios problemas de saúde. Daí a importância de prestar muita atenção à higiene bucal.
A higiene bucal, se realizada da maneira e frequência corretas, minimiza os riscos de problemas dentários e bucais, além de impedir o desenvolvimento de diversas outras doenças que vão além da cavidade oral.
No artigo de hoje, vamos falar das consequências desencadeadas por uma má higiene bucal e como desenvolver uma rotina saudável de limpeza dental.

A falta de higiene bucal e seus problemas

Todos os dias, milhares de bactérias se multiplicam em nossa boca, mas a maior parte delas é responsável pelo equilíbrio desse sistema. Os maus hábitos alimentares e a falta de cuidado com a boca acabam levando ao desenvolvimento de microrganismos prejudiciais. Como resultado, uma série de problemas de saúde podem ser desencadeados. Os mais conhecidos são:

• Cáries e gengivite: a higiene bucal inadequada, o consumo de alimentos ricos em açúcar e corantes, o tabaco e o baixo consumo de água são fundamentais para proliferação de bactérias prejudiciais à boca. Tudo isso, somado, aumenta muito as chances de a pessoa ter cáries e inflamações nas gengivas. Outras causas para o surgimento de cáries e gengivite podem estar relacionadas a tratamentos com determinados medicamentos.
  • Aftas e outras lesões nas mucosas bucais: bactérias prejudiciais e outros microrganismos surgidos da má higiene bucal podem levar a pessoa a ter pequenas feridas nos tecidos moles da boca (como nas mucosas e na língua). Próteses mal-ajustadas e com a limpeza deficiente também podem ocasionar problemas desse tipo.
  • Mau hálito: uma das causas mais comuns da higiene bucal inadequada é o mau hálito. Os restos de alimento ou a boca seca criam um ambiente ideal para bactérias prejudiciais se desenvolverem. Mas outras causas também podem ser associadas a esse problema, como certos tipos de alimentos, bebidas alcoólicas, tabaco, baixa salivação e até mesmo doenças como diabetes, problemas nos rins e fígado e até câncer.

Placa bacteriana e tártaro: conhecidas pela maioria das pessoas, essas colônias de bactérias se fixam em regiões mal-higienizadas ou áreas de difícil limpeza, principalmente na parte mais funda da arcada dentária. Caso essas áreas continuem sem uma limpeza adequada, o próximo passo é a formação de tártaro, quando essa colônia de bactérias endurece e se fixa como um concreto na superfície dos dentes.

Indo além dos problemas mais corriqueiros, a falta de higiene bucal pode levar até mesmo ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Uma delas é a endocardite bacteriana, que tem como causa principal a falta de higiene bucal.
A endocardite bacteriana acontece por meio de uma contaminação por bactérias que provocam uma infecção nas estruturas internas do coração. Essa bactéria tem origem na boca e pode levar a pessoa a uma internação para tratamento. Em casos mais graves, pode levar a óbito.
A ciência odontológica já identificou bactérias relacionadas às doenças periodontais em outras partes do corpo, como nas paredes dos vasos sanguíneos. Como consequência, tecidos vasculares são prejudicados, bem como a coagulação e a função das plaquetas.

A melhor prevenção

Diariamente, cirurgiões-dentistas orientam as pessoas sobre como os cuidados com a higiene bucal são capazes de proteger a saúde de uma forma global. A prevenção às doenças bucais será sempre preferível ao tratamento.
Um dos momentos mais importantes da consulta odontológica é a busca por sintomas e o histórico de saúde da pessoa. Portanto, é essencial não esconder nenhum detalhe do cirurgião-dentista, pois qualquer informação será essencial para direcionar exames e escolher o tratamento mais eficaz para a situação do paciente.
As recomendações para manter uma boa saúde bucal são:
Realizar a higiene oral completa após as refeições e antes de dormir, incluindo o uso de fio dental e enxaguante.
Diminuir o consumo de alimentos com açúcar industrializado, corantes, bebidas e condimentos artificiais.
Escolher bons produtos para fazer a higiene dental, como uma escova de dentes adequada, cremes dentais com adição de flúor, fio dental que não desmancha e enxaguante bucal sem álcool.
Informar ao cirurgião-dentista problemas no ajuste de próteses dentárias e aparelhos ortodônticos.
Evitar o uso de tabaco e o consumo de bebidas alcoólicas.

Lembramos que para obter o correto diagnóstico de doenças ocasionadas pela falta de higiene bucal, é necessário passar por consulta odontológica. O cirurgião-dentista é o profissional mais indicado para realizar o diagnóstico de doenças relacionadas à boca e saberá direcionar o tratamento. Caso suas consultas periódicas estejam atrasadas, agende uma o mais rápido possível.