10 de maio de 2023

A falta de saúde bucal pode prejudicar sua carreira

O cuidado com a saúde bucal pode ser um fator de desempate no momento de fechar um negócio ou promover uma pessoa. Saiba como ele pode afetar suas relações profissionais.

Quando falamos em marca, logo pensamos em empresas ou grandes corporações, mas a verdade é que as pessoas também representam uma marca: a sua própria. Dentro desse conceito, podemos dizer que uma pessoa com forte marca pessoal se distingue de modo positivo e atrai as melhores oportunidades para si. Isso é conquistado pela consistência de uma série de qualidades, incluindo a saúde bucal.

Todos sabemos que o sorriso abre portas, mas isso é verdade até certo ponto: um sorriso com dentes malcuidados pode levantar muitas questões. Um sorriso muito amarelo e com placas de tártaro aparente traz julgamentos de todos os tipos, desde a falta de condições financeiras para tratar um problema antigo até a falta de cuidado pessoal.

E se a questão é adiar algo tão importante quanto o cuidado com a própria saúde bucal, será que esse profissional entenderá o que é prioridade para o cliente? Fica a pergunta para a reflexão.

A falta de cuidado com a saúde bucal pode prejudicar conversas e negociações próximas, principalmente quando um dos interlocutores sofre com halitose. Algumas pessoas, embora saibam ter o problema, muitas vezes não entendem a gravidade do próprio quadro. De qualquer forma, em se tratando de negócios, não há muita tolerância para uma conversa mais longa com pessoas portadoras dessa condição. E essa questão afeta pessoas em todos os níveis hierárquicos, causando algumas situações constrangedoras.

Muitos podem argumentar que a maior parte dos contatos é feita hoje por meio de dispositivos eletrônicos, mas isso é apenas uma desculpa para continuar ignorando um aspecto tão importante da saúde bucal. Afinal de contas, a halitose pode ser um sintoma de problemas mais profundos, conforme falamos aqui neste artigo. E, para acrescentar, grandes negócios são fechados com um aperto de mão e a assinatura de contratos. Não devemos subestimar esse fato.

Outro ponto de atenção sobre o cuidado com a saúde bucal está relacionado a problemas que prejudicam a funcionalidade da pessoa. Dores ocasionadas por cáries, questões mandibulares ou outros problemas dentários tornam difícil a vida de qualquer pessoa. Há uma sensível baixa na concentração e as interações ficam prejudicadas, e essas dores são uma das principais razões para ausências no trabalho. Imagine precisar faltar no meio de uma negociação importante.

Um ponto muito importante a ser levado em consideração é a manutenção da autoconfiança. Quanto mais confiantes, melhor desenvolvemos nossas relações interpessoais, tanto no ambiente particular quanto no profissional. A autoestima ajuda a pessoa a se envolver em mais atividades, torna as relações mais leves e elimina uma série de ansiedades geradas pela falta de autocuidado. Nas relações profissionais estamos sob observação o tempo todo – e são nos detalhes que alguém conquista melhores posições dentro de uma empresa.

Se você se identificou com este artigo, considere começar a cuidar de sua saúde bucal. Muitos cirurgiões-dentistas planejam tratamentos em etapas, considerando o tempo e a disponibilidade financeira de seus pacientes. Agende uma consulta agora mesmo.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags