12 de agosto de 2020

6 problemas bucais associados ao estresse e à ansiedade

A má higiene bucal é uma das grandes responsáveis pelas doenças que surgem na boca, mas problemas emocionais, como o estresse e a ansiedade, também podem prejudicar a saúde oral.

Essa montanha-russa de emoções deixa o organismo mais vulnerável a inflamações, infecções e doenças no geral. Isso acontece porque o corpo libera hormônios de forma descontrolada, entre eles o cortisol e a adrenalina, que podem afetar o sistema imunológico e reduzir as defesas do organismo. 

E como tudo isso afeta a saúde bucal? Veja abaixo 6 doenças bucais que podem aparecer por conta do estresse ou ansiedade:

Aftas

A baixa imunidade causada pelo estresse pode fazer com que elas apareçam. São pequenas feridas com bordas vermelhas e centros esbranquiçados que surgem na parte interna das bochechas e lábios ou na língua. Costumam ser doloridas e podem durar de 10 a 15 dias.

Bruxismo

A tensão diária causada pelo estresse e a ansiedade estão relacionadas ao desenvolvimento do bruxismo, ato de ranger ou apertar os dentes. A doença provoca dores na cabeça, face e mandíbula, além de amolecimento e desgaste nos dentes.

Herpes labial

Essa doença provoca pequenas bolhas nos lábios, que depois viram feridas, podendo ser bem incômoda, com coceira e ardência. O vírus HSV-1, causador do herpes labial, vive escondido no corpo e aparece em situações de baixa imunidade, como nos casos de estresse.

Boca seca

O estresse é um dos principais fatores que provocam a xerostomia, conhecida popularmente por “boca seca”, pois ele diminui a produção de saliva. O ressecamento da boca pode dificultar a mastigação, a fala e ainda contribuir para o desenvolvimento de cáries, mau hálito e gengivite.

Cáries

A ansiedade e o estresse podem afetar os hábitos das pessoas. Pode acontecer, por exemplo, que os cuidados com a higiene bucal sejam negligenciados e o consumo de doces aumente. Com isso, ocorre o acúmulo de placa bacteriana, provocando o aparecimento de cáries.

Gengivite

O estresse pode levar a inflamação na gengiva, provocando vermelhidão, sangramento e mau hálito. A gengivite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana e, em casos de estresse, pode aparecer por causa da falta de cuidados com a higiene bucal, da baixa imunidade e da diminuição na produção de saliva.

Para evitar o aparecimento dessas doenças, você deve tomar todos os cuidados com a higiene bucal – escovação diária e uso do fio dental – além de adotar uma rotina saudável, com uma boa alimentação, exercícios físicos, boas noites de sono e atividades prazerosas.

Se perceber qualquer uma dessas alterações, procure o seu dentista. Ele poderá identificar as causas do problema e indicar o tratamento adequado, inclusive um atendimento multidisciplinar com um médico ou psicólogo.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


23 Comentários
  1. Não consigo instalar o aplicativo uniodonto. Quero saber se meu plano cobre a extração do siso. Tenho 74 anos

  2. Tem 3 dias que estou com várias feridas na boca,principalmente no céu da boca. Gostaria de saber se tem a ver com sistema nervoso?

    • Olá, Suellen. Como vai? Nesse caso, é muito importante que você conte com a avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto e esteja com dor, você pode contar com nosso Plantão 24h. Mais informações: 0800 864 4357.

    • Olá, Janai. Como vai? Nesse caso, é muito importante que você conte com a avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto e esteja com dor, você pode contar com nosso Plantão 24h. Mais informações: 0800 864 4357.

    • Olá, Edna! Recomendamos passar por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

    • Olá, Nattalia! Recomendados que você entre em contato com um profissional de confiança para avaliar o seu caso e seguir com o melhor procedimento. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

    • Olá, Julia! Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357.

  3. Gostaria de saber o que pode ser ?
    Toda vez que eu passo por um estresse absurdo no qual eu absorvo sempre no dia seguinte abre um corte pequeno no lábios inferiores e em seguida fica inchado. O que pode ser isso ?

    • Olá, Cristal! Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357. Desejamos melhoras!

    • Olá, Ingrid. Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança para seguir com o tratamento adequado. Caso esteja na região de Campinas ou Ribeirão Preto, você pode contar com o Plantão 24h da Uniodonto Campinas. Mais informações: 0800 864 4357. Desejamos melhoras!

  4. Olá! Tudo bem com vcs?Estou a três anos sofrendo muito já fui ao dentista, clínico geral, otorrino etc. faço tratamento de refluxo. Mas nunca eles consegue saber porque fico com a boca muito seca ao ponto de as vezes não conseguir sem respirar, meu nariz seca garganta seca e fica como se tivesse algo preso na garganta. Estou sempre com medo de me dar uma crise, já perdi 16 kilos por medo de comer e passar mal. Que especialista devo procurar. A medicina aqui no Japão e bem complicada . Obrigada ?

    • Olá, Ivone. Tudo bem? Recomendamos que você passe por uma avaliação e acompanhamento de um cirurgião-dentista de confiança, pois somente ele poderá avaliar o seu caso e seguir com o tratamento adequado. Desejamos melhoras!

  5. Gostaria de saber se o uso de amoxicilina 500 mg provoca sangramento nas gengivas. Tenho consumido muito tomate também e gostaria de saber se isso também ocasiona sangramento nos dentes. Obrigado !

    • Olá, Olacyr! Tudo bem? O sangramento está relacionado à gengivite (inflamação na gengiva). A medicação e a alimentação não influenciam. É muito importante realizar a higienização correta dos dentes com escova e fio dental e também agendar uma consulta com seu cirurgião-dentista para melhor avaliação, ok?

Tags