24 de março de 2023

3 estratégias para uma rotina de saúde bucal infalível

Facilite sua rotina de higiene bucal incorporando hábitos simples a sua rotina

Geralmente, as pessoas começam a aprender a escovar os dentes desde pequenas, orientadas por um adulto. Em alguns casos, o adulto faz todo o trabalho: escova os dentes da criança e diz quando isso deve ser feito. Conforme a pessoa cresce, vai tendo que “se virar” com a higiene bucal e nem sempre a executa da maneira mais correta.

O resultado é uma série de problemas, como cáries, gengivites e outras doenças que começam pela boca. Uma boa higiene bucal não deve ser reduzida à escovação dos dentes. E se, além de tudo, essa tarefa entrar no piloto automático de maneira errada, os problemas vão se arrastar por anos.

Hoje, vamos apresentar algumas estratégias para desenvolver uma rotina saudável de higiene bucal:

Estratégia 1: monte kits de higiene bucal e deixe-os em lugares que facilitem sua vida

Muitas vezes, a escovação é deixada para depois pela “dificuldade” de acessar os materiais para sua execução. E esse “depois” pode resultar em saltar uma escovação ou atrasar em horas a limpeza, proporcionando o ambiente certo para a placa bacteriana se desenvolver.

Faça um mapeamento dos locais que podem facilitar o acesso ao kit de higiene bucal. A sugestão é manter um kit na gaveta da mesa de trabalho, no porta-luvas do carro, na bolsa/mochila/maleta e nos banheiros da casa (caso tenha mais de um).

A escolha dos lugares fica a critério de cada pessoa. Existem casos em que ter um único kit basta. Adote a melhor solução de acordo com seu estilo de vida e personalidade.

O que deve estar no meu kit? 

  • Uma escova de dentes com a cabeça ideal para acessar toda a boca confortavelmente, principalmente as áreas posteriores de boca, e com cerdas macias.
  • Creme ou gel dental certo para tratar algum problema pontual ou apenas de limpeza rotineira. Pode ser para dentes sensíveis, para tratamento periodontal ou um creme mais comum. 
  • Fio ou fita dental para higienizar entre os dentes.
  • Antisséptico bucal. É possível comprar uma versão pequena para ser utilizada como um recipiente de refil. Assim, fica mais fácil guardar.
  • Um raspador pode facilitar a limpeza da língua, o que também pode ser feito com a própria escova de dentes.

Passo a passo da higiene bucal

Os hábitos são mais bem absorvidos quando seguem uma sequência de ações encadeadas. Vamos aqui colocar a sequência da higiene bucal em 4 passos:

  1. Utilize o fio ou fita dental, removendo todos os resíduos que estão entre os dentes. Em seguida, enxague a boca.
  2. Inicie sua escovação com calma, realizando movimentos circulares, contemplando todos os dentes. Esse passo deve levar entre dois e três minutos. Enxágue a boca.
  3. Higienize a língua utilizando a própria escova de dentes ou um raspador.
  4. Faça o uso de um enxaguante bucal, conforme a recomendação do cirurgião-dentista.

Estratégia 2: adote a “regra de 3”

A higiene bucal deve ser realizada, ao menos, três vezes por dia e por três minutos. Associe a escovação a esses momentos:

  • Ao acordar: durante a noite, a salivação diminui, facilitando a formação de um “filme” nos dentes e a fixação da placa bacteriana. A primeira escovação tem a função de remover essa película e tudo que existe nela, preparando sua boca para o início do novo dia.
  • Após as refeições: os resíduos decorrentes da refeição também alimentam as bactérias bucais. Essa escovação é essencial para a manutenção da saúde dos dentes. 
  • Antes de dormir: essa higienização pode ser associada à última refeição do dia. Aqui a boca fica livre de resíduos que podem prejudicar a saúde bucal para uma noite de sono com pouca salivação.
  • Bônus – Higienizações extras: alguns tipos de comidas pedem uma higienização extra, como no consumo de bebidas e comidas açucaradas. Caso não seja possível, procure reduzir esses resíduos com um bom bochecho de água pura.

Estratégia 3: visite o dentista regularmente

Para consolidar o hábito da higiene bucal, é indispensável ter alguém para dar satisfações: seu cirurgião-dentista. Brincadeiras à parte, o acompanhamento semestral feito em consulta odontológica é indispensável para consolidar a boa saúde bucal. 

Nessa etapa, é possível trabalhar ativamente no combate ao tártaro, às inflamações, ao mau hálito e às placas bacterianas. E, quanto melhor seus dentes estiverem, mais motivação existirá para continuar cuidando deles.

E como anda sua saúde bucal? Se ficou em dúvida, marque uma consulta odontológica agora mesmo.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags