Lavar bem as mãos, higienizar as superfícies e objetos de uso diário e evitar o contato com outras pessoas, principalmente aquelas do grupo de risco, são ações parte de um protocolo criado para evitar a disseminação da Covid-19. Em outras palavras, tudo isso é para proteger você e quem você ama do Coronavírus.

Agora temos mais uma aliada nessa luta: A MÁSCARA!

A máscara de tecido já fazia parte do arsenal contra o Coronavírus em outros países e agora faz parte do nosso também. A máscara ajuda a diminuir a transmissão de vírus e bactérias pelo ar. Não é 100% segura, mas, se todo mundo usar, a eficácia dela será ainda maior.

Todo mundo já sabe que a máscara cirúrgica, aquela que os profissionais de saúde usam, é mais eficaz na prevenção. Mas a máscara de tecido, quando feita de maneira correta, também pode ajudar você a se proteger.
Importante! A máscara cirúrgica deve ser usada apenas pelos profissionais de saúde que estão na linha de frente, ok? Não vamos acabar com o estoque e prejudicar o trabalho deles. 
Se cada um fizer a sua máscara, todo mundo fica protegido. E lembre-se: com sintomas ou sem sintomas, se precisar sair de casa, use máscara.

Para fazer sua máscara, você precisará de:



2 peças de tecido higienizado de algodão à sua escolha, com ou sem estampa. Use sua criatividade.
1 par de elásticos, ou tiras de um tecido qualquer.
Agulha e linha de costura.


Passo a passo para a montagem da sua máscara de tecido:



1. Escolha o tamanho mais adequado para você entre os modelos disponibilizados para download acima. Imprima, recorte e prenda o molde ao tecido com um alfinete. Corte o tecido usando o molde de papel como guia. Você precisará de quatro peças iguais de tecido.

2. Sobreponha duas partes de tecido, deixando o lado que ficará exposto voltado para dentro (como se fosse do avesso). Costure a lateral e repita o processo com as outras duas peças de tecido.

3. Abra uma das peças que você costurou, agora deixando a costura e a face que ficará escondida para baixo.

4. Fixe as fitas nas laterais usando um alfinete, deixando uma pequena sobra para fora. As fitas devem ficar “viradas” para o centro.

5. Junte a outra peça com a costura e o lado que ficará escondido para fora.

6. Costure as duas peças, deixando uma pequena abertura em uma das laterais para a passagem das fitas.

7. Puxe as fitas pelo vão, para virar a máscara do avesso para o direito, expondo o lado principal para fora e escondendo as costuras.

8. Termine com a costura do buraco que ficou aberto para passagem das fitas.

9. Ao colocar a máscara, amarre as fitas atrás da cabeça, certificando-se de que o nariz, a boca e o queixo estão cobertos.

ATENÇÃO!

O uso das máscaras caseiras não substitui o distanciamento social, a etiqueta respiratória, a higienização das mãos e dos objetos de uso diário.

Não compartilhe

As máscaras são de uso individual. Não compartilhe com ninguém.

Tenha várias máscaras

As máscaras de tecido, assim como as máscaras cirúrgicas, têm efetividade por apenas 2 horas. Se você precisa ficar por longos períodos fora de casa, como ir trabalhar, tenha mais pares para ir trocando. Leve sempre as máscaras limpas em um recipiente ou sacola limpa e reserve uma sacola para as máscaras já utilizadas. Com várias opções de máscaras, você sempre terá uma disponível para utilizar enquanto as outras estiverem lavando/secando.

Uso consciente

Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e o nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara. Jamais toque a máscara durante o uso. Se tocar, lave imediatamente as mãos.

Cuidado com a umidade

Quando você respira, fala ou tosse, a saliva se prende ao tecido. O tecido úmido facilita a passagem do vírus e a proliferação de bactérias. Por isso é muito importante a sua troca a cada 2 horas.

Remova com segurança

Remova a máscara pegando pelo elástico/laço da parte de trás da cabeça/orelha. Não toque a parte da frente. Após remover, coloque-a imediatamente para lavar.

Lavagem

Higienize a máscara após cada uso. Água quente e detergente são uma boa opção, e você pode adicionar água sanitária à lavagem, na proporção de 20 ml a cada litro de água. Lave suas máscaras por pelo menos 20 minutos. Coloque à luz do sol para secar.

Descarte

Descarte a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.

Assista ao vídeo da nossa campanha!



Você sabe a diferença entre isolamento, quarentena e distanciamento social?

Em isolamento

Pessoa que testou positivo para a Covid-19, ou apresenta quadro de síndrome gripal sugestiva, e as que vivem na mesma residência.

Em quarentena

Pessoa que esteve em contato com algum indivíduo que tem o vírus e está aguardando para ver se apresentará os sintomas.

Em distanciamento social

Todas as pessoas que estão contribuindo para reduzir o risco de transmissão, evitando contato com outras pessoas, principalmente aquelas do grupo de risco.