07 de agosto de 2023
Tecnologia na odontologia estética: conheça as novidades
Do escaneamento intraoral aos prontuários eletrônicos, o uso da tecnologia pode trazer grandes transformações no trabalho do cirurgião-dentista.
Os avanços tecnológicos estão transformando o dia a dia dos consultórios e os tratamentos aos pacientes. Com procedimentos cada vez mais rápidos, precisos e indolores, o trabalho do cirurgião-dentista vem se tornando mais eficiente e menos invasivo. Continuando nesse ritmo, em breve, o “pavor de ir ao dentista” será coisa do passado.
Mas falar em tecnologia na odontologia é um tema bastante amplo. Especificamente na odontologia estética, o cirurgião-dentista precisa estar atento a várias novidades que estão ganhando espaço no mercado brasileiro – e trazendo mais conforto para os pacientes.
Entre essas tecnologias, estão:
Escaneamento intraoral
É um equipamento que escaneia a boca do paciente para desenvolver modelos tridimensionais da arcada dentária. Com o escaneamento intraoral, é possível capturar imagens muito detalhadas, que dão mais velocidade e precisão ao tratamento. Esse é um procedimento mais confortável e rápido que o tradicional molde com gesso e pode ser usado para substituir procedimentos como moldagem, guias cirúrgicos, periodontais, para coroas e implantes.
CAD/CAM
A tecnologia CAD/CAM permite a criação de simulações que reproduzem fielmente a arcada dentária de cada paciente. Trabalhando em conjunto com o escaneamento intraoral, esse sistema permite acelerar o desenvolvimento de próteses e alinhadores ortodônticos, modelados com precisão para um acabamento perfeito na boca do paciente.
Outra vantagem do uso de CAD/CAM é facilitar a visualização prévia do resultado final do tratamento, o que facilita na aprovação pelo cliente e no acompanhamento da evolução do procedimento.
Aparelhos ortodônticos invisíveis
O uso da tecnologia na odontologia estética é muito importante para melhorar os aspectos visuais dos tratamentos. Essa sempre é uma preocupação para o paciente, pois tratamentos convencionais modificam bastante o sorriso e costumam causar incômodos ou cortes nos lábios e bochechas.
Uma inovação importante nesse sentido é o uso de aparelhos ortodônticos invisíveis, que, além de apresentar resultados mais rápidos em boa parte das vezes, é menos perceptível a quem vê. Esses aparelhos são moldados de forma computadorizada em plástico elástico, transparente e resistente. Uma grande vantagem desse equipamento é que ele pode ser retirado na hora das refeições e para a escovação dos dentes, propiciando mais conforto para os clientes.
Os aparelhos ortodônticos invisíveis também podem ser usados para corrigir problemas, como dentes sobrepostos, sobremordidas, prognatismo, mordidas cruzadas e mordidas abertas.
Cirurgias guiadas
Essa tem se tornado uma opção cada vez mais segura para implantodontistas, pois facilita o processo de implante e faz com que ele seja mais confortável para os pacientes. Para uma cirurgia guiada, inicialmente é feito um escaneamento intraoral para identificar as características da arcada dentária. Com o uso de softwares específicos, é possível conhecer detalhes como a espessura da gengiva e a anatomia dos ossos.
Uma empresa terceirizada confecciona, então, o guia cirúrgico que será usado. Na cirurgia, o guia é fixado à gengiva por meio de pequenas perfurações em locais específicos – uma solução menos invasiva que reduz feridas, dores e sangramentos, e faz com que a recuperação do paciente seja bem mais rápida.
Prontuário eletrônico
O prontuário eletrônico é uma tecnologia importante não apenas na odontologia estética, mas para o controle do histórico dos pacientes de uma forma geral. Prontuários digitais economizam espaço, podem ser acessados mais rapidamente e permitem anexar todo tipo de informação, como exames e laudos, para consulta rápida. Dessa forma, toda a operação da clínica odontológica se torna mais eficiente e produtiva.
Essas e diversas outras tecnologias estão disponíveis para o uso na odontologia estética. Profissionais que acompanham a evolução dos tratamentos e das ferramentas conseguem oferecer tratamentos mais rápidos e eficazes, menos invasivos e menos doloridos.