07 de agosto de 2019
Por que tenho mau hálito? Mitos e verdades
Você sofre ou já sofreu de halitose? Não reconhece a palavra? Você deve conhecê-la por outro nome: mau hálito. Um problema que traz desconforto para quem tem e pode, inclusive, interferir nas relações sociais, pois a pessoa passa a ter vergonha de conversar com os outros por causa do cheiro desagradável.
Afinal, por que algumas pessoas têm mau hálito? Quais são os mitos e verdades a respeito da halitose? Uma das principais causas é o acúmulo de bactérias na boca, mas outros fatores podem influenciar. Dependendo de sua causa, pode até originar doenças bucais, como periodontite. Acompanhe as dicas e veja se você identifica alguma destas situações:
Mau hálito ao acordar
É normal, desde que não persista ao longo do dia. O mau hálito matinal ocorre porque o fluxo de saliva diminui após longas horas de sono e isso favorece a proliferação de bactérias. Essas, por sua vez, vão agir na degradação de possíveis restos de comida e células. Aí é formada uma crosta branca, chamada saburra lingual, responsável pelo mau hálito. Uma higiene bucal caprichada antes de dormir minimiza o problema.
Alimentos causam mau hálito?
Alguns, sim. É o caso da cebola e do alho. Eles contêm componentes que são absorvidos e caem na corrente sanguínea, de onde são transferidos para os pulmões. Como você pode imaginar, a respiração vai carregar um cheiro característico que pode ser desagradável. Até que o alimento seja eliminado do corpo, o odor vai permanecer. Escovar os dentes e mascar gomas sem açúcar disfarçam o problema temporariamente.
Outras causas do mau hálito
Em menor proporção, o mau hálito pode estar associado a doenças. Uma sinusite faz com que o muco acumulado na garganta provoque o odor. Problemas gástricos, como refluxo, também influenciam. A comida digerida tende a voltar para a boca, principalmente à noite, quando a ação é favorecida pelo fato de o corpo ficar na horizontal. Aí esses restinhos ficam na garganta e bom… você já sabe o que acontece, não é?
Tenho mau hálito. E agora?
Como falamos no início do texto, o acúmulo de bactérias é a principal causa do mau hálito e a falta de higiene bucal é responsável por isso. As placas bacterianas ficam acumuladas quando você não escova os dentes adequadamente após as refeições e as bactérias se proliferam tanto rente à gengiva quanto na língua. E isso pode evoluir para um quadro mais sério, de periodontite.
Identificou que tem problemas com mau hálito? Veja o que você pode fazer para se livrar desse problema.