02 de dezembro de 2024

O que causa a dor de dente e como evitá-la?

Você sabia que a dor de dente é um dos sinais do corpo de que algo não vai bem? Esse desconforto não aparece por acaso. Pelo contrário, ele pode ser resultado de uma série de problemas bucais que afetam a saúde e qualidade de vida. Vamos explorar as cinco principais causas desse tipo de dor e entender como um bom plano odontológico da Uniodonto pode ajudar na prevenção e no cuidado com a saúde bucal. 

As 5 principais causas da dor de dente

1. Cárie

A doença cárie é uma das causas mais comuns da dor de dente. Ela ocorre quando a placa bacteriana se acumula sobre e entre os dentes e transforma o açúcar dos alimentos em ácidos que comprometem o esmalte dental. Esse processo, quando não tratado, atinge as camadas internas (dentina e polpa dentária) do dente, causando dor intensa. A melhor maneira de prevenir a cárie é manter uma boa higiene bucal associada a dieta alimentar adequada e realizar visitas regulares ao dentista. Para encontrar o profissional mais adequado e explorar os melhores planos odontológicos, confira a seção ‘Procure Seu Dentista‘ em nosso site.

2. Doenças periodontais

As doenças periodontais afetam a gengiva, ligamento periodontal e os ossos que mantém os dentes. No início é uma inflamação leve, conhecida como gengivite, e pode evoluir para uma condição mais grave, a periodontite. Quando acontece a doença periodontal, a dor de dente pode ser constante e acompanhada de sangramento, inchaço e, em casos extremos, até a perda dos dentes. Contar com o acompanhamento frequente de um dentista é essencial para evitar que essas doenças avancem.

3. Sensibilidade dental

Consumir bebidas quentes, frias ou doces, pode causar uma sensibilidade que, se não avaliada e tratada, resultará em dores agudas. Esse problema pode surgir devido ao desgaste do esmalte e/ou exposição da dentina (camada interna do dente). Em alguns casos, a sensibilidade pode ser tratada com produtos específicos, mas, em outros, é preciso uma avaliação mais criteriosa. 

4. Fraturas ou lesões dentais

A fratura dental, seja por acidente ou desgaste ao longo dos anos, é outra causa comum de dor de dente. Quando há uma trinca ou fratura, as terminações nervosas ficam expostas, o que resulta em dor. Em alguns casos, o tratamento inclui desde restaurações até procedimentos mais complexos.

5. Abscessos dentais

O abscesso é uma infecção grave que ocorre na raiz do dente ou na gengiva, formando uma bolsa de pus que provoca dor intensa e constante. O tratamento para abscessos dentais pode ser complicado, pois requer uma intervenção rápida para controlar a infecção e eliminar as bactérias. Sem o atendimento odontológico adequado, o abscesso pode levar a febre, inchaço facial e problemas ainda mais sérios.

Quando devo aderir a um Plano Odontológico?

A dor de dente é comum para aqueles que não fazem controle regular com um dentista. Contudo, com o suporte da Uniodonto Campinas, é possível superar esse problema e acessar consultas odontológicas sem receio. Nossos cooperados são altamente qualificados e oferecem acompanhamento contínuo e tratamentos atenciosos. 

Não permita que a dor de dente comprometa seu dia a dia. Marque uma consulta com um dos dentistas da nossa rede e veja como é possível cuidar melhor da sua saúde bucal. Afinal, manter um sorriso saudável é um investimento que vale a pena.

Na Uniodonto Campinas, você tem acesso a tratamentos personalizados e aos melhores especialistas, garantindo cuidados de qualidade durante todo o tratamento. Estamos aqui para ajudar você a alcançar o sorriso que sempre quis!

Confira as opções dos planos da Uniodonto Campinas disponíveis acessando: Planos para Pessoa Física, Planos para Empresas, e Planos para Pessoa Jurídica

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags