Resultado do IDSS de 2021 da Uniodonto Campinas é destaque no sistema cooperativista

Escrito 15/03/2022

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou recentemente o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) de 2021, uma avaliação anual das operadoras de planos de saúde. Tendo 2020 como ano-base, a Uniodonto Campinas, com uma nota final de 0,8462, atingiu a melhor pontuação entre as 10 maiores operadoras de grande porte exclusivamente odontológicas do país, de acordo com o índice.

 

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar: entenda a avaliação

O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) é uma iniciativa desenvolvida pela ANS para avaliação anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Ele tem como objetivo o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, o IDSS, que é composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde, sendo que a nota máxima para cada item é 1.

As dimensões avaliadas são: Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade no Mercado e Gestão de Processos e Regulação.

Dessa forma, o IDSS é o que permite que o público em geral faça uma comparação entre as operadoras, estimulando a disseminação de informações de maneira transparente e permitindo que o consumidor tenha mais conhecimento na hora de tomar decisões sobre contratação ou troca de um plano de saúde.

Para mais informações sobre o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, acesse www.ans.gov.br.