05 de setembro de 2025
Harmonização facial: o papel do cirurgião-dentista nessa área
A harmonização facial reúne procedimentos estéticos e funcionais que visam equilibrar e embelezar a face e vem sendo cada vez mais buscada por brasileiros. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o ano de 2024 fechou com um total de 4.012 inscrições de registros de cirurgiões-dentistas especialistas em harmonização facial. Em dezembro de 2023, eram 2.675.
Outro estudo produzido pela revista norte-americana Plastic and Reconstructive Surgery identificou que cerca de 47.360 procedimentos são realizados anualmente por profissionais brasileiros. Isso só enfatiza a relevância da harmonização facial no País, o que reforça a importância de especialistas capacitados para realizar tais procedimentos.
Quem pode realizar a harmonização facial?
Tomando a Resolução 198/2019, do Conselho Federal de Odontologia, o documento reconhece a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica, e dá outras providências. Dentre outras descrições, os artigos trazem: reconhecer a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica. Definir a Harmonização Orofacial como sendo um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista em sua área de atuação, responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face.
Desta maneira, cabe ao cirurgião-dentista estar qualificado para realizar a harmonização facial, graças ao seu extenso conhecimento da anatomia da cabeça e pescoço, adquirido ao longo da graduação e especializações na área. Esta formação capacita o profissional a realizar procedimentos estéticos e funcionais com segurança e precisão, buscando o equilíbrio entre estética e funcionalidade facial.
Quais procedimentos estão no alcance do cirurgião-dentista?
Apesar de extremamente qualificados, os profissionais especialistas odontológicos podem atuar dentro de um limite, mantendo-se dentro de suas áreas. Confira!
1. Toxina botulínica
A toxina botulínica, comumente conhecida como Botox, é uma substância empregada na harmonização facial para atenuar rugas e linhas de expressão, proporcionando um visual mais jovem e equilibrado ao rosto. Ela atua bloqueando temporariamente os sinais nervosos responsáveis pela contração muscular, promovendo o relaxamento dos músculos faciais e, assim, diminuindo a aparência das rugas.
2. Preenchimento com ácido hialurônico
O preenchimento com ácido hialurônico é um procedimento estético utilizado na harmonização facial para restaurar o volume perdido, corrigir assimetrias e reduzir rugas e sulcos. O ácido hialurônico, uma substância naturalmente presente no organismo, é injetado em áreas específicas do rosto, proporcionando um visual mais jovem e equilibrado.
3. Fios de PDO
Os fios de sustentação são dispositivos empregados em procedimentos de harmonização facial para combater a flacidez e promover o rejuvenescimento da pele. Esses fios absorvíveis, ao serem inseridos na pele, estimulam a produção de colágeno e proporcionam um efeito lifting, reposicionando os tecidos faciais e promovendo um aspecto mais firme e rejuvenescido.
4. Bichectomia
A bichectomia é um procedimento cirúrgico estético que tem como objetivo reduzir o volume das bochechas por meio da remoção das bolas de Bichat, que são gorduras profundas localizadas na região facial, e que tendo indicação certa, pode promover um emagrecimento facial, sem que haja nenhum malefício no futuro.
5. Lipo enzimática de papada
É um procedimento estético minimamente invasivo que tem como objetivo reduzir a gordura localizada na região do pescoço, conhecida popularmente como “papada”, por meio de injeções de enzimas. Essas enzimas ajudam a quebrar as células de gordura, promovendo um contorno mais definido e melhorando o aspecto da área tratada.
6. Bioestimuladores de colágeno
O lifting causado pelos bioestimuladores é muito leve, sua principal função é o espessamento dérmico da pele, tratamento de flacidez. A harmonização é uma abordagem estética que conta com um conjunto de procedimentos como toxina, preenchedores, fios, enzimas, bioestimuladores e bichectomia. Juntas, proporcionam um rejuvenescimento facial mais completo e natural.
7. Regeneradores (PDRN e EXOSSOMOS)
Tecnologias regenerativas aplicadas em tratamentos estéticos e dermatológicos têm como objetivo rejuvenescer a pele, melhorar a hidratação e estimular a regeneração celular. O PDRN, extraído do DNA do salmão, atua como um potente estimulador da produção de colágeno e elastina. Por sua vez, os exossomos, vesículas extracelulares, funcionam como mensageiros biológicos, facilitando a comunicação celular e promovendo a regeneração tecidual.
Harmonização facial para além da estética
A harmonização facial, quando realizada por profissionais qualificados, oferece benefícios estéticos e funcionais, impactando positivamente a saúde bucal e a qualidade de vida do paciente. Além de melhorar a aparência, o procedimento pode auxiliar no tratamento de condições como bruxismo, disfunção temporomandibular (DTM) e dores faciais, além de promover melhorias na mastigação, fala e respiração.
Encontre excelentes profissionais
Parte essencial da sua pesquisa deve sempre focar em encontrar profissionais com formação, habilitados e bem-qualificados para realizar procedimentos como a harmonização facial. A Uniodonto traz os melhores cirurgiões-dentistas do mercado para que você faça consultas e, se recomendada, sua harmonização facial.