27 de fevereiro de 2024
Assistência odontológica: um benefício que impacta na motivação
A assistência odontológica pode atrair melhores talentos para sua empresa, além de trazer resultados positivos para a motivação e produtividade
A assistência odontológica tem se tornado um benefício mais difundido entre as empresas, mas há ainda muito potencial para ser ampliado. Até março de 2023, o número de planos privados exclusivamente odontológicos, na modalidade coletivo empresarial, somava mais de 22 milhões de beneficiários. Para se ter uma ideia do potencial, a população ocupada no país somava, aproximadamente, 99,7 milhões de pessoas em setembro de 2023.
Para melhorar a adesão das empresas, as modalidades de assistência odontológica corporativa têm diversificado suas ofertas.
- No seguro odontológico, por exemplo, a pessoa escolhe profissionais de sua preferência e obtém um reembolso de acordo com a cobertura de sua apólice. Nesse caso, o investimento da empresa costuma ser mais atraente. Há seguros que também oferecem uma rede credenciada, mas o investimento migra para outro nível.
- Já no plano odontológico, a pessoa realiza consultas e procedimentos exclusivamente com profissionais credenciados na rede. O investimento será compatível com sua cobertura de consultórios, laboratórios, hospitais e abrangência territorial (estadual, nacional ou internacional).
Ou seja, há opções para empresas de todos os tamanhos. A assistência odontológica é um benefício muito valorizado por profissionais e, muitas vezes, é um fator de desempate entre duas vagas de emprego. E os benefícios não param por aí.
A assistência odontológica faz falta
Um ambiente de trabalho precisa contar com pessoas disponíveis, motivadas e produtivas, mas tudo isso cai por terra se a saúde não vai bem. Problemas odontológicos afetam diversas camadas de saúde da pessoa, até mesmo seu bem-estar psicológico. Os pontos em que as pessoas podem ser diretamente afetadas durante um problema odontológico são:
- Desempenho profissional: muitas pessoas adiam consultas e tratamentos odontológicos simplesmente por não terem condições financeiras de realizá-los. Trabalhar com dores ou com outros incômodos bucais pode interferir diretamente no nível de concentração e raciocínio, o que joga a produtividade lá para baixo. Invariavelmente, a pessoa vai começar a se ausentar, seja para tentar medidas paliativas ou por não suportar as consequências do problema.
- Saúde mental: tártaro aparente, sorriso amarelo e até a falta de dentes têm efeitos muito negativos na saúde mental das pessoas. Elas sabem que estão sendo analisadas o tempo todo e a falta de saúde bucal entra nessa conta. Com o tempo, isso causa retração e constrangimento, o que torna o dia a dia daquela pessoa muito complicado, abalando a motivação de fazer networking ou tomar à frente em ideias e projetos.
- Saúde geral: muitas pessoas não sabem, mas problemas odontológicos podem afetar outras áreas do corpo além da boca. Problemas crônicos, como gengivite ou doença periodontal avançada, podem afetar, até mesmo, a saúde cardiovascular, por exemplo.
Por que oferecer assistência odontológica
O plano odontológico e o seguro odontológico são boas opções de benefício para uma empresa aumentar a sua vantagem competitiva no mercado. A assistência odontológica impacta em:
- Melhorar a percepção de valor da empresa diante do mercado e de talentos;
- Melhorar o clima organizacional;
- Aumentar a atração de talentos;
- Aumentar a retenção de talentos, principalmente quando o benefício se estende aos dependentes;
- Melhorar a produtividade individual;
- Diminuir o número de faltas ocasionadas por problemas odontológicos.
Procure a Uniodonto para fazer um orçamento e aderir a esse importante benefício.