01 de setembro de 2023
A escovação noturna é a mais importante?
Antes de ceder à tentação de pular a última escovação do dia, saiba por que ela é indispensável para a saúde oral.
Os dias parecem passar em uma velocidade cada vez maior por conta da quantidade de atividades e estímulos que chegam até nós. Não é raro sentirmos cansaço ao fim do dia e a maior vontade é ir direto para a cama. Mas, nesse caso, como fica a escovação noturna?
Depois de saber as informações deste artigo, dificilmente essa escovação será deixada para o dia seguinte.
Tudo começa na saliva
As funções exercidas pela saliva em nossa saúde bucal são de extrema importância. Por meio do seu fluxo regular, ela hidrata as mucosas orais e colabora para a neutralidade do pH da boca, evitando que a cavidade oral fique muito ácida.
Ela participa do processo digestório ao transferir sua umidade para o alimento e auxilia na quebra do amido por meio das suas enzimas. Além disso, a saliva participa da limpeza natural dos dentes, eliminando alguns resíduos que possam permanecer na boca depois que nos alimentamos. Por conter diversos minerais, a saliva tem um importante papel na manutenção da saúde do esmalte dentário.
A produção de saliva é feita pelas glândulas salivares, que podem ser estimuladas pela fala, mastigação e ingestão de líquidos. Mas, como acontece com várias partes do nosso corpo, durante a noite acontece uma desaceleração natural da produção de saliva.
O que acontece durante o sono?
Durante o período de sono, a baixa produção de saliva provoca uma alteração no ambiente bucal por conta da alteração de pH. Sem o fluxo de saliva, o ambiente bucal torna-se mais ácido, favorecendo o aumento do número de bactérias que, por consequência, passam a atacar o esmalte dos dentes e as partes moles de dentro da boca – mucosas, língua e gengivas.
Acontece que esses microrganismos dependem de restos de comida em nossa boca para se alimentar. Quando isso acontece em um ambiente de pH favorável e por horas a fio (no caso, durante as horas de sono), o estrago pode se acumular no decorrer dos anos.
A escovação noturna
É importante reforçar aqui que todas as escovações são indispensáveis. Mesmo com um fluxo salivar maior durante o dia, a falta de escovação após as refeições continua proporcionando um ambiente amigável para as bactérias se alimentarem e se multiplicarem.
Para não perder a sua saúde bucal, além de realizar a escovação completa (com uso de fio dental e antisséptico bucal), proteja a boca contra os ataques das bactérias e a formação de placas. O melhor de tudo é que não tem novidade nessa preparação:
- Tenha uma boa escova de dentes, com cerdas macias e tamanho adequado à sua cavidade bucal, permitindo o acesso a todas as áreas da boca;
- Utilize a quantidade adequada de creme dental;
- Faça uma escovação calma e focada em frente ao espelho, percebendo a escovação de cada dente.
- Finalize a higiene oral com o uso de fio dental. Sua utilização vai ajudar a limpar entre os dentes e outras áreas não alcançadas pela escova.
Mesmo sentindo cansaço ao fim do dia, não pule a escovação noturna. Ela tem papel fundamental na saúde da boca. Se você deixou muitas escovações para trás e deseja saber se está tudo bem com seus dentes e gengivas, procure um cirurgião-dentista.