28 de fevereiro de 2024
A alimentação como aliada da saúde bucal
Uma alimentação balanceada é fundamental para manter o corpo saudável – e isso inclui os dentes. Saiba como utilizá-la em prol da saúde bucal
Os alimentos que ingerimos dizem muito sobre a nossa saúde bucal. Uma dieta rica em amidos e açúcares, associada à falta de uma boa rotina de limpeza bucal, pode trazer sérios problemas aos dentes. Consumir alimentos pobres em nutrientes é um outro fator prejudicial aos dentes – e ao corpo todo.
Hoje, vamos trazer algumas sugestões de alimentos importantes para fortalecer os dentes e auxiliar na produção de mais saliva, diminuir a placa bacteriana e trazer mais frescor à boca.
Vamos lá!
Andando juntos
Algumas vitaminas e minerais podem ser potencializadas quando associadas umas às outras. Sabemos que o cálcio é um mineral indispensável para o fortalecimento dos dentes e os demais ossos. Mas e se contarmos que a sua absorção é ainda melhor quando temos a presença das vitaminas C e D?
Procure incluir fontes desses nutrientes na mesma refeição e o seu corpo poderá ter um aproveitamento melhor de cálcio. Alguns alimentos fáceis de ser encontrados são:
- Fontes de cálcio: derivados de leite, couve, feijão, quiabo, grão-de-bico, brócolis, amêndoas, uva-passa e abóbora cozida.
- Fontes de vitamina C: laranja, limão, melão, salsa, acerola, kiwi, goiaba vermelha, mamão papaia e couve-flor cozida.
- Fontes de vitamina D: a vitamina D pode ser potencializada ao tomar um pouco de sol até as 10h da manhã e após as 16h. Além disso, é possível ingerir esse nutriente por meio da soja, manteiga, gema do ovo, cogumelos, salmão e sardinha.
Melhorando a salivação
Ela está lá o tempo todo, mas nem sempre nos damos conta dela: a saliva. A saliva é uma secreção produzida por glândulas que existem em nossa boca e tem a função de diluir os alimentos e lubrificar a boca, além de proteger a saúde dos dentes e das gengivas.
Se o ambiente bucal não conta com a quantidade adequada de saliva, vários problemas podem surgir, desde o mau hálito até doenças periodontais sérias. Alguns alimentos e bebidas são fundamentais para ajudar na produção salivar. Um deles é bastante simples: água.
A saliva é composta, basicamente, de água. Então é fundamental garantir que a sua ingestão seja feita adequadamente. A convenção é a de que uma pessoa adulta deve ingerir, ao menos, dois litros de água por dia. Esse número pode variar caso a pessoa exerça atividades em que transpire mais, seja um trabalho ao ar livre ou uma prática esportiva.
Outros alimentos auxiliares na produção da saliva são: pepino, maçã, frutas cítricas e folhas verdes escuras. Mastigar chicletes sem açúcar por 15 ou 20 minutos ao dia também ajuda a estimular a salivação, além de ser um bom exercício maxilar.
Alimentos a serem evitados
Nunca é demais relembrar que alimentos ultraprocessados podem ter altas quantidades de açúcares, corantes e outros ingredientes capazes de afetar negativamente a saúde dos dentes. Nossa recomendação é sempre prestar atenção nas informações nutricionais do rótulo para entender o que está sendo ingerido. Isso é fundamental para fazer escolhas melhores.
Evite consumir comidas e bebidas com excesso de açúcares, amidos, corantes e farinhas refinadas, entre outros. Ao consumi-los, faça uma boa higiene bucal em seguida.
Esses cuidados diários com a alimentação já farão muita diferença em sua saúde bucal. Além disso, mantenha visitas regulares ao consultório do seu cirurgião-dentista.