17 de julho de 2022

Documentação ortodôntica: por que ela é importante?

A documentação ortodôntica é essencial para um trabalho de qualidade no consultório odontológico. Saiba por que ela deve estar sempre atualizada

Há muitos problemas bucais com sintomas em comum e, muitas vezes, o exame visual não traz informações completas para diagnosticar precisamente qual a verdadeira origem deles. Uma dor intensa pode ser ocasionada por um abscesso na raiz do dente ou por uma infiltração na restauração, por exemplo.

Quando uma pessoa tem uma indicação para colocar aparelho nos dentes, é preciso saber qual o tratamento mais indicado para a correção. Nesses casos, serão solicitados alguns exames que compõem a chamada documentação ortodôntica.

A documentação ortodôntica é a base de um trabalho de qualidade no consultório odontológico, pois permite que a situação seja analisada como um todo e possibilita a composição correta das fases do tratamento. Ela também assume uma função legal, pois, como a impressão digital, a documentação odontológica registra particularidades exclusivas de cada pessoa. Além disso, tem função didática, uma vez que o dentista consegue mostrar de maneira mais clara a razão de determinados tratamentos e como os dentes ficarão quando a solução for alcançada.

Documentação para indicação de aparelho ortodôntico

Um dos sintomas mais intuitivos para a indicação de aparelhos ortodônticos é o desalinhamento dos dentes (popularmente conhecido como dentes encavalados ou dentes tortos). Muitos pacientes questionam por que alguns exames são solicitados e é justo que existam perguntas, pois elas são importantes para a conscientização da importância de um tratamento que, muitas vezes, pode ser longo.

Os exames para a composição da documentação ortodôntica vão ajudar no diagnóstico dos motivos do desalinhamento e na definição do melhor tipo de aparelho para a situação.

Exames mais comuns

Os exames mais comuns na prescrição do tratamento são os seguintes:

Radiografia panorâmica: é um raio-x que alcança toda a região da boca. Ele permite visualizar a posição dos dentes, se há fraturas, alterações na mordida, dentes no céu da boca, infecções, infiltrações e até mesmo tumores. Esse é um exame essencial para qualquer tratamento dentário. Outras radiografias mais específicas podem ser solicitadas, como a radiografia dos dentes incisivos, dos dentes molares e a telerradiografia lateral.

Moldes dentários: a moldagem tradicional, feita com materiais como silicone, godiva ou alginato, reproduz precisamente a formação atual da arcada dentária e do osso basal. Com o avanço da tecnologia, muitas clínicas odontológicas realizam a moldagem digital por meio de um escaneamento feito com aparelho intraoral. Com isso, é possível imprimir o molde em 3D, mas a técnica ainda é menos precisa e mais cara que a convencional.

Fotografias extrabucais e intrabucais: essas fotografias ajudam o dentista a fazer uma análise minuciosa da situação dos dentes e da face. Esse documento pode ser revisitado quantas vezes forem necessárias durante o tratamento e as fotografias podem ser feitas em outros momentos do tratamento para uma análise comparativa.

Outros exames que podem compor a documentação ortodôntica são as análises cefalométricas computadorizadas, análise de adenoides, de vias aéreas e de erupção de terceiros molares.

A realização desses exames é primordial para determinar a solução do problema e trará essa solução no menor tempo possível. Por isso, siga a orientação do seu dentista.

Preserve sua saúde bucal. Siga as orientações do seu dentista e cuide de seus dentes para a vida toda.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags