21 de dezembro de 2023

Saúde e estética bucal: juntas pela autoestima das pessoas.

A medicina odontológica tem avançado cada vez mais, associando tratamentos funcionais e estéticos para melhorar a qualidade de vida de seus pacientes. Conheça algumas possibilidades.

Quando falamos em cuidados bucais, a primeira coisa que vem à cabeça é a preservação da saúde e do bem-estar. Com essa base bem feita, é possível avançar e promover a manutenção da autoestima por meio de procedimentos dentários estéticos.

O sorriso é uma das expressões mais características da humanidade: ele demonstra alegria, simpatia, contentamento e até mesmo deboche. Ter vergonha de sorrir por problemas bucais acaba estragando um pouco da emoção do momento, além de comprometer a saúde mental da pessoa, que tem a autoestima prejudicada.

No consultório odontológico, cirurgiões-dentistas recebem muitas pessoas buscando melhorar a estética do sorriso e acabam descobrindo problemas bucais no caminho. Os profissionais fazem todo o possível para equilibrar necessidades e desejos, chegando ao melhor resultado possível.

Hoje, vamos falar sobre alguns procedimentos que unem o funcional e o estético, capazes de promover a melhora da saúde global das pessoas. 

Aparelho ortodôntico

Um dos tratamentos mais conhecidos pelas pessoas – algumas delas lidando com ele desde a infância –, o aparelho ortodôntico tem como sua função primordial realizar o alinhamento dentário, mas traz de presente um sorriso mais bonito.

Durante o período do tratamento, os cuidados com a higiene bucal precisam ser reforçados, as visitas de manutenção devem ser cumpridas e as orientações do cirurgião-dentista não podem ser ignoradas. Somente assim as chances de um resultado de excelência podem ser alcançadas no espaço de tempo previsto.

Hoje, o mercado de odontologia já conta com alternativas interessantes para quem não deseja exibir um sorriso metálico durante a época do tratamento. Os alinhadores invisíveis têm sido uma das alternativas mais procuradas para fugir do sorriso prateado.

Sorriso mais brilhante

Com uma alimentação rica em corantes, café e outros pigmentos, as pessoas estão ficando com os dentes amarelados e sem vida. Esse problema acomete todas as idades e a solução mais procurada para resolver a questão é o clareamento dos dentes.

O tratamento pode ser feito tanto em consultório odontológico, por meio de laser, quanto na casa da própria pessoa, por meio do gel de clareamento colocado em um molde de silicone com o formato da arcada dentária. Em ambos os casos, é preciso seguir fielmente as orientações do cirurgião-dentista.

O gel clareador tem a função de abrir os poros dentários enquanto retira os pigmentos depositados no esmalte. Durante o tratamento, a pessoa deve evitar uma série de alimentos, incluindo bebidas, que possam transferir cor para os dentes. Essa lista é passada pelo cirurgião-dentista no consultório. A recomendação, inclusive, é a de que a pessoa siga diminuindo o consumo de comidas e bebidas capazes de interferir na coloração dos dentes.

Implantes

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgados em 2020 pelo IBGE, 34 milhões de pessoas adultas no Brasil perderam 13 ou mais dentes no decorrer de sua vida. Outras 14 milhões de pessoas não têm mais nenhum dente natural.

Essa é uma situação muito complexa, pois tem causas multifatoriais, mas provoca um declínio significativo na saúde geral das pessoas. Doenças periodontais podem ter uma relação direta com doenças renais, respiratórias e até cardiovasculares. Além disso, quanto mais aparente a perda dentária, maiores são as chances da pessoa se sentir envergonhada e evitar contato social com desconhecidos.

Embora o cenário seja bem preocupante, há alternativas. Os implantes dentários, de um ou mais dentes, promovem a melhora da saúde e da autoestima da pessoa, aumentando a sua qualidade de vida. Hoje, os implantes dentários são realizados com materiais altamente tecnológicos, como os pinos de titânio, que não são fixados sobre a estrutura óssea bucal.

Gengivoplastia

Essa cirurgia plástica tem sido muito procurada para fins estéticos, sobretudo para quem tem o chamado “sorriso gengival”, mas ela também tem um aspecto funcional muito importante. Essa microcirurgia tem o poder de alterar o formato da gengiva e do próprio dente, melhorando o aspecto do sorriso da pessoa.

Para pessoas com bolsas periodontais, o ajuste evita que os alimentos se acumulem na linha da gengiva, um dos principais fatores para a formação de placa bacteriana. A gengivoplastia também é indicada para retração dentária, na qual o cirurgião-dentista realiza incisões, descolamento e remodelamento gengival. Em casos extremos de retração, há necessidade até de fazer enxertos. Além disso, a gengivoplastia pode ser indicada para contornar problemas causados por implantes dentários malsucedidos e periodontite.

A medicina odontológica tem avançado cada vez mais, associando tratamentos funcionais e estéticos para melhorar a qualidade de vida de seus pacientes. Consulte seu cirurgião-dentista regularmente.

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags