19 de janeiro de 2026

Harmonização orofacial: o que é, indicações, benefícios e cuidados

Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), divulgados no 42º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), o Brasil encerrou 2024 com 4.012 cirurgiões-dentistas especializados em Harmonização Orofacial (HOF), todos registrados nos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs).

O número representa um salto de 50% em relação a 2023, quando havia 2.675 profissionais habilitados. Para efeito de comparação, em 2021 eram apenas 908 especialistas. Esse avanço expressivo mostra como a HOF se consolidou como uma das áreas de maior crescimento dentro da Odontologia, completando seis anos de regulamentação em janeiro de 2024.  

O que é a harmonização orofacial?

Harmonização Orofacial é o nome dado ao conjunto de procedimentos que buscam equilibrar a estética do rosto com a saúde bucal.

O objetivo é alinhar a harmonia entre dentes, músculos e estrutura facial, promovendo melhorias tanto na funcionalidade da mastigação quanto na aparência do sorriso e do rosto como um todo.

Pra quem ela é indicada

A Harmonização Orofacial é indicada para homens e mulheres que desejam transformar a estética ou a funcionalidade da face.

Seja por razões estéticas ou terapêuticas, os procedimentos podem beneficiar quem busca:

  • Suavizar rugas e linhas de expressão;
  • Corrigir assimetrias faciais;
  • Definir contornos como mandíbula e queixo;
  • Recuperar o volume facial perdido com o envelhecimento;
  • Tratar disfunções como o bruxismo;
  • Prevenir o surgimento de marcas faciais com o tempo.

É uma abordagem completa que une saúde, prevenção e autoestima.

Quais são os principais procedimentos?

Antes de qualquer procedimento, o cirurgião-dentista realiza uma avaliação completa da face, considerando tanto as queixas do paciente quanto a anatomia e proporções do rosto. Só então, é possível indicar a melhor técnica de Harmonização Orofacial para cada caso.

Muita gente associa a harmonização apenas à aplicação de toxina botulínica (o famoso “botox”), por ser o procedimento mais popular. Mas, a verdade é que existem várias outras técnicas disponíveis, cada uma com uma indicação específica e resultados complementares. Confira alguns!

1- Toxina Butulínica

A toxina botulínica, conhecida como botox, é bastante utilizada na Harmonização Orofacial por sua capacidade de suavizar rugas e linhas de expressão causadas pela movimentação natural dos músculos ao longo dos anos. Ela atua relaxando a musculatura facial, o que permite tanto uma aplicação preventiva, retardando o surgimento dessas marcas, quanto corretiva, em peles mais maduras, promovendo uma aparência mais leve e rejuvenescida.

Além disso, o botox também é indicado para correções específicas, como o sorriso gengival (quando há exposição excessiva da gengiva ao sorrir) e assimetrias faciais. A aplicação é rápida, segura e praticamente indolor, com resultados naturais que podem ser percebidos em poucos dias.

2- Preenchimento de ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida pelo nosso corpo, mas sua quantidade diminui com o passar dos anos. Isso contribui para o surgimento de rugas, linhas de expressão e perda de volume facial.

Para reverter esses efeitos, o preenchimento com ácido hialurônico é uma das técnicas mais utilizadas na Harmonização Orofacial. Ele devolve volume e hidratação à pele, promovendo um aspecto mais jovem. A aplicação é rápida, em cerca de 40 minutos, o paciente já pode retomar suas atividades.

3- Fios de sustentação

Na técnica dos fios de sustentação, o cirurgião-dentista aplica fios específicos sob a pele com o objetivo de reposicionar e dar mais firmeza aos tecidos da face, combatendo a flacidez. Esses fios são compostos por substâncias absorvíveis pelo organismo e ajudam a estimular a produção natural de colágeno na região tratada, promovendo um efeito lifting progressivo e duradouro.

Apesar de parecer um procedimento invasivo, a aplicação é minimamente invasiva: os fios são inseridos com o uso de cânulas, sem cortes e com recuperação tranquila. É uma técnica segura, rápida e indicada para regiões como mandíbula, papada, pescoço, sobrancelhas e contorno facial. Como em qualquer procedimento de harmonização orofacial, a indicação precisa ser avaliada individualmente por um cirurgião-dentista especializado.

4- Bioestimuladores de Colágeno

Os bioestimuladores de colágeno são substâncias aplicadas na pele que estimulam o próprio corpo a voltar a produzir colágeno, proteína responsável pela firmeza e sustentação da pele. Eles não preenchem nem mudam o formato do rosto, agem de forma gradual e natural, melhorando a flacidez, a textura e a qualidade da pele ao longo do tempo, deixando o rosto mais firme, viçoso e rejuvenescido, sem aparência artificial.

5- Bichectomia

Bichectomia é um procedimento bastante utilizado dentro da Harmonização Orofacial. Trata-se da retirada parcial das bolas de Bichat (acúmulos de gordura localizados na região das bochechas), com o objetivo de afinar e alongar o contorno do rosto, conferindo uma aparência mais magra e definida. É uma técnica que tem conquistado principalmente o público feminino, por seus resultados estéticos visíveis e naturais.

Apesar de ser uma pequena cirurgia, a bichectomia é rápida, realizada com anestesia local e sem necessidade de internação. A recuperação costuma ser tranquila e o procedimento não deixa cicatrizes aparentes, já que é feito por dentro da boca. Como em toda intervenção estética, é fundamental passar por avaliação com um cirurgião-dentista habilitado para verificar se há indicação para o caso.

Principais benefícios da Harmonização Orofacial

A Harmonização Orofacial oferece dois grandes benefícios: melhora da qualidade de vida e valorização da estética facial. Além de suavizar rugas e linhas de expressão, os procedimentos também contribuem para aliviar o bruxismo, melhorar a mastigação e alinhar a arcada dentária. Tudo isso com técnicas pouco invasivas, simples de aplicar e que refletem diretamente no aumento da autoestima do paciente.

Para mais conteúdos como este, acesse o nosso blog e descubra como a Uniodonto inova na odontologia cooperativista!

 

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags