11 de dezembro de 2025
Alimentos no fim de ano: como evitar microfraturas e sensibilidade dentária
Fim de ano é tempo de celebração, encontros e muitas delícias à mesa, como panetones, frutas secas, vinhos, refrigerantes, espumantes e sobremesas irresistíveis. Mas, em meio a tantas tentações, é fácil esquecer dos cuidados com a saúde bucal.
Durante as festas, o consumo excessivo de açúcar, alimentos ácidos e bebidas alcoólicas pode prejudicar o esmalte dos dentes, favorecer o início de lesões de cárie e até causar sensibilidade dental. Por isso, é fundamental manter a escovação correta, usar o fio dental e, se possível, reforçar os cuidados com bochechos e hidratação.
Além disso, algumas comidas típicas das ceias, como nozes e castanhas, exigem cuidado ao mastigar para evitar fraturas nos dentes. Bebidas como vinho tinto e refrigerante, por exemplo, podem manchar os dentes, comprometendo o sorriso. Especialmente se a escovação for negligenciada.
O ideal é aproveitar as festas com equilíbrio e manter os hábitos de higiene bucal, mesmo durante as viagens ou mudanças na rotina. Aproveitar o fim do ano também é uma ótima oportunidade para agendar uma visita ao cirurgião-dentista e começar o novo ano com a saúde bucal em dia!
Afinal, o que é a sensibilidade nos dentes?
Os dentes são formados por diferentes camadas:
- Esmalte: é a estrutura mais externa e atua como proteção;
- Dentina: um tecido poroso que fica logo abaixo;
- Polpa: onde estão localizadas as terminações nervosas.
Quando o esmalte está íntegro e bem mineralizado, ele protege a dentina. Porém, quando essa camada se enfraquece, a dentina fica exposta, podendo causar desconfortos, como a sensibilidade.
Esse desgaste do esmalte pode ser provocado por fatores locais, como escovação com muita força e uso de escovas inadequadas; ou por causas sistêmicas, como o refluxo gástrico, que libera ácidos capazes de desmineralizar os dentes.
Além disso, outras condições podem contribuir para o problema; como trincas, retração gengival, acúmulo de placa bacteriana, bruxismo e até a má alimentação. Embora a intensidade varie de pessoa para pessoa, a sensibilidade costuma ocorrer ao consumir alimentos muito frios, quentes, doces ou ácidos.
O que seria uma microfratura?
Além da sensibilidade, as microfraturas dentárias também tendem a ser mais comuns no fim do ano. Apresentam-se como pequenas trincas no esmalte, geralmente imperceptíveis a olho nu, podendo variar de fissuras superficiais a lesões mais profundas que alcançam a dentina ou até a polpa do dente. Quando não tratadas, essas fraturas tendem a evoluir e causar complicações mais sérias, como fraturas completas ou infecções.
Alimentos mais duros, como nozes e castanhas, merecem atenção ao serem consumidos, já que são capazes de causar fraturas nos dentes se não forem mastigados com cuidado.
Mesmo com esses riscos, pequenas atitudes no dia a dia colaboram para preservar a saúde do seu sorriso durante as comemorações.
Quais alimentos aumentam a sensibilidade nos dentes?
A sensibilidade dentária costuma ser intensificada por quatro grupos de alimentos: os ácidos, os doces, os muito frios e os muito quentes. Cada um deles age de forma diferente sobre os dentes, mas o resultado costuma ser o mesmo: aquele incômodo agudo e desconfortável ao comer ou beber.
1.Doces
Chocolates, bolos, refrigerantes e outros alimentos com alta concentração de açúcar quando associado a placa bacteriana favorece a queda do pH na cavidade bucal, deixando a saliva mais ácida, acelerando a desmineralização do esmalte e deixando a dentina exposta, o que causa a sensibilidade. Por mais irresistíveis que sejam, doces devem ser consumidos com moderação, especialmente por quem já apresenta desgaste no esmalte dentário.
2.Alimentos ácidos
Frutas cítricas (como laranja e abacaxi), tomate, vinagre, ketchup, sucos e até a cerveja são exemplos de alimentos com pH ácido. Eles contribuem diretamente para a erosão do esmalte dos dentes, facilitando a exposição das áreas sensíveis. Veja o pH de alguns desses alimentos:
- Cerveja: pH entre 4 e 5
- Tomate: pH entre 3,7 e 4,7
- Maçã: pH 3,8
- Ketchup: pH 3,7
- Vinagre: pH entre 2,4 e 3,3
- Limão: pH 2,2
Se você já sente sensibilidade, o ideal é reduzir o consumo desses alimentos.
3.Frios e quentes
Sopas, chás, cafés ou bebidas quentes em geral podem causar desconforto nos dentes sensíveis. O mesmo vale para sorvetes, milk shakes, sucos gelados ou açaí. Isso acontece porque mudanças bruscas de temperatura movimentam os fluidos dentro da dentina exposta, ativando os nervos que enviam sinais de dor ao cérebro. Mesmo sendo momentos de prazer, eles podem se tornar incômodos se os dentes estiverem desprotegidos.
Cuidar da alimentação é também cuidar do seu sorriso. Evitar excessos e manter uma boa higiene bucal faz toda a diferença para deixar a sensibilidade longe — e o bem-estar em dia!