07 de fevereiro de 2023
Sorriso bonito é sorriso saudável: conheça 5 dicas
Muita gente sonha em ter um sorriso de “comercial de pasta de dentes”, mas nem sempre sabe o que fazer para chegar a esseresultado. Estas cinco dicas podem ser um bom começo
A Humanidade desenvolveu ao longo da História formas sofisticadas de comunicação, mas uma das ferramentas mais certeiras e que faz uma diferença social enorme é o sorriso. Ele é uma das formas mais eficientes de transmitir mensagens. Portanto, cuidar bem dele é cuidar da nossa autoexpressão.
Indo além da função estética, o sorriso também dá indícios de como estamos cuidando da saúde no dia a dia. Com essas cinco dicas práticas é possível garantir não apenas um belo sorriso, mas a saúde bucal.
- Dentes fortes
A alimentação está na base da saúde dental. Um sorriso apagado, seja por escurecimento ou problemas com o esmalte dos dentes, pode indicar a falta de minerais e outras vitaminas. Alguns medicamentos também causam amarelamento dos dentes como efeito colateral, além de alguns tipos de comida, tabaco e até mesmo predisposição genética.
Pessoas que consomem grandes quantidades de café, alguns tipos de chás, vinhos, refrigerantes, comidas com corantes e chocolate têm seus dentes “tingidos” no decorrer dos anos. Há tratamentos odontológicos para realizar o clareamento dental com ótimos resultados, mas a avaliação e a previsão de resultados vão depender de cada pessoa.
Para garantir um bom sorriso, consuma alimentos ricos em vitamina C, cálcio e fósforo: folhas verdes-escuras, derivados de leite, sementes de girassol, ovos, atum, salmão, frutas cítricas e água na quantidade correta. Para calcular sua necessidade básica, multiplique 35 ml de água para cada quilo corporal. Essa conta pode variar um pouco a depender da temperatura do dia e da intensidade da atividade física.
- Higiene bucal
Outro ponto importante para garantir um sorriso bonito é a higiene bucal. Além da escovação correta – feita com calma, contemplando todos os dentes e sem muita pressão – é preciso ter atenção aos materiais utilizados. A escova deve ter o tamanho adequado ao da boca, as cerdas precisam ser macias e o creme dental apropriado à sua necessidade. Algumas pessoas precisam de cremes que atendam às condições mais específicas e são recomendados por um cirurgião-dentista. A higienização feita com o fio dental é indispensável, pois evita que restos de comida fiquem presos entre os dentes e alimentem as bactérias formadoras da placa bacteriana. É recomendado fazer uma limpeza profissional a cada 6 meses.
3. Clareamento dental
Muitas pessoas buscam ter os dentes os mais brancos possíveis e um dos recursos mais eficientes é o clareamento dental. Ele pode ser realizado por aplicação de laser em consultório odontológico ou por clareamento caseiro, em que a pessoa utiliza um molde dental e gel. O cirurgião-dentista e o paciente podem decidir em conjunto sobre o melhor tratamento.
Existem muitas “receitas” para realizar clareamento dental na internet, mas elas nem sempre são seguras e podem até mesmo dar o efeito contrário ao esperado. Cremes dentais ou enxaguantes bucais que prometem clarear os dentes têm um efeito paliativo e muitas vezes até podem apoiar a manutenção do resultado após o tratamento em consultório, mas não surtem efeitos tão expressivos quanto no clareamento profissional.
4. Dentes apinhados
Os dentes apinhados (ou “encavalados”) podem ter um efeito diferente do padrão estético estabelecido. Mas os cirurgiões-dentistas enxergam muito além desse fator. Os dentes podem ser sintoma de problemas mais sérios, como bruxismo, contratempos em algumas regiões da face e até mesmo alguma patologia no sistema respiratório. Além disso, são mais propensos à formação de placas bacterianas, aumentam a chance da formação de cáries e dificultam a higiene bucal. Nesse caso, é imprescindível passar por uma avaliação odontológica completa para a indicação do melhor tratamento, que pode variar entre a colocação de um aparelho ortodôntico até a realização de cirurgias ortognáticas.
5. Lentes de contato dental
As lentes de contato dental são um recurso muito eficiente, de efeito imediato, mas ainda com custo elevado. Elas são próteses finas – por isso chamadas de lentes – colocadas sobre o dente da pessoa. Embora sejam finas, são feitas de material ultrarresistente, chegando a uma validade de até 20 anos em alguns casos. Elas podem ser aplicadas estrategicamente em dentes específicos, mas não há limitação para a quantidade. Essas próteses são indicadas quando a pessoa se incomoda com o formato, textura ou cor natural dos dentes.
Essas dicas podem ajudar a ter um sorriso bonito, mas, para mantê-lo assim por muitos anos, será preciso ter hábitos saudáveis permanentes e visitas regulares ao cirurgião-dentista da sua confiança.