19 de dezembro de 2025
Hidratação e saúde bucal: como a água protege seus dentes e gengiva
A hidratação é um cuidado importante para todo o corpo e cuidar da saúde bucal vai muito além de escovar os dentes e usar fio dental. Envolve uma série de cuidados que contribuem para a manutenção de uma boca saudável, livre de doenças como lesões de cárie, gengivite e mau hálito. Entre os hábitos essenciais, e muitas vezes negligenciados, está o simples ato de beber água.
Beber água é fundamental para a saúde, já que ela representa de 60% a 70% da composição do nosso corpo e participa de quase todos os processos fisiológicos. A hidratação adequada não só contribui para o bom funcionamento do organismo como também exerce um papel importante na manutenção da saúde bucal.
Beber água é bom para o corpo inteiro
Manter o consumo regular de água é essencial para o bom funcionamento do corpo. A hidratação adequada contribui para regular a temperatura corporal, facilitar o processo digestivo, auxiliar no transporte de nutrientes e oxigênio até as células e ainda auxiliar na eliminação de toxinas por meio da urina.
Além disso, a água melhora a circulação sanguínea, favorece a saúde da pele e pode até colaborar no controle do peso corporal. São benefícios que, somados, garantem mais equilíbrio, energia e qualidade de vida para o organismo como um todo.
Quanto de água devo beber por dia?
A quantidade ideal de água que uma pessoa deve ingerir diariamente pode variar considerando fatores como idade, sexo, nível de atividade física e até o clima da região onde vive.
De forma geral, a recomendação é que homens consumam em torno de 3,7 litros por dia (aproximadamente 13 copos), enquanto mulheres devem ingerir cerca de 2,7 litros (o equivalente a 9 copos). Vale lembrar que essas quantidades podem aumentar para quem pratica atividades físicas regularmente ou está exposto a altas temperaturas, condição em que o corpo necessita ainda mais de hidratação.
Benefícios da hidratação para a saúde bucal
Beber água com frequência é uma das formas mais simples e eficazes de cuidar da saúde bucal. Ela ajuda a remover restos de alimentos e bactérias da boca, contribuindo para a prevenção de lesões de cárie e doenças gengivais.
Se a água for fluoretada, os benefícios aumentam: o flúor auxilia no fortalecimento do esmalte dental, deixando os dentes mais resistentes. Além disso, a hidratação adequada estimula a produção de saliva, uma aliada natural na limpeza da boca, que equilibra o pH e protege contra o acúmulo de placa bacteriana.
1. Prevenção de cárie
Beber água regularmente ajuda a prevenir cárie ao remover resíduos e bactérias da boca. A água fluoretada fortalece o esmalte dos dentes, ação diferente das bebidas açucaradas. Portanto, trocar bebidas açucaradas por água traz grandes benefícios. Enquanto os refrigerantes favorecem o ganho de peso, o diabetes tipo 2 e a cárie, a água hidrata sem calorias, açúcares ou ácidos que danificam o esmalte dos dentes.
2. Combate o mau hálito
A hidratação adequada é fundamental para evitar o mau hálito. Quando o corpo está desidratado, a produção de saliva diminui e isso favorece o acúmulo de resíduos e bactérias que causam a halitose.
Beber água ao longo do dia ajuda a manter a boca limpa e fresca, estimulando a produção de saliva, que age como um agente de limpeza natural e essencial para a saúde bucal.
3. Hábito mais saudável
Manter-se hidratado é um hábito simples, mas poderoso, que contribui diretamente para a proteção dos dentes, o equilíbrio da flora bucal e a prevenção de diversos problemas orais. Cuidar da saúde bucal também começa com um copo d’água.