30 de junho de 2021
O que causa a perda dentária e como a Uniodonto Campinas pode te ajudar
A perda de um dente costuma assustar qualquer pessoa que passa por essa situação. Seja qual for o motivo, isso pode afetar consideravelmente a saúde física e mental de quem sofre a perda. Ao contrário do que diz o senso comum, perder um dente ainda é algo muito corriqueiro atualmente.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram, por exemplo, que 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias no Brasil, sendo que uma a cada cinco tem entre 25 e 44 anos.
A perda de dentes, inclusive, é um dos fatores que mais prejudica a qualidade de vida de pessoas entre 40 e 70 anos, segundo o estudo Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, feito pela Edelman Insights, e que ouviu 600 latino-americanos, incluindo brasileiros.
O levantamento mostrou que para 32% dos entrevistados a perda de dentes os prejudicou em seu estilo de vida. Continue lendo e entenda as possíveis causas e o que fazer se você perder um dente.
O que provoca a perda de um dente
Como dito antes, perder um dente é um problema que atinge pessoas de qualquer idade. As causas são as mais variadas e envolvem diversas situações que estão ou não sob seu controle.
A primeira delas é uma má higiene bucal. A falta de escovação e uso do fio dental de maneira irregular pode contribuir para o acúmulo de placas bacterianas e, com isso, levar ao surgimento de cáries. Essa doença, por sua vez, pode enfraquecer as raízes dos dentes, o que a longo prazo resulta na perda dentária.
A segunda possibilidade é a ocorrência da periodontite, considerada uma das principais causas de perda de dentes. Também conhecida como doença periodontal, ela é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam seus dentes, coletivamente conhecidos como periodonto. Se não for tratada, a doença periodontal pode causar a perda óssea e comprometer a sustentação dos dentes.
Outra condição que leva a perda dos dentes é o bruxismo, que se caracteriza por ser uma desordem funcional pelo hábito de ranger ou apertar os dentes durante o sono. O processo de ranger facilita a ocorrência de traumas que geram fraturas nas raízes dos dentes.
A perda dentária, por sua vez, também pode estar ligada a doenças que não atingem necessariamente a região da boca. Pacientes que fazem tratamentos específicos, como quimioterapia, sofrem o enfraquecimento do sistema imunológico, o que favorece infecções dentárias. Há ainda a possibilidade de traumas decorrentes de acidentes.
O que fazer se você perder um dente
A perda de um dente tem solução. A visita ao dentista é a primeira ação a ser tomada. Somente um profissional competente pode te indicar qual é a melhor solução e, entre elas, está a realização de um implante dentário.
Esse procedimento funciona com a colocação de uma espécie de raiz artificial na arcada dentária. Geralmente de metal, o material é instalado dentro do osso que dá sustentação aos dentes. A raiz de metal, feita com estruturas de titânio, funcionará como suporte para a coroa feita a partir de restaurações.
Por conta da colocação da estrutura de metal no osso, o processo de implante dentário pode levar até seis meses para ser finalizado. Assim como no caso dos dentes naturais, o implante requer muita atenção com a saúde bucal, além de exigir consultas periódicas com o dentista.
Que tal prevenir esse problema?
Como você já sabe, a perda de um dente pode ser causada por diferentes situações. Por isso, ter a cobertura de um plano odontológico é fundamental para a sua saúde bucal.
Na Uniodonto Campinas você tem acesso a tratamentos que garantem que a sua boca fique sempre saudável, prevenindo, assim, uma possível perda dentária.Clique aqui e conheça a variedade de planos da Uniodonto Campinas, com valores acessíveis e com coberturas para diversos procedimentos. Você e sua família serão sempre bem atendidos!