De forma literal, o termo Compliance está ligado ao verbo inglês “to comply” e pode ser compreendido, basicamente, como estar em conformidade às normas internas e externas, ou seja, consiste na observância e atendimento às exigências impostas pelas leis, regulamentos, códigos, políticas e normativas.
Nossa Política de Compliance possui as principais diretrizes e responsabilidades relacionadas à função de conformidade (Compliance), visando disseminar a cultura e a prática independentemente do cargo e função, a fim de demonstrar a importância da observância dos códigos, políticas, normas legais e regulamentares que norteiam a Uniodonto Campinas.
Os integrantes da alta administração, estão comprometidos com a cultura de boa conduta ética adequando-se às medidas necessárias para o cumprimento das normas, regulamentos e legislações aplicáveis ao tema, ratificando apoio absoluto às práticas estabelecidas no Programa de Compliance.
Nossa Política de Compliance tem abrangência na Uniodonto Campinas, bem como a todas as partes interessadas.
A Uniodonto Campinas vem adotando medidas para aumentar a transparência e fortalecer a Governança Corporativa.
Nossa atuação é baseada em princípios e instrumentos que envolvem comportamentos éticos, governança e controle de riscos, com o objetivo de proteger a cooperativa de práticas ilícitas e irregularidades que possam colocar em risco o patrimônio do cooperado e a imagem da organização.
Dessa forma, prezamos pela boa integridade que é um dos valores fundamentais do Compliance. Esse programa está diretamente ligado as práticas organizacionais, que devem ser pautadas por uma conduta integra, valores éticos e conformidade às leis e regulações do mercado.
A Uniodonto Campinas apresenta um dos principais instrumentos do nosso Programa de Integridade, o Código de Conduta, como base sustentável para seu constante crescimento e envolvimento com empresas e pessoas, dividindo responsabilidades e demonstrando segurança através de uma série de processos de qualidade.
Nosso Código de Conduta tem a finalidade de apresentar as diretrizes que deverão ser seguidas no desenvolvimento das atividades da cooperativa e as condutas esperadas frente a cada situação.
Todos os projetos apresentados são atrelados ao 7º princípio cooperativista, o Interesse pela Comunidade, e relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criado no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
O time de Socioambiental assegura que os projetos, alinhados à Governança, tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento social e ambiental e promover o bem-estar das pessoas. Saiba como atuamos interna e externamente em prol da comunidade.
|
|
Em 16 de dezembro de 1978, pautados em experiências já vividas por outros colegas em várias regiões do território nacional, um grupo de 23 cirurgiões-dentistas fundou a Uniodonto Campinas, cooperativa com o objetivo de prestar serviços odontológicos de elevado padrão de qualidade a um custo acessível à população. Do início até hoje, um longo caminho foi percorrido.
O grupo de cirurgiões-dentistas cresceu e hoje já são mais de 1.500 cooperados de todas as especialidades odontológicas.
Também, substancialmente, cresceu o número de beneficiários, que já ultrapassa a casa dos 400.000, fazendo com que a Uniodonto Campinas, embora seja uma operadora regional, esteja entre as maiores do Brasil.
Fundada em 1981, a Uniodonto Ribeirão é a subsede da Uniodonto Campinas. Hoje, são mais de 150 cirurgiões-dentistas cooperados atendendo na região e mais de 14 mil beneficiários.
Comercializar e operar planos de assistência odontológica, visando à qualidade dos serviços e à satisfação dos clientes, disponibilizando trabalho através do sistema cooperativo.
Ser a principal referência entre as operadoras de planos de assistência odontológica do país.
Ética, excelência, respeito, responsabilidade, cooperação e compromisso.
O mapa estratégico é uma representação das ações ou mesmo previsões de como nossos processos estão ligados aos objetivos da cooperativa.
Comercializar e operar planos de assistência odontológica, visando à qualidade dos serviços e à satisfação dos clientes, disponibilizando trabalho através do sistema cooperativo.
Ser a principal referência entre as operadoras de planos de assistência odontológica do país.
Ética, excelência, respeito, responsabilidade, cooperação e compromisso.
Planejamento Tributário.
Controle de Inadimplência.
Assegurar a Sustentabilidade Financeira através da formulação orçamentária alinhados ao Planejamento Estratégico.
Ampliar parceiros de negócios.
Foco em qualidade de vida através da saúde bucal.
Fomentar e ampliar negócios e parcerias da Dental.
Verticalização como novo modelo de negócio.
Aumento da eficiência dos processos de Auditoria.
Melhoria contínua dos processos de Gestão.
Acreditação.
Transformar nossas experiências em fonte de aprendizado para fomentar o desenvolvimento da organização.
Desenvolvimento do capital intelectual da cooperativa.
Clima organizacional favorável.
Consolidação da cultura de Governança.
A ANS regulamenta todo o Mercado da Saúde Suplementar, determinando regras contratuais para que possam ser ofertados planos de assistência à saúde. Dentre as regras contratuais, existe a Resolução Normativa nº 172/2008, que estabelece os critérios para aplicação de reajustes dos planos privados de assistência suplementar à saúde exclusivamente odontológicos. O Reajuste Anual somente poderá ser aplicado na data de aniversário do contrato. Portanto, o consumidor deve verificar o mês em que o contrato de plano de saúde foi assinado e conferir se o reajuste está sendo aplicado a partir desse mês, nunca antes. Diferentemente dos planos médico-hospitalares, os planos exclusivamente odontológicos não precisam de autorização da ANS para reajustar os contratos de planos individuais/familiares.
Janeiro
01/01/2019
6,32%
Dezembro/ 2017 a Novembro/ 2018
Fevereiro
01/02/2019
6,32%
Janeiro/ 2018 a Dezembro/ 2018
Março
01/03/2019
6,55%
Fevereiro/ 2018 a Janeiro/ 2019
Abril
01/04/2019
6,06%
Março/ 2018 a Fevereiro/ 2019
Maio
01/05/2019
5,52%
Abril/ 2018 a Março/ 2019
Junho
01/06/2019
6,43%
Maio/ 2018 a Abril/ 2019
Julho
01/07/2019
6,67%
Junho/ 2018 a Maio/ 2019
Agosto
01/08/2019
5,96%
Julho/ 2018 a Junho/ 2019
Setembro
01/09/2019
5,43%
Agosto/ 2018 a Julho/ 2019
Outubro
01/10/2019
5,25%
Setembro/ 2018 a Agosto/ 2019
Novembro
01/11/2019
5,93%
Outubro/ 2018 a Setembro/ 2019
Dezembro
01/12/2019
5,71%
Novembro/ 2018 a Outubro/ 2019
Janeiro
01/01/2020
5,88%
Dezembro/ 2018 a Novembro/ 2019
Fevereiro
01/02/2020
5,88%
Janeiro/ 2019 a Dezembro/ 2019
Março
01/03/2020
5,47%
Fevereiro/ 2019 a Janeiro/ 2020
Abril
01/04/2020
5,14%
Março/ 2019 a Fevereiro/ 2020
Maio
01/05/2020
3,91%
Abril/ 2019 a Março/ 2020
Junho
01/06/2020
4,11%
Maio/ 2019 a Abril/ 2020
Julho
01/07/2020
4,12%
Junho/ 2019 a Maio/ 2020
Agosto
01/08/2020
4,24%
Julho/ 2019 a Junho/ 2020
Setembro
01/09/2020
4,34%
Agosto/ 2019 a Julho/ 2020
Outubro
01/10/2020
3,97%
Setembro/ 2019 a Agosto/ 2020
Novembro
01/11/2020
3,24%
Outubro/ 2019 a Setembro/ 2020
Dezembro
01/12/2020
3,34%
Novembro/ 2019 a Outubro/ 2020
Janeiro
01/01/2021
3,16%
Dezembro/ 2019 a Novembro/ 2020
Fevereiro
01/02/2021
3,67%
Janeiro/ 2020 a Dezembro/ 2020
Março
01/03/2021
5,53%
Fevereiro/ 2020 a Janeiro/ 2021
Abril
01/04/2021
6,12%
Março/ 2020 a Fevereiro/ 2021
Maio
01/05/2021
6,54%
Abril/ 2020 a Março/ 2021
Junho
01/06/2021
7,88%
Maio/ 2020 a Abril/ 2021
Julho
01/07/2021
8,42%
Junho/ 2020 a Maio/ 2021
Agosto
01/08/2021
7,80%
Julho/ 2020 a Junho/ 2021
Setembro
01/09/2021
8,20%
Agosto/ 2020 a Julho/ 2021
Outubro
01/10/2021
8,39%
Setembro/ 2020 a Agosto/ 2021
Novembro
01/11/2021
7,64%
Outubro/ 2020 a Setembro/ 2021
Dezembro
01/12/2021
6,72%
Novembro/ 2020 a Outubro/ 2021
Janeiro
01/01/2022
6,03%
Dezembro/ 2020 a Novembro/ 2021
Fevereiro
01/02/2022
5,69%
Janeiro/ 2021 a Dezembro/ 2021
Março
01/03/2022
3,73%
Fevereiro/ 2021 a Janeiro/ 2022
Abril
01/04/2022
3,50%
Março/ 2021 a Fevereiro/ 2022
Maio
01/05/2022
3,10%
Abril/ 2021 a Março/ 2022
Junho
01/06/2022
2,18%
Maio/ 2021 a Abril/ 2022
Julho
01/07/2022
1,47%
Junho/ 2021 a Maio/ 2022
Agosto
01/08/2022
1,08%
Julho/ 2021 a Junho/ 2022
Setembro
01/09/2022
1,90%
Agosto/ 2021 a Julho/ 2022
Outubro
01/10/2022
2,48%
Setembro/ 2021 a Agosto/ 2022
Novembro
01/11/2022
3,25%
Outubro/ 2021 a Setembro/ 2022
Dezembro
01/12/2022
5,31%
Novembro/ 2021 a Outubro/ 2022
Janeiro
01/01/2023
6,96%
Dezembro/ 2021 a Novembro/ 2022
Fevereiro
01/02/2023
8,16%
Janeiro/ 2022 a Dezembro/ 2022
Março
01/03/2023
8,45%
Fevereiro/ 2022 a Janeiro/ 2023
Abril
01/04/2023
8,06%
Março/ 2022 a Fevereiro/ 2023
Maio
01/05/2023
7,97%
Abril/ 2022 a Março/ 2023
Junho
01/06/2023
9,65%
Maio/ 2022 a Abril/ 2023
Julho
01/07/2023
9,67%
Junho/ 2022 a Maio/ 2023
Agosto
01/08/2023
9,77%
Julho/ 2022 a Junho/ 2023
*Período de 12 meses ao longo do qual serão reajustados os contratos da operadora nas suas respectivas datas de aniversário.
Para ter mais informações sobre os reajustes de planos individuais/familiares exclusivamente odontológicos, consulte o site da ANS.
Mais que um modelo de negócios, o cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade, individual e coletivo.
Tudo começa quando pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos são donos do próprio negócio. E continua com um ciclo que traz ganhos para as pessoas, para o país e para o planeta.
Três conceitos dão identidade ao cooperativismo: cooperação, transformação e equilíbrio.
O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) é uma iniciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avaliação anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.
Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). O IDSS é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.
O IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.
A Uniodonto Campinas realizou, no período de 15 de março a 30 de março de 2023, por meio da empresa Litz Educação Corporativa, a pesquisa de satisfação de beneficiários, prevista no Programa de Qualificação de Operadoras (PQO). Atendendo os requisitos mínimos e diretrizes estabelecidas em documento técnico específico emitido pela ANS, a população da pesquisa se refere aos clientes com idade superior a 18 anos (340.106 beneficiários).
A amostra foi de 400 entrevistados, cumprindo com uma margem de erro de 5% e nível de confiança de 95%. Destaca-se ainda que o planejamento amostral levou em consideração os diversos estratos, tais como: Gênero, Faixa Etária, Abrangência, Tipo de Produto e Região Geográfica.
A Uniodonto Campinas mantém um serviço permanente de auditorias destinado a realizar exames antes, durante ou após o término do tratamento. Este serviço pode ser solicitado por nós ou por você, quando tiver alguma dúvida sobre o tratamento que está realizando.
Procurando gerar mais eficiência, praticidade e segurança no atendimento aos nossos beneficiários, a Uniodonto Campinas não realiza mais auditorias de forma presencial. O processo é realizado em consultório pelo próprio cirurgião-dentista cooperado, de forma 100% online.
Em caso de dúvidas, entre em contato por meio dos nossos canais de atendimento:
Telefone: 0800 160 5555
Fale Conosco: https://www.uniodontocampinas.com.br/fale-conosco