Skip to main content

Confira as Palestras Científicas e Hands-on

*Grade sujeita a alteração.

**Vagas limitadas.

Restaurações Anteriores com Resina Composta – A Arte e a Ciência

Newton Fahl Júnior

Data Palestra: 21/08/2025 | 14h às 18h

Tema: Restaurações Anteriores com Resina Composta – A Arte e a Ciência.

Este curso ensina a realizar restaurações diretas anteriores com resina composta, equilibrando estética, funcionalidade e técnica artística. Ele aborda seleção de cor, mapeamento cromático, mock-ups, preparo dental e aplicação do material restaurador, garantindo resultados naturais e previsíveis.

Serão discutidos conceitos de design do sorriso, acabamento e polimento para integrar harmoniosamente a resina ao dente. Também será apresentada a técnica direta-indireta, conforme descrita no livro “Facetas em Resina Composta, a Técnica Direta-Indireta”, destacando sua previsibilidade e qualidade nos resultados.

Casos clínicos, vídeos e apresentações detalhadas complementam o aprendizado, proporcionando uma visão prática e aprofundada da aplicação da resina composta na reabilitação estético-funcional conservadora dos dentes anteriores.

Objetivos de aprendizagem:

  1. Alternativas e Técnicas Restauradoras: Exploração de opções para restaurações

anteriores, incluindo a técnica de estratificação policromática e seleção de materiais

para resultados estéticos e duradouros.

  1. Aprimoramento Estético e Funcional: Aplicação de princípios de cor, estratificação

da resina composta, acabamento e polimento para imitar os dentes naturais.

  1. Otimização da Estética e Longevidade: Uso da técnica direta-indireta em facetas e

restaurações Classe V para melhorar a previsibilidade, funcionalidade e longevidade

das restaurações.

Currículo Palestrante: 

Formou-se em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil, em 1987. Em 1989, recebeu o Certificado em Dentística Operatória e o título de Mestre em Ciências pela Universidade de Iowa, EUA;

Ele é membro da American Academy of Esthetic Dentistry (AAED) e Fellow da MCGHinman; Foundation. O Dr. Fahl recebeu o Prêmio do Presidente da AAED em 2008 como Melhor Professor e o Prêmio de Excelência em Educação em Odontologia Cosmética da American Academy of Cosmetic Dentistry (AACD) em 2011. Além disso, atua como Professor Adjunto na UNC Chapel Hill.

Dr. Fahl publicou extensivamente sobre técnicas de adesão direta e indireta e é autor do livro “Facetas em Resina Composta – A Técnica Direta-Indireta”. Além disso, faz parte do conselho editorial de diversas revistas científicas revisadas por pares.

Dr. Fahl vive e atua em Curitiba, Brasil, onde é diretor do Fahl Center.

Desmitificando conceitos e dúvidas sobre as resinas na estética do sorriso e nas reabilitações totais

José Arbex Filho

Data Palestra: 22/08/2025 | 13h30 às 17h30

Tema: Desmitificando conceitos e dúvidas sobre as resinas na estética do sorriso e nas reabilitações totais.

Abordaremos sobre o uso de resinas compostas em procedimentos odontológicos estéticos e funcionais: serão esclarecidos mitos comuns, discutidas as propriedades das resinas, indicações clínicas e técnicas de aplicação para resultados duradouros e naturais. A palestra também explorará desafios em reabilitações totais, como seleção de materiais, adesão e longevidade, oferecendo soluções práticas baseadas em evidências científicas.

Currículo Palestrante:

Presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética em 2005 e 2018;

Formado pela Faculdade de Diamantina em 1980.

Barbell Technique: Um Novo Conceito em Reconstrução Óssea

André Antonio Pelegrine

Data Palestra: 21/08/2025 | 11h às 12h30

Tema: Barbell Technique: Um Novo Conceito em Reconstrução Óssea

Reconstruções ósseas efetivas abordadas com previsibilidade e simplicidade por meio da nova técnica cirúrgica intitulada “Barbell Technique”

Currículo Palestrante: 

Especialista e Mestre em Periodontia e Implantodontia;

Doutor em Clínica Médica;

Pós-doutorado em Cirurgia Translacional;

Professor Titular de Implantodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Como inserir os lasers na rotina do consultório odontológico: evidências e protocolos

Ana Cecilia Aranha

Data Palestra: 21/08/2025 | 16h30 às 18h

Tema: Como inserir os lasers na rotina do consultório odontológico: evidências e protocolos.

Aprenda e/ou reveja os conceitos básicos da interação da luz laser com os tecidos dentais, entendendo como aplicar e inserir a tecnologia dos lasers na rotina do consultório em todas as especialidades.

Currículo Palestrante:

Mestre e Especialista em Clínica Odontológica (Dentística) pela FOP/UNICAMP, Doutora em Odontologia (Dentística) pela USP, com estágio na Universidade de Aachen, Alemanha, e Livre-docente pela FOUSP. Professora de pós-graduação na FOUSP e Coordenadora de cursos na São Leopoldo Mandic. Dentista na São Paulo Dental Studio e autora de livros sobre laserterapia e prescrição de cremes dentais.

Envelhecimento Precoce Bucal em praticantes de esporte e exercício: como este estilo de vida impacta na saúde bucal

Andrea Tolentino

Data Palestra: 21/08/2025 | 16h30 às 18h

Tema: Envelhecimento precoce bucal em praticantes de esporte e exercício: como este estilo de vida impacta na saúde bucal.

Atualmente, um número cada vez maior de brasileiros preocupados com a saúde está envolvido em exercícios e atividades esportivas. Toda semana atendemos:

– Crossfiteiros;

– Praticantes de natação;

– Musculação;

– Lutadores de jiu-jitsu, boxe e muay-thai;

– Jogadores de beach tenis;

– Skatistas;

– Surfistas.

Você sabia que este estilo de vida pode acarretar implicações na saúde bucal?

Dessa forma, um novo mercado de trabalho se apresenta com um enorme potencial para o seu consultório.

Currículo Palestrante:

Clínica e professora, Mestre e Doutora em Dentística pela USP, com Especialização em Dentística pela FUNORTE e Habilitação em Laser pela Fundecto USP.

Endodontia de resultados ao alcance do clínico

Rodrigo Ricci Vivan

Data Palestra: 21/08/2025 | 09h às 10h30

Tema: Endodontia de resultados ao alcance do clínico.

Será abordado sobre estratégias de descontaminação de forma acessível ao clínico, como substância química adequada, formas de ativação e obturação eficientes.

Currículo Palestrante:

Livre docente em Endodontia pela FOB-USP;

Professor de Endodontia da FOB-USP;

Consultório particular dedicado exclusivamente a Endodontia microscópica na cidade de Bauru-SP.

Procedimentos cirúrgicos para o tratamento da região cervical

Lucas Martins

Data Palestra: 22/08/2025 | 09h às 09h45

Tema: Procedimentos cirúrgicos para o tratamento da região cervical.

Vamos abordar algumas técnicas cirúrgicas que visam o melhor tratamento da região cervical.

Currículo Palestrante:

Residência em CTBMF pela UNESP/Araraquara;

Mestre e Doutor em CTBMF pela FOP/UNICAMP;

Fellow AOCMF pela universidade de Basel/Suíça;

Faculty AOCMF.

Tratamento cirúrgico do paciente classe II: minhas condutas

Aluisio Galiano

Data Palestra: 21/08/2025 | 14h às 14h45

Tema: Tratamento cirúrgico do paciente classe II: minhas condutas.

Pacientes classe II que necessitam de tratamento cirúrgico para avanço de maxila e mandíbula requerem uma avaliação minuciosa com relação às ATM’s, uma vez que as mesmas são os pilares de sustentação do esqueleto facial. Irei abordar os cuidados e atenção voltadas a esta classificação de pacientes e como conduzo cirurgicamente estes pacientes.

Currículo Palestrante:

Cirurgião especialista no tratamento dos pacientes com deformidades/anomalias de crescimento/desenvolvimento facial, distúrbios da ATM e tratamento de Apneia do sono;

Graduado em Odontologia e Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Universidade Paulista – UNIP;

Fellowship in Oral and Maxillofacial Surgery at Baylor University Medical Center – Dallas – TX – USA;

Mestre em Ortodontia pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP;

Clínica particular em São Paulo na região do Itaim Bibi (HALECLINIC).

Reposicionamentos cirúrgicos e Transplantes Autógenos

Rubens Gonçalvez Teixeira

Data Palestra: 21/08/2025 | 09h às 10h30

Tema: Reposicionamentos cirúrgicos e transplantes autógenos.

Modificar a posição de um dente incluso dentro do seu alvéolo facilitando a sua irrupção e transplantar um dente para um outro local da arcada dentária.

Currículo Palestrante:

Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF), Doutor em Odontologia pela UFRJ e Professor da Pós-Graduação da São Leopoldo Mandic – unidade Campinas.

Manipulação Tecidual ao Redor dos Implantes. Qual melhor momento?

Jorge Saade

Data Palestra: 21/08/2025 | 11h às 12h30

Tema: Manipulação tecidual ao redor dos implantes. Qual melhor momento?

Qual a importância dos tecidos moles ao redor dos implantes?

Vamos discutir técnicas de manipulação tecidual ao redor de implantes, a previsibilidade dos procedimentos e a estabilidade dos resultados a longo prazo.

Currículo Palestrante:

Especialista e Mestre em Periodontia, Doutor em Implantodontia, Professor e Coordenador do Curso de Cirurgia Plástica Periodontal – CTC-ACDC.

Como vencer casos complexos em Endodontia

Anderson de Oliveira Paulo

Data Palestra: 21/08/2025 | 11h às 12h30

Tema: Como vencer casos complexos em Endodontia.

Diagnóstico, planejamento e execução de casos complexos em Endodontia.

Currículo Palestrante:

Especialista, Mestre e Doutor em Endodontia.

4 motivos para todo dentista conhecer a Odontologia para pacientes Oncológicos

Eduardo Rodrigues Fregnani

Data Palestra: 21/08/2025 | 14h às 15h30

Tema: 4 motivos para todo dentista conhecer a Odontologia para pacientes Oncológicos.

A odontologia para pacientes oncológicos é uma área essencial que todo dentista deveria conhecer devido a diversos fatores críticos. Primeiramente, os tratamentos oncológicos, como quimioterapia e radioterapia, têm impactos significativos na saúde bucal. Esses tratamentos podem causar efeitos colaterais sérios, como mucosite oral, xerostomia e osteonecrose, que comprometem a qualidade de vida dos pacientes. Conhecer essas condições permite que o dentista desenvolva estratégias de prevenção e manejo eficazes, minimizando complicações.

Em segundo lugar, a prática da odontologia oncológica requer uma abordagem multidisciplinar. A colaboração estreita com oncologistas é fundamental para criar planos de tratamento integrados que atendam às necessidades específicas de cada paciente. Além disso, a educação dos pacientes e de suas famílias sobre os cuidados orais durante o tratamento oncológico é crucial para o sucesso do tratamento.

O terceiro motivo é a importância do diagnóstico precoce e do monitoramento contínuo. Dentistas desempenham um papel vital na detecção precoce de lesões cancerígenas e condições pré-cancerosas durante exames de rotina. O acompanhamento regular permite a identificação de alterações na saúde bucal que possam indicar complicações, possibilitando intervenções rápidas e eficazes.

Por fim, a odontologia para pacientes oncológicos contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Oferecer tratamentos que aliviem sintomas como dor e desconforto, além de proporcionar suporte emocional, ajuda a manter a autoestima e o bem-estar geral dos pacientes. Em resumo, ao se especializar nesta área, dentistas não apenas ampliam suas competências profissionais, mas também desempenham um papel crucial na equipe de tratamento dos pacientes, melhorando suas vidas de maneira significativa.

Currículo Palestrante:

Graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2000), Mestrado em Estomatopatologia pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Doutorado em Oncologia pelo AC Camargo Câncer Center (2008).

Atualmente, sou pesquisador no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e atuo como consultor científico do Serviço de Odontologia do Grupo Oncoclínicas. Além disso, mantenho uma prática privada e uma escola de pós-graduação em Odontologia, todas baseadas em São Paulo.

Membro da MASCC desde 2014 e membro do conselho da ISOO desde então. Atuo como membro do conselho da ISOO desde 2019 e como presidente da International Society of Oral Oncology (ISOO) de 2021 a 2023.

Mais de 85 artigos publicados internacionalmente.

Uso racional dos antibióticos na clínica odontológica

Eduardo Dias de Andrade

Data Palestra: 22/08/2025 | 11h às 12h30

Tema: Uso racional dos antibióticos na clínica odontológica.

Papel adjuvante dos antibióticos na prevenção e no tratamento das infecções bacterianas. Quando e como empregá-los.

Currículo Palestrante:

Professor Titular aposentado da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP, na área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica.

Harmonização Orofacial Além da Estética: Transformando Vidas com Ciência e Saúde

Daniela Cardoso Mello

Data Palestra: 22/08/2025 | 13h30 às 15h

Tema: Harmonização Orofacial além da estética: transformando vidas com ciência e saúde.

Nesta palestra, vamos abordar papel fundamental da especialidade da Harmonização Orofacial no tratamento de condições que impactam diretamente a qualidade de vida dos pacientes, como sialorréia, paralisia facial e síndrome de Tourette. Com embasamento científico e casos clínicos, discutiremos como a aplicação da HOF na Odontologia amplia as possibilidades terapêuticas, promovendo bem-estar funcional e emocional. Uma oportunidade para os profissionais expandirem sua visão sobre essa especialidade e seu impacto transformador na saúde das pessoas.

Currículo Palestrante: 

– Coordª de Especialização em Harmonização Orofacial – São Leopoldo Mandic

– Doutoramento em Medicina/Cardiologia – Escola Paulista de Medicina UNIFESP

– Mestre em Harmonização Orofacial – São Leopoldo Mandic

– Especialista em Pesquisa Clínica – Albert Einstein

– MBA em Gestão de Saúde – FGV

– Especialista em Harmonização Orofacial – Facsete

– Pós graduação em Clínica Odontológica e Prótese Dental – UNICAMP

– Pós graduação em Ortodontia – TP Orthodontics

– Graduada em Odontologia – UNIARARAS 2003

– Profª de Harmonização Orofacial –  São Leopoldo Mandic / USP Fundecto

– Clinical Trials Team – HubMandic / São Leopoldo Mandic

Harmonização Orofacial Além da Estética: Transformando Vidas com Ciência e Saúde

Evilin Sanches

Data Palestra: 22/08/2025 | 13h30 às 15h

Tema: Harmonização Orofacial além da estética: transformando vidas com ciência e saúde.

Nesta palestra, vamos abordar papel fundamental da especialidade da Harmonização Orofacial no tratamento de condições que impactam diretamente a qualidade de vida dos pacientes, como sialorréia, paralisia facial e síndrome de Tourette. Com embasamento científico e casos clínicos, discutiremos como a aplicação da HOF na Odontologia amplia as possibilidades terapêuticas, promovendo bem-estar funcional e emocional. Uma oportunidade para os profissionais expandirem sua visão sobre essa especialidade e seu impacto transformador na saúde das pessoas.

Currículo Palestrante:

– Coordª de Especialização em Harmonização Orofacial –  São Leopoldo Mandic

– Doutoramento em Medicina/Cardiologia – Escola Paulista de Medicina UNIFESP

– Mestre em Harmonização Orofacial – São Leopoldo Mandic

– Especialista em Pesquisa Clínica – Albert Einstein

– Especialista em Harmonização Orofacial – Facsete

– Pós graduação em Clínica Odontológica e Prótese Dental – UNICAMP

– Graduada em Odontologia – UNIARARAS 2003

– Graduação em Odontologia – Universitat de Barcelona, Espanha

– Profª de Harmonização Orofacial –  São Leopoldo Mandic / USP-Fundecto

– Clinical Trials Team – HubMandic / São Leopoldo Mandic

Sistema de matrizes Palodent: restaurando dentes posteriores com excelência

Wanessa Christine Zaroni

HandsOn

Data: 22/08/2025 | 09h às 10h30 – 11h às 12h30

Tema: Sistema de matrizes Palodent: restaurando dentes posteriores com excelência.

Restauração de dentes posteriores de forma eficaz!

Currículo Palestrante:

– Graduação em Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (2000)

– Mestrado em Odontologia Restauradora e especialização em Dentística pela Universidade de São Paulo (2005)

– Doutorado em Odontologia (Dentística) pela Universidade de São Paulo (2007).

– Autora de diversos capítulos de livros e artigos científicos nacionais e internacionais.

– Foi coordenadora do curso de Especialização em Dentística da Faculdade COESP – João Pessoa, PB (2015-2022)

– Atualmente (desde 2019) é professora responsável pelas disciplinas de Dentística pré-clínica e clínica e também faz parte da equipe de docentes das disciplinas de Estágio Supervisionado 3 e 4, Clínica Integrada e Projeto Integrador do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Sorocaba (Uniso).

O que mudou nos últimos anos com a Tomografia?

André Navas Alves de Castro

Data Palestra: 20/08/2025 | 14h às 18h

Tema: O que mudou nos últimos anos com a Tomografia?

Expor para o clínico e endodontista os benefícios e as mudanças do planejamento 3D.

Currículo Palestrante:

Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Periodontia – CTC/ACDC, Professor Assistente do Curso de Cirurgia Plástica Periodontal – CTC/ACDC e SL Mandic, Membro Internacional da Academia Americana de Periodontia.

DTM na atualidade: atingindo sucesso numa visão interdisciplinar

Jorge Von Zuben

Data Palestra: 20/08/2025 | 16h30 às 18h

Tema: DTM na atualidade: atingindo sucesso numa visão interdisciplinar.

A DTM tem um papel importante na prática clínica da odontologia. Sinais e sintomas como dores musculares, limitação da abertura de boca, ruídos nas ATM podem interferir diretamente no seu sucesso clínico como protesista, endodontista, ortodontista enfim em todas as especialidades. Portanto, quando o profissional domina a DTM, ele adquire conhecimento profundo dos mecanismos de dor, oferecendo assim um diagnóstico adequado e uma rota terapêutica ideal sem procedimentos desnecessários, que só oneram tratamentos.

Currículo Palestrante:

Mestre e Especialista em DTM e Dor Orofacial;

Coordenador da área de DTM e Dor Orofacial na ACDC – Campinas;

Psicanalista Clínico e Especialista em Psicossomática.

Prevenção de fraturas nos preparos mecanizados dos sistemas de canais radiculares

Euclides Valadão De Mello Neto

Data Palestra: 20/08/2025 | 16h30 às 18h

Tema: Prevenção de fraturas nos preparos mecanizados dos sistemas de canais radiculares.

Prevenção de fraturas de instrumentos mecanizados.

Currículo Palestrante:

Mestre em Endodontia e especialista em Radiologia.

EndoGuide direto ao ponto

Gil Moreira Junior

Data Palestra: 21/08/2025 | 09h às 10h30

Tema: EndoGuide direto ao ponto.

Como acessar canais calcificados de forma precisa, rápida e assertiva com previsibilidade de resultados.

Currículo Palestrante:

Especialista em Endodontia pela FOUI;

Mestre em Endodontia pela UFMG;

Doutor pela UFMG;

Prof. Titular da FOUI;

Coordenador do curso de Especialização da FOUI;

Coordenador do curso de Especialização da FCO;

Membro Fundador do Grupo EndoGuide Brasil.

4 itens que o dentista precisa saber pra reabilitar um dente destruído com segurança.

Rodrigo Borges Fonseca

Data Palestra: 20/08/2025 | 10h30 às 12h

Tema: 4 itens que o dentista precisa saber pra reabilitar um dente destruído com segurança.

Para reabilitar dentes destruídos com segurança não basta saber as técnicas adesivas, mas adequar as melhores estratégias de diagnóstico da situação de fragilidade dental aos materiais inovadores hoje disponíveis, que recuperam a resistência dental e compreender como usá-los com o melhor conhecimento atual.

Currículo Palestrante:

Diretor e produtor de conteúdo digital em Odontologia da OTW Dental Education;

Graduado em Odontologia pela FOP-UNICAMP (2001);

Mestrado em Reabilitação Oral pela UFU (2002-2004);

Especialista em Prótese Dentária pela UFU (2002-2004);

Doutor em Materiais Dentários pela FOP-UNICAMP (2005-2007);

Professor Associado IV na FO-UFG (2009-presente).

Adesão & Restaurações Diretas: Novidades e Tendências

Raquel Passos

Data Palestra: 20/08/2025 | 10h30 às 12h

Tema: Adesão & Restaurações Diretas: novidades e tendências.

Uma abordagem embasada cientificamente das novidades e tendências em materiais para adesão e para restaurações diretas. Simplificação no uso, investimentos que valem a pena e como extrair os melhores resultados de cada material.

Currículo Palestrante: 

Professora e Coordenadora do curso “Adesão e Cimentação”;

Especialista em Dentística Restauradora pela Universidade Federal de Uberlândia;

Especialista em Prótese pela Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas;

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília;

Vencedora do Prêmio Perestroika de Professores mais Criativos do Brasil na categoria Ensino Livre em 2022;

Palestrante Nacional.

Onde os Canabinoides se encaixam na prática odontológica?

Alethéia Pablos

Data Palestra: 20/08/2025 | 10h30 às 12h

Tema: Onde os Canabinoides se encaixam na prática odontológica?

O potencial terapêutico dos canabinoides na Odontologia já é uma realidade na prática clínica. Como podemos inserir essa nova ferramenta no cuidado com o paciente?

Temos como alternativa segura no manejo da dor crônica, na origem central do bruxismo, doenças periodontais, potencial anti-inflamatório, antioxidante e regenerativo.

Currículo Palestrante: 

Doutora em Implantodontia – SLMandic

Mestre em Ciências – Fisiopatologia Experimental – FMUSP

Especialista em CTBMF – UMESP

Pós-Graduação em Cannabis Medicinal – UNYLEYA

Diretora do Núcleo de Odontologia da Associação Panamericana de Medicina Canabinoide – APMC 23/25

Profª coordenadora- Disciplina de Endocanabinologia

Autora do e-book : Manual de prescrição de canabinoides na Odontologia 2023.

Reabilitação estética e funcional na rotina clínica.

Raphael Monte Alto

Data Palestra: 20/08/2025 | 10h30 às 12h

Tema: Reabilitação estética e funcional na rotina clínica.

Passo a passo clínico das reabilitações estéticas e funcionais no dia a dia clínico.

Currículo Palestrante:

Especialista em Dentística – UFF;

Especialista em Prótese – ABO-Niterói;

Especialista em Implantodontia – UFF;

Mestre em Clínica Odontologia – UFF;

Doutor em Dentística – UERJ;

Coordenador do curso de especialização em Dentística e prótese – SLM;

Prof. Adjunto da disciplina de Clínica Integrada – UFF;

Palestrante Nacional e Internacional;

Autor do Livro: Reabilitação Estética Anterior: O Passo a passo da rotina clínica.

Mini-implantes na Ortodontia - Evitando a cirurgia ortognática

Fernando Manhães

Data Palestra: 20/08/2025 | 10h30 às 12h

Tema: Mini-implantes na Ortodontia – Evitando a cirurgia ortognática.

O advento dos mini-implantes na ortodontia foi a mudança de maior impacto pelo qual a especialidade já passou. Os limites de tratamentos que havia na ortodontia foram ultrapassados e hoje conseguimos resolver casos que eram impossíveis de serem solucionados. A complexidade se tornou simples, o número de extrações dentárias diminuiu bruscamente, muitos dos casos considerados antes cirúrgicos, agora resolvemos somente com ortodontia e precisamos cada vez menos da colaboração por parte dos pacientes na solução dos problemas.

A ancoragem esquelética através dos mini-implantes transformou nossa especialidade, podendo dizer que estamos diante de uma Nova Ortodontia.

Currículo Palestrante:

Especialista e mestre em Ortodontia;

Professor no curso de especialização em ortodontia na Unesp São José dos Campos por 5 anos;

Professor no curso de especialização de Ortodontia na Uniararas (SP) por 12 anos;

Professor no curso de especialização em Ortodontia da ABO – Rorâima por 5 anos;

Palestrante no Brasil e exterior;

Criador do Protocolo Manhães- Tratamento precoce da Classe III com ancoragem esquelética;

Desenvolvedor e professor do curso virtual Ortodontia Máxima.

O que é indispensável sobre laser na sua prática clínica?

Cassia Fukuda Nakashima

Data Palestra: 20/08/2025 | 14h às 15h30

Tema: O que é indispensável sobre laser na sua prática clínica?

O laser é pilar da odontologia hoje. Indispensável em todas as especialidades da odontologia considerando que o laser atua nos quadros de inflamação, dor, infecção e cicatrização.  Protocolos simples e eficazes fazem o diferencial do dentista no dia a dia do consultório. O paciente procura tecnologia, tratamento indolor e sem efeitos colaterais. Enfim, premissas básicas do tratamento com laser. Em mais de 15 anos de atuação na área, acredito na odontologia incluindo o laser como mandatório para agregar valor, aumentar o ticket médio e surpreender o paciente. Inúmeros casos clínicos e dicas práticas irão contribuir para o aumento de seu conhecimento sobre o tema.

Currículo Palestrante: 

Graduação em Odontologia pela UNIFEB;

Mestre e Doutora pela USP-SP;

Pesquisadora Visitante da Heidelberg University e University of Okayama;

Especialista em Periodontia pela SOBRAPE;

Acupunturista pela Acupunture Life Ki;

Laserterapeuta pela Fac. São Leopoldo Mandic;

Co-fundadora da Allaser Cursos.

Da Boca à Lâmina: O Caminho do Diagnóstico em Estomatologia

Marcelo Sperandio

Data Palestra: 20/08/2025 | 14h às 15h30

Tema: Da Boca à Lâmina: o caminho do diagnóstico em estomatologia.

Palestra voltada para clínicos e estudantes de Odontologia.

Prepare-se para uma imersão completa no universo do diagnóstico das lesões bucais!

Nesta palestra inédita e integrativa, três dos maiores especialistas da Estomatologia brasileira — que também coordenam os cursos de mestrado e especialização da Faculdade São Leopoldo Mandic — dividem o palco para revelar como transformar suspeitas clínicas em diagnósticos seguros.

Do consultório ao laboratório, você vai entender:

  • Como identificar lesões suspeitas com confiança clínica.
  • O que há de mais atual nas doenças potencialmente malignas.
  • A importância da biópsia bem executada e da leitura do laudo histopatológico.

Com casos reais, linguagem acessível e troca de experiências entre um clínico, um pesquisador e um patologista oral, essa palestra é um convite para aprimorar sua prática, proteger seus pacientes e atuar com mais segurança.

Uma jornada que começa na boca e termina na lâmina – com impacto direto na vida do seu paciente.

Currículo Palestrante: 

Professor e pesquisador com sólida formação acadêmica e destacada produção científica na área das lesões potencialmente malignas da mucosa oral. Sua atuação se destaca na pesquisa translacional, aproximando ciência e prática clínica, com foco na detecção precoce do câncer bucal e na inovação em diagnóstico.

Da Boca à Lâmina: O Caminho do Diagnóstico em Estomatologia

Paulo de Camargo Moraes

Data Palestra: 20/08/2025 | 14h às 15h30

Tema: Da Boca à Lâmina: O Caminho do Diagnóstico em Estomatologia.

Palestra voltada para clínicos e estudantes de Odontologia.

Prepare-se para uma imersão completa no universo do diagnóstico das lesões bucais!

Nesta palestra inédita e integrativa, três dos maiores especialistas da Estomatologia brasileira — que também coordenam os cursos de mestrado e especialização da Faculdade São Leopoldo Mandic — dividem o palco para revelar como transformar suspeitas clínicas em diagnósticos seguros.

Do consultório ao laboratório, você vai entender:

  • Como identificar lesões suspeitas com confiança clínica.
  • O que há de mais atual nas doenças potencialmente malignas.
  • A importância da biópsia bem executada e da leitura do laudo histopatológico.

Com casos reais, linguagem acessível e troca de experiências entre um clínico, um pesquisador e um patologista oral, essa palestra é um convite para aprimorar sua prática, proteger seus pacientes e atuar com mais segurança.

Uma jornada que começa na boca e termina na lâmina – com impacto direto na vida do seu paciente.

Currículo Palestrante:

Cirurgião-dentista com ampla experiência clínica e docente, atua na interface entre diagnóstico e conduta em Estomatologia. É coordenador dos cursos de especialização e mestrado profissional em Estomatologia da Faculdade São Leopoldo Mandic. Reconhecido pela sua abordagem prática e sensível no atendimento a pacientes com lesões bucais, destaca-se por sua didática e pela formação de profissionais humanizados e tecnicamente preparados.

Da Boca à Lâmina: O Caminho do Diagnóstico em Estomatologia

Victor Montalli

Data Palestra: 20/08/2025 | 14h às 15h30

Tema: Da Boca à Lâmina: O Caminho do Diagnóstico em Estomatologia.

Palestra voltada para clínicos e estudantes de Odontologia.

Prepare-se para uma imersão completa no universo do diagnóstico das lesões bucais!

Nesta palestra inédita e integrativa, três dos maiores especialistas da Estomatologia brasileira — que também coordenam os cursos de mestrado e especialização da Faculdade São Leopoldo Mandic — dividem o palco para revelar como transformar suspeitas clínicas em diagnósticos seguros.

Do consultório ao laboratório, você vai entender:

  • Como identificar lesões suspeitas com confiança clínica.
  • O que há de mais atual nas doenças potencialmente malignas.
  • A importância da biópsia bem executada e da leitura do laudo histopatológico.

Com casos reais, linguagem acessível e troca de experiências entre um clínico, um pesquisador e um patologista oral, essa palestra é um convite para aprimorar sua prática, proteger seus pacientes e atuar com mais segurança.

Uma jornada que começa na boca e termina na lâmina – com impacto direto na vida do seu paciente.

Currículo Palestrante:

Patologista Oral e Maxilofacial, professor e coordenador adjunto dos cursos de especialização e mestrado profissional em Estomatologia da Faculdade São Leopoldo Mandic. Atua na área de diagnóstico histopatológico de lesões bucais e é responsável por projetos de pesquisa que integram Estomatologia, Patologia Oral e Inovação em Saúde. Seu trabalho promove a conexão entre o olhar clínico e a confirmação diagnóstica, contribuindo para condutas terapêuticas mais seguras e eficazes.

O desafio da Comunicação: a transição da dor aguda para a dor crônica.

Juliana Napimoga

Data Palestra: 20/08/2025 | 14h às 15h30

Tema: O desafio da Comunicação: a transição da dor aguda para a dor crônica.

A dor é uma experiência sensorial desagradável que deve ser compreendida em um modelo biopsicossocial. Os aspectos neuro cognitivos, a interação cruzada entre sistema nervoso e sistema imunológico e o perfil comportamental dos pacientes é um desafio de comunicação entre sistemas que reflete na individualidade de sintomas de cada pessoa e no tempo de transição entre o estado agudo e crônico das condições dolorosas. O propósito deste tema é demonstrar o que temos de mais atual na literatura para uma reflexão sobre o que e dor, e quais os caminhos para tratar a dor.

Currículo Palestrante: 

Cirurgia-dentista pela Universidade de Uberaba

Mestre e Doutora em Fisiologia Oral pela FOP/UNICAMP

Livre Docente em Fisiologia e Biofísica pela FOP/UNICAMP

Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq

Diretora do Stricto Sensu da Faculdade São Leopoldo Mandic

Odontologia que enxerga o todo: primeiros passos na saúde funcional

Linaena Méricy

Data Palestra: 20/08/2025 | 14h às 15h30

Tema: Odontologia que enxerga o todo: primeiros passos na saúde funcional.

Nesta palestra introdutória e inspiradora, dentistas terão contato com os fundamentos da saúde funcional aplicada à odontologia. A proposta é ampliar o olhar clínico para além da cavidade oral, compreendendo a boca como um espelho da saúde sistêmica.

Serão abordados temas como disbiose oral, campos interferentes, inflamação silenciosa e a relação da odontologia com disfunções em eixos hormonais e metabólicos — com destaque especial para a disfunção mitocondrial como base oculta de muitos quadros clínicos crônicos.

A palestra oferece insights práticos sobre como o dentista pode iniciar sua jornada na saúde funcional com segurança, embasamento e visão ampliada, integrando conhecimentos para uma atuação mais completa, preventiva e transformadora.

Currículo Palestrante: 

Cirurgiã-dentista graduada pela UFMG, Mestrado e Doutorado em Patologia pela Faculdade de Medicina da UFMG. Já foi Coordenadora do Curso de Biomedicina e Pró-reitora acadêmica do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix; Coordenadora e membro do Comitê de Ética em Pesquisas em Humanos do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e Unilavras. Professora de graduação e pós-graduação dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Biomedicina e Odontologia em várias IES; Coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação; Coordenadora do Núcleo Editorial e Revista. Especialização em Gestão de Projetos pela PUC-Minas. Especialização em Medicina Funcional e Integrativa pela Academia Brasileira de Medicina Funcional e Integrativa Pós-graduanda em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase Prevenção e tratamento de Doenças Relacionadas à Idade Tem experiência na área de Diagnóstico Bucal com ênfase em atendimento e tratamento integrativo do paciente. Atualmente ministra vários cursos para profissionais de saúde e públicos em geral.

Cirurgia Ortognática: quando e como operar?

Antonio Augusto Campanha

Data Palestra: 20/08/2025 | 16h30 às 18h

Tema: Cirurgia Ortognática: quando e como operar?

Currículo Palestrante:

  • Graduação em Odontologia pela UNESP-Araçatuba em 1988 (Universidade Estadual Paulista).
  • Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pelo Hospital Municipal de Campinas “Dr. Mário Gatti”.
  • Treinamento em Cirurgia Ortognática e Reconstrutiva de Face na Mond Kaak Aangezichtschirurgie, MKA, Bélgica.
  • Especialista em Implantodontia pela ABO-Pouso Alegre – MG.
  • Mestre e Especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial pela UNIMAR (Universidade de Marília).
  • Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso.
  • Doutor em Implantodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic em Campinas.
  • Referência Técnica do Serviço e também da Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Municipal ‘’Dr. Mário Gatti” de Campinas.
  • Coordenador e Professor do Curso de Especialização em Implantodontia da ABO de Pouso Alegre MG.
  • Atividade em Clínica privada em Implantodontia e Cirurgia Buco-Maxilo-Facial na Clínica Campanha e Fogaça em Campinas.
  • Diretor Técnico do Instituto Campanha.
Elevação de Margem Gengival: otimizando o procedimento restaurador

Alvaro Junqueira

Data Palestra: 20/08/2025 | 16h30 às 18h

Tema: Elevação de margem gengival: otimizando o procedimento restaurador.

A palestra será sobre a técnica de Elevação de Margem Gengival, que possibilita evitar a cirurgia de aumento de coroa clínica em uma série de situações clínicas do dia a dia.

Currículo Palestrante:

Especialista, Mestre e Doutor em Dentística.

Colapso Bucal: a consequência de uma visão fragmentada da Odontologia

Marcelo Lucchesi Teixeira

Data Palestra: 21/08/2025 | 09h às 10h30

Tema: Colapso Bucal: a consequência de uma visão fragmentada da Odontologia.

Você já se perguntou por que tantos pacientes enfrentam dentes fraturados, restaurações falhando e problemas oclusais recorrentes? A resposta pode estar no Colapso Bucal, um processo complexo e multifatorial que vai além dos sintomas isolados. Nesta palestra, exploraremos como fatores biológicos, mecânicos, químicos, comportamentais e sistêmicos se interligam, levando à perda progressiva de estruturas dentárias e ao desequilíbrio do sistema mastigatório. Será abordado como identificar os sinais precoces do colapso, implementar estratégias de diagnóstico e monitoramento eficazes e oferecer tratamentos que não apenas restauram sorrisos, mas também promovem a saúde bucal a longo prazo, melhorando a função, a estética e a qualidade de vida de seus pacientes.

Currículo Palestrante: 

Especialista, Mestre e Doutor em Prótese Dentária;

Professor dos Programas de Mestrado em Prótese Dentária – Faculdade São Leopoldo Mandic;

Coordenador dos cursos de Especialização em Reabilitação Oral – Faculdade São Leopoldo Mandic.

O que você pode fazer com uma impressora 3D no consultório

Vagner Ortega

Data Palestra: 21/08/2025 | 09h às 10h30

Tema: O que você pode fazer com uma impressora 3D no consultório.

A impressão 3D é uma técnica que pode produzir infinitos objetos. A Odontologia se apropriou dessa tecnologia de forma importante porque ela produz, com certa facilidade, muitas coisas úteis para nós como modelos, placas, aparelhos e restaurações de forma customizada com custos relativamente baixos. Nessa palestra farei uma exposição de forma objetiva o que realmente a impressora 3D pode agregar à atividade clínica, quais são suas limitações e os principais cuidados deve-se tomar antes de se aventurar nessa tecnologia promissora.

Currículo Palestrante: 

Graduado em 1996 – Faculdade de Odontologia de Bauru – USP;

Mestre em Reabilitação Oral – FOB – USP;

Especialista em Disfunção Têmporomandibular e Dor Orofacial – CFO;

Doutor em Implantodontia – São Leopoldo Mandic – Campinas;

Professor de Prótese Dentária, Implantodontia, Oclusão e Odontologia Digital;

Coordenador do Curso de Mestrado em Odontologia Digital – São Leopoldo Mandic – Campinas;

Sócio Proprietário do DigitalenLAB (Laboratório de Soluções Digitais para Odontologia);

Cirurgião Dentista em Clínica Particular desde 2000.

Manejo dos pacientes que usam bisfosfonatos

Claudio Noia

Data Palestra: 22/08/2025 | 16h45 às 7h30

Tema: Manejo dos pacientes que usam bisfosfonatos.

Parcela significativa dos pacientes cirúrgicos usam bisfosfonatos, sendo necessário um manejo adequado por parte dos profissionais. Na palestra abordarei as principais diretrizes da atualidade.

Currículo Palestrante: 

Doutor em CBMF UNICAMP; Diretor Grois – Centro de especialidade para estrangeiros; Professor da Área de CBMF UNICAMP 2017 a 2022.

A odontologia do futuro com metaverso inteligência atificial e cirurgia navegada

Sérgio Cândido Dias

Data Palestra: 21/08/2025 | 11h às 12h30

Tema: A odontologia do futuro com metaverso inteligência artificial e cirurgia navegada.

Apresentamos como a odontologia está sendo transformada por tecnologias emergentes como o metaverso, a inteligência artificial e a cirurgia navegada. Mostramos como essas inovações ampliam o diagnóstico, otimizam o planejamento e elevam a precisão dos tratamentos, projetando um futuro mais eficiente, imersivo e personalizado para os profissionais e pacientes.

Currículo Palestrante:

Especialista em Prótese Dentária;

Mestre em Reabilitação Oral;

Doutor em Reabilitação Oral;

PHD em Engenharia de Materiais;

Coordenador do curso de mestrado em Prótese Dentária;

Diretor do Hospital Odontológico IMPLAR.

A complexidade do clareamento dental: evidência, técnica e resultado

Larissa Maria Assad Cavalcante

Data Palestra: 21/08/2025 | 11h às 12h30

Tema: A complexidade do Clareamento dental: evidência, técnica e resultado.

A palestra “A complexidade do Clareamento Dental: evidência, técnica e resultado” aborda os principais desafios do clareamento dentário, destacando a importância da escolha adequada da técnica e do agente clareador. São discutidas evidências científicas que sustentam a eficácia e segurança dos tratamentos. Além disso, a palestra enfatiza a individualização do procedimento para melhores resultados estéticos.

Currículo Palestrante: 

Mestrado e Doutorado em Clínica Odontológica – FOP| UNICAMP;

Professora associada Universidade Federal Fluminense | UFF, RJ.

Preenchedores X próteses faciais

Rogerio Romeiro

Data Palestra: 22/08/2025 | 09h45 às 10h30

Tema: Preenchedores x próteses faciais.

Iremos discutir os aspectos clínicos, físicos e as indicações dos dois procedimentos na estruturação facial de pacientes com retrognatismos e deficiências ósseas.

Currículo Palestrante: 

Especialista em CTBMF;

Especialista em HOF;

Especialista, Mestre e Doutor em Implantodontia;

Pós-Doutor em Periodontia;

Pós-Doutor em Engenharia de Materiais;

Coordenador dos Cursos de Especialização e Mestrado em HOF e Implantodontia da São Leopoldo Mandic.

Estratégias para otimizar o controle de ansiedade e dor em Odontologia

Juliana Cama Ramacciato

Data Palestra: 21/08/2025 | 14h às 15h30

Tema: Estratégias para otimizar o controle de ansiedade e dor em Odontologia.

Abordagem de estratégias farmacológicas combinadas para aumentar a eficácia anestésica e o controle de dor trans e pós-operatório.

Currículo Palestrante:

Graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas FOP-UNICAMP (1997), mestrado (2000) e doutorado (2003) em Odontologia, área de concentração em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica Medicamentosa pela Universidade Estadual de Campinas FOP-UNICAMP, Doutorado Sanduíche na University of Newcastle Upon Tyne, UK. Atualmente é professora e pesquisadora do Centro de Pesquisas Odontológicas e Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic. Habilitada em Sedação Inalatória e Inatrutora de Emergências Médicas – Suporte Básico de Vida (BLS American Heart Association).

Abordagens clínicas no tratamento endodôntico: do diagnóstico à sua finalização

Cassia Cestari Toia

Data Palestra: 21/08/2025 | 14h às 15h30

Tema: Abordagens clínicas no tratamento endodôntico: do diagnóstico à sua finalização.

O sucesso do tratamento endodôntico depende de inúmeras variáveis, desde o diagnóstico até a restauração do dente tratado. Esta palestra busca abordar de forma simples e direta as dúvidas mais comuns do especialista e clínico geral em relação ao tratamento Endodôntico. Tudo isso sem desconsiderar os recentes e importantes avanços tecnológicos na área.

Currículo Palestrante:

– Cirurgiã-Dentista, Mestre e Doutora pelo Instituto de Ciência e Tecnologia, ICT – Campus de SJC, UNESP, São José dos Campos, SP

– Especialista pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba, FOP – UNICAMP, Piracicaba, SP

– Professora de Endodontia na Faculdade São Leopoldo Mandic, Campinas, SP

– Professora na Faculdade Anhanguera Educacional, São José dos Campos, SP

– Mestrado no exterior (2016) – IUPUI, Indiana, Estados Unidos

– Doutorado no exterior (2018/2019) – University of Iowa, Iowa, Estados Unidos

– ⁠Atuação clínica – Endodontia Microscópica

Abordagens clínicas no tratamento endodôntico: do diagnóstico à sua finalização

Marcelo Santos Coelho

Data Palestra: 21/08/2025 | 14h às 15h30

Tema: Abordagens clínicas no tratamento endodôntico: do diagnóstico à sua finalização.

O sucesso do tratamento endodôntico depende de inúmeras variáveis, desde o diagnóstico até a restauração do dente tratado. Esta palestra busca abordar de forma simples e direta as dúvidas mais comuns do especialista e clínico geral em relação ao tratamento Endodôntico. Tudo isso sem desconsiderar os recentes e importantes avanços tecnológicos na área.

Currículo Palestrante: 

Especialista, Mestre e Doutor em Endodontia

Fellowship Universidade da Carolina do Norte – EUA

Coordenador da Disciplina de Endodontia da São Leopoldo Mandic

Abordagens clínicas no tratamento endodôntico: do diagnóstico à sua finalização

Rodrigo Arruda Vasconcelos

Data Palestra: 21/08/2025 | 14h às 18h

Tema: Abordagens clínicas no tratamento endodôntico: do diagnóstico à sua finalização.

O sucesso do tratamento endodôntico depende de inúmeras variáveis, desde o diagnóstico até a restauração do dente tratado. Esta palestra busca abordar de forma simples e direta as dúvidas mais comuns do especialista e clínico geral em relação ao tratamento Endodôntico. Tudo isso sem desconsiderar os recentes e importantes avanços tecnológicos na área.

Currículo Palestrante: 

Professor Doutor, Disciplina de Endodontia, Departamento de Dentística – Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Clínica Odontológica, área de Endodontia – Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorado Sanduíche – University of Birmingham, Reino Unido

Mestre em Odontologia, Área de Endodontia – Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Especialista em Endodontia – Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Cirurgião-dentista, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Otimização dos resultados em cirurgia Ortognática

Luciano Rezende

Data Palestra: 21/08/2025 | 16h30 às 17h15

Tema: Otimização dos resultados em cirurgia Ortognática.

Procedimentos adjuntos a cirurgia Ortognática que otimizam os resultados e deixam a face mais harmônica.

Currículo Palestrante: 

Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (Araraquara);

Mestre e Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia- FOUFU e Conselho Federal de Odontologia- CFO;

Professor do curso de Formação em Cirurgia Ortognática- GESTOS / Araraquara;

Professor do Curso de Formação em cirurgia de ATM- Araraquara;

Professor dos cursos de especialização em Ortodontia na APCD (Araraquara).

Alterações orais do envelhecimento que impactam a alimentação e imagem pessoal: Uma contribuição da gerontologia

Danielle Brito Rodrigues

Data Palestra: 21/08/2025 | 16h30 às 18h

Tema: Alterações orais do envelhecimento que impactam a alimentação e imagem pessoal: Uma contribuição da gerontologia.

Nesta palestra abordaremos as alterações orais típicas do envelhecimento e que impactam a alimentação, imagem pessoal e qualidade de vida das pessoas. Conversaremos sobre a abordagem multidisciplinar entre odontólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas como ferramenta para garantir a saúde e o bem-estar da pessoa idosa.

Currículo Palestrante:

Fonoaudióloga. Doutora em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, Mestre em Saúde Coletiva, ambos pela FCM/UNICAMP. Fundadora da PaliCare Reabilitação.

Especializada no atendimento de adultos e idosos, nas áreas: distúrbios da deglutição, comunicação, linguagem e cuidados paliativos. Atendimento domiciliar, no Instituto Vimos e online.

Membro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Facilitadora do curso “Últimos Socorros”.

Alterações orais do envelhecimento que impactam a alimentação e imagem pessoal: Uma contribuição da gerontologia

Stella Vidal de Souza Torres

Data Palestra: 21/08/2025 | 16h30 às 18h

Tema: Alterações orais do envelhecimento que impactam a alimentação e imagem pessoal: Uma contribuição da gerontologia.

Nesta palestra abordaremos as alterações orais típicas do envelhecimento e que impactam a alimentação, imagem pessoal e qualidade de vida das pessoas. Conversaremos sobre a abordagem multidisciplinar entre odontólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas como ferramenta para garantir a saúde e o bem-estar da pessoa idosa.

Currículo Palestrante: 

Cirurgiã-Dentista com especialização em Odontogeriatria e Estomatologia, Mestre e Doutora em Gerontologia, especialista em Gerontologia titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Alterações orais do envelhecimento que impactam a alimentação e imagem pessoal: Uma contribuição da gerontologia

Suzana Bressan

Data Palestra: 21/08/2025 | 16h30 às 18h

Tema: Alterações orais do envelhecimento que impactam a alimentação e imagem pessoal: Uma contribuição da gerontologia.

Nesta palestra abordaremos as alterações orais típicas do envelhecimento e que impactam a alimentação, imagem pessoal e qualidade de vida das pessoas. Conversaremos sobre a abordagem multidisciplinar entre odontólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas como ferramenta para garantir a saúde e o bem-estar da pessoa idosa.

Currículo Palestrante: 

Nutricionista. Mestre em Nutrição Humana Aplicada (Oncologia e Nutrigenômica)/USP. Especializada no atendimento de adultos e idosos.

Finanças na Odontologia

Julio Diniz Junior

Data Palestra: 22/08/2025 | 09h às 10h30

Tema: Finanças na Odontologia.

Currículo Palestrante:

Economista, professor de finanças, coordenador de curso de pós-graduação em Gestão de Negócios, pós-graduado em Finanças e Gestão Empresarial, facilitador de 600 treinamentos empresariais para profissionais de área financeira e não financeira.

Reabilitação Oro Facial : uma nova perspectiva da Harmonização Oro Facial

Ana Claudia Carbone

Data Palestra: 22/08/2025 | 09h às 10h30

Tema: Reabilitação Oro Facial : uma nova perspectiva da Harmonização Oro Facial.

Todo planejamento odontológico deve estar em harmonia e integrado com a face. Assim sendo, a análise oro facial é uma área de competência do dentista.

Partindo desse pressuposto, a Reabilitação Oro Facial é uma área da odontologia que visa equilibrar a estética e funcionalidade dos elementos orofaciais, visando restaurar a face assim como restauramos um dente.

É uma especialidade complementar as demais disciplinas odontológicas que consiste em uma série de procedimentos que visam melhorar as proporções faciais, promover maior simetria da face reduzindo discrepâncias, além de ter um lado terapêutico surpreendente como o uso de toxina botulínica em nevralgia do trigêmeo, em sialorreia, entre outros.

Currículo Palestrante:

Doutoranda em clínica odontológica com ênfase em HOF;

Especialista em HOF;

Especialista em Implantodontia;

Especialista em Dentística;

Mestre em Periodontia;

Professora de Harmonização;

Speaker Galderma;

Speaker Straumann;

ITI Fellow.

Bruxismo e Reabilitação Oclusal: como a nova DVO influencia a escolha entre resina e cerâmica?

Fabiano Marson

Data Palestra: 22/08/2025 | 09h às 10h30

Tema: Bruxismo e Reabilitação Oclusal: como a nova DVO influencia a escolha entre resina e cerâmica?

Esse título sugere um conteúdo aprofundado sobre a relação entre bruxismo, reabilitação oclusal e a escolha do material restaurador (resina ou cerâmica) diante da nova Dimensão Vertical de Oclusão (DVO). Aqui estão os principais temas que podem ser abordados:

– Consequências do bruxismo na estabilidade da reabilitação oclusal.

– O Papel da DVO na Reabilitação de Pacientes Bruxômanos

– Como determinar a nova DVO de forma funcional e confortável para o paciente.

– Resina Composta: quando usar e técnicas simplificadas para uso

– Blocos Cad/CAM quando e como

– Cerâmica indicamos ainda?

Currículo Palestrante: 

Mestrado e Doutorado UFSC e Pós-doutorado UEM;

Coordenador da Especialização em Prótese Dental Press e Universidade Tuiuti;

Formou mais de 1.5 mil alunos Online/Presencial;

Publicou 162 artigos científicos;

Publicou 2 livros e 10 capítulos de livros.

Odontologia do esporte

Aguinaldo Garcez

Data Palestra: 22/08/2025 | 09h às 10h30

Tema: Odontologia do esporte.

A odontologia do esporte amplia a atuação do cirurgião-dentista na prevenção, diagnóstico e tratamento de condições orais que impactam o desempenho esportivo. Envolve desde o uso de protetores bucais até o controle de infecções, oclusão, lesões e uso de medicamentos, promovendo saúde bucal e contribuindo para a performance e segurança do atleta.

Currículo Palestrante: 

Graduado em Odontologia;

Especialista em Dentística e Odontologia do esporte;

Mestre em Laser e Doutor em Tecnologia Nuclear;

Professor e pesquisador da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Desvendando a cor e a seleção de materiais em facetas diretas de resinas compostas

Weber Adad Ricci

Data Palestra: 22/08/2025 | 09h às 10h30

Tema: Desvendando a cor e a seleção de materiais em facetas diretas de resinas compostas.

Nesta palestra o ouvinte irá compreender em detalhes como ocorre o fenômeno da cor nos dentes naturais e nas resinas compostas. Analisando a ciência dos materiais irá se familiarizar com os diferentes tipos de resinas compostas e como ele pode utilizar cada marca em diferentes camadas. Isso trará ao espectador uma atualização com a modernidade e a ciência sobre o tema.

Currículo Palestrante:

Mestre e Doutor em Reabilitação Oral pela UNESP;

Especialista em Prótese;

Professor de Atenção Básica da Unesp Araraquara;

Chefe do laboratório de pesquisa em Bioinspiração;

Autor do livro Lógica volume I e II;

Consultor técnico e científico de várias empresas nacionais e internacionais.

O que você sabe sobre o diagnóstico precoce da Hipomineralização Molar Incisivo (HMI)?

Claudia Maria de Souza Peruch

Data Palestra: 22/08/2025 | 11h às 12h30

Tema: O que você sabe sobre o diagnóstico precoce da Hipomineralização Molar Incisivo (HMI)?

Abordará o diagnóstico precoce da HMI a fim de proporcionar intervenções mais simples e menos invasivas, contribuindo para a preservação dos dentes afetados. Afinal o diagnóstico é a chave para se implementar tratamentos preventivos / restauradores mais eficazes.

Currículo Palestrante:

Prof. Dra. da área de Odontopediatria da Universidade Católica de Brasília UCB e Centro Universitário IESB de Brasília;

Graduada pela FORP-USP;

Mestre e Doutora na área de Odontopediatria pela FOAr- UNESP;

Pós doutoranda pela FORP-USP;

Colaboradora do grupo de HMI- FOAr- UNESP.

Retentores Intrarradiculares: da indicação à cimentação

Flavia Amaral

Data Palestra: 22/08/2025 | 11h às 12h30

Tema: Retentores Intrarradiculares: da indicação à cimentação.

Em dentes tratados endodonticamente, muitas vezes se faz necessária a cimentação de um retentor intrarradicular, tais como os pinos de fibra de vidro. No entanto, existem dificuldades em casos de dentes com canais amplos ou que não possuem remanescente coronário. O objetivo desta palestra será abordar as indicações de retentores intrarradiculares, pré-fabricados ou individualizados, suas vantagens e desvantagens e protocolos de cimentação adesiva.

Currículo Palestrante: 

Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto/USP (2002). Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto/USP (2006). Doutora em Clínicas Odontológicas pelo Centro de Pesquisas São Leopoldo Mandic (2010). Docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação acadêmico (PPG) SLMandic e da disciplina de Clínica Integrada III do curso de Graduação em Odontologia. Membro do colegiado do PPG SLMandic e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de graduação em Odontologia. É coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) desde Dezembro de 2022.

Retentores Intrarradiculares: da indicação à cimentação

Iris Bincelli

Data Palestra: 22/08/2025 | 11h às 12h30

Tema: Retentores Intrarradiculares: da indicação à cimentação.

Em dentes tratados endodonticamente, muitas vezes se faz necessária a cimentação de um retentor intrarradicular, tais como os pinos de fibra de vidro. No entanto, existem dificuldades em casos de dentes com canais amplos ou que não possuem remanescente coronário. O objetivo desta palestra será abordar as indicações de retentores intrarradiculares, pré-fabricados ou individualizados, suas vantagens e desvantagens e protocolos de cimentação adesiva.

Currículo Palestrante: 

Especialista e Mestre em Endodontia;

Doutora em Clínicas Odontológicas com área de concentração em Endodontia;

Pós Doutora em Endodontia;

Professora coordenadora adjunta nos cursos de Especialização e Mestrados da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Como obter previsibilidade de resultados em aumentos ósseos: Barbell Technique

Luís Guilherme Macedo

Data Palestra: 22/08/2025 | 13h30 às 15h

Tema: Como obter previsibilidade de resultados em aumentos ósseos: Barbell Technique.

O objetivo da palestra é discutir pontos importantes para se alcançar previsibilidade nos resultados de aumentos ósseos horizontais e verticais. Por meio de casos clínicos, iremos mostrar inúmeras situações clínicas, apresentando os pontos importantes que devemos levar em consideração desde o planejamento, desenhos de retalho, seleção de membranas e biomateriais, suturas avançadas e instrumentais adequados para o sucesso em ROG. Apresentaremos a Barbell Technique, o mais novo conceito em aumentos ósseos e que vem trazendo simplicidade técnica e elevando os sucessos em nossos resultados.

Currículo Palestrante:

– Especialista em Periodontia UNESP SJC;

– ⁠Especialista em Implantodontia CFO;

-⁠ Mestre em Implantodontia UNISA SP;

-⁠ Doutor em Prótese UNESP SJC;

– Advanced Surgical Training UCLA – Los Angeles;

-⁠ Professor Coordenador cursos Pós-graduação São Leopoldo Mandic Campinas;

– Criador do conceito Barbell Technique.

Perigos da plástica facial e seus meandros com a cirurgia BucoMaxiloFacial

André Baraldo

Data Palestra: 22/08/2025 | 11h às 11h45

Tema: Perigos da plástica facial e seus meandros com a cirurgia BucoMaxiloFacial.

Falaremos dos perigos de realização de cirurgias faciais por não médicos / bucomaxilofacial e implicações.

Currículo Palestrante: 

Otorrinolaringologista;

Chefe do setor de plástica facial do Instituto Felippu de Otorrinolaringologista;

Ex-preceptor de rinoplastia do Hospital Santa Marcelina 2014-2020;

AB Clinic.

Professor do Curso de Formação em cirurgia de ATM- Araraquara;

Professor dos cursos de especialização em Ortodontia na APCD (Araraquara).

Uma abordagem interdisciplinar do tratamento de dentes traumatizados

Adriana de Jesus Soares

Data Palestra: 22/08/2025 | 13h30 às 15h

Tema: Uma abordagem interdisciplinar do tratamento de dentes traumatizados.

O objetivo da palestra é abordar sobre o atendimento interdisciplinar de pacientes vítimas de traumatismos dentários, abordando desde o diagnóstico inicial até o tratamento e sequelas. O intuito é oferecer conhecimento atualizado sobre protocolos de atendimento, métodos de diagnóstico, sequelas e abordagens terapêuticas para dentes traumatizados.

Currículo Palestrante: 

Professora livre docente com área de concentração em Endodontia pela Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP).  Mestre e Doutorado em Clínica Odontológica com área de concentração em Endodontia pela FOP-UNICAMP. Coordenadora do Serviço de Atendimento aos Pacientes com traumatismo dentário (SATD)- FOP-UNICAMP

Reconstrução Tecidual em Implantodontia

Danilo Lazzari Ciotti

Data Palestra: 22/08/2025 | 16h às 17h30

Tema: Reconstrução Tecidual em Implantodontia.

Serão abordados casos clínicos nos quais foram empregados técnicas de reconstrução óssea e gengival, para devolver a harmonia do sorriso e melhorar a autoestima dos pacientes.

Currículo Palestrante: 

Cirurgião- Dentista – UNESP Araraquara;

Especialista e Mestre em Periodontia – UNICAMP;

Doutor em Prótese Dental – UNICAMP;

Coordenador dos Cursos de Mestrado e Especialização em Periodontia e Implantodontia – SLMandic;

Professor Universidade de Sorocaba – UNISO.

Odontologia na era digital e impactos na vida real

Jéferson Amaral

Data Palestra: 22/08/2025 | 16h às 17h30

Tema: Odontologia na era digital e impactos na vida real.

No mundo dos stories, do prontuário eletrônico e dos posts de ‘antes e depois’, o maior risco pode não estar na cadeira do consultório — mas na nuvem. Você sabe até onde pode ir às redes? Seu consultório está realmente protegido? Da prospecção à guarda de documentos, vamos encarar os desafios digitais da odontologia moderna.

Currículo Palestrante:

Advogado especialista em Direito Digital pela PUC Paraná, em Direito Constitucional pela UNICAMP e graduado em Direito pela PUC Campinas. Coordenador Jurídico da Uniodonto Campinas.

Dor crônica: fisiopatologia e opções terapêuticas

Beatriz Jalbut Jacob Milani

Data Palestra: 21/08/2025 | 109h às 09h45

Tema: Dor crônica: fisiopatologia e opções terapêuticas.

A dor crônica é uma condição multifatorial, sustentada por disfunções nos sistemas nervoso e imune, que perpetuam o estímulo doloroso mesmo após a resolução do dano inicial. Esta aula abordará o conceito atual de dor, a diferenciação entre dor nociceptiva, neuropática e nociplástica, e os principais mecanismos fisiopatológicos, como sensibilização central e neuroinflamação.

Serão discutidas estratégias terapêuticas farmacológicas, incluindo medicações convencionais e canabinoides, além de abordagens não farmacológicas, enfatizando a necessidade de uma atuação multimodal e individualizada no manejo da dor crônica.

Currículo Palestrante:

Médica formada pela Faculdade de Medicina de Jundiaí;

Anestesiologista com Área de Atuação em Dor certificada pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e Associação Médica Brasileira (AMB);

Pós-graduação em Cuidado ao Paciente com Dor pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês;

Pós-graduação em Endocanabinologia, Cannabis e Canabinoides pela Sativa Global Education;

Pós-graduação em Nutrologia pela Sanar;

Membro do Comitê Científico de Canabinoides da SBED;

Membro da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED);

International Association for the Study of Pain (IASP);

Sociedad Latinoamericana Interdisciplinaria de Cannabinología (SLIC);

Society of Cannabis Clinicians (SCC);

Consultora científica ExCanMed.

Artroscopia de ATM

Romualdo Monteiro de Barros

Data Palestra: 21/08/2025 | 11h às 11h45

Tema: Artroscopia de ATM.

Possibilidades atuais de artroscopia de ATM.

Currículo Palestrante: 

Cirurgião Bucomaxilofacial pelo HC-FMUSP;

Fellowship em CTBMF pela Boston University;

Doutor em Ciências – FOUSP;

Membro do Núcleo BMF – Hospital Sírio Libanês.

Reconstrução e reabilitação de pacientes com grandes perdas ósseas da face

Flávio Ferraz

Data Palestra: 20/08/2025 | 16h30 às 17h15

Tema: Reconstrução e reabilitação de pacientes com grandes perdas ósseas da face.

A reconstrução óssea e posterior reabilitação dentária de pacientes que passaram por grandes ressecções ósseas é um grande desafio. Com foco na reabilitação oclusal através de implantes e prótese, realizamos todo o planejamento de grandes reconstruções ósseas para que o paciente possa ter suas funções preservadas. Vamos discutir os aspectos críticos e dificuldades nesses casos.

Currículo Palestrante: 

Cirurgião Bucomaxilofacial do Serviço de Cirurgia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da USP e do Hospital Universitário da USP;

Fellowship em Planejamento Cirúrgico Virtual no Houston Methodist Hospital – Texas USA;

Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial;

Prática privada na Clínica Saint Pierre há 25 anos com foco em Cirurgia Ortognática, Reconstruções faciais e Implantes.

Cirurgia aberta da ATM: Como eu faço

Daniel Zerbinatti

Data Palestra: 21/08/2025 | 11h45 às 12h30

Tema: Cirurgia aberta da ATM: Como eu faço.

Desmistificando a cirurgia aberta de reposicionamento de disco da ATM com ancoragem em técnica minimamente invasiva, desde o preparo clínico até a execução.

Currículo Palestrante:

Cirurgião Bucomaxilofacial;

Especialista em disfunção temporomandibular e dor orofacial;

Especialista em implantodontia;

Vice-presidente da SOBRACIBU.

O que mudou nos últimos anos com a Tomografia?

Luciana Blank

Mesa Redonda

Data: 20/08/2025 | 14h às 18h

Tema: O que mudou nos últimos anos com a Tomografia?

Expor para o clínico e endodontista os benefícios e as mudanças do planejamento 3D.

Currículo Palestrante:

Especialista e Mestre em Endodontia (USP);

Especialista e Mestre em Radiologia (SLMandic);

Formada pela PUCCAMP;

Coordenadora dos Cursos de Pós-graduação em Endodontia ABO Santos;

Coordenadora do Curso ABC da Tomografia.

O que mudou nos últimos anos com a Tomografia?

Francine Panzarella

Mesa Redonda

Data: 20/08/2025 | 14h às 18h

Tema: O que mudou nos últimos anos com a Tomografia?

Expor para o clínico e endodontista os benefícios e as mudanças do planejamento 3D.

Currículo Palestrante: 

Professora.

O que mudou nos últimos anos com a Tomografia?

Cassia Cestari Toia

Data Palestra: 20/08/2025 | 14h às 18h

Tema: O que mudou nos últimos anos com a Tomografia?

Expor para o clínico e endodontista os benefícios e as mudanças do planejamento 3D.

Currículo Palestrante:

– Cirurgiã-Dentista, Mestre e Doutora pelo Instituto de Ciência e Tecnologia, ICT – Campus de SJC, UNESP, São José dos Campos, SP

– Especialista pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba, FOP – UNICAMP, Piracicaba, SP

– Professora de Endodontia na Faculdade São Leopoldo Mandic, Campinas, SP

– Professora na Faculdade Anhanguera Educacional, São José dos Campos, SP

– Mestrado no exterior (2016) – IUPUI, Indiana, Estados Unidos

– Doutorado no exterior (2018/2019) – University of Iowa, Iowa, Estados Unidos

– ⁠Atuação clínica – Endodontia Microscópica

Tratamento cirúrgico das osteonecroses

Marco Aurelio Verlangieri Alves

Data Palestra: 22/08/2025 | 16h às 16h45

Tema: Tratamento cirúrgico das osteonecroses.

Quando indicar o tratamento cirúrgico das osteonecroses. Quais são as limitações do tratamento cirúrgico e suas implicações.

Currículo Palestrante: 

Graduação em Odontologia pela FOUSP – SP;

Especialista em CTBMF pela FFO-USP SP;

Mestre em ciências pela FOUSP – SP;

Fellowship AO Universidade de Basel – Suíça.

Osteonecrose dos Maxilares Relacionada a Medicamentos: fisiopatologia, gerenciamento de riscos e prevenção?

Eliane Queiroz

Data Palestra: 22/08/2025 | 13h30 às 14h15

Tema: Osteonecrose dos Maxilares Relacionada a Medicamentos (MRONJ): fisiopatologia, gerenciamento de riscos e prevenção?

Discussão sobre os mecanismos de ação das drogas antirreabsortivas, a fisiopatologia da doença, os fatores de riscos e seu gerenciamento para prevenção e manejo da MRONJ.

Currículo Palestrante:

Formação:

Graduada em Odontologia – FOA UNESP;

Cirurgiã Bucomaxilofacial, Implantodontista e Especialista em Farmacologia Clínica;

Residência em Odontologia Oncológica (Hospital A.C.Camargo-SP) e em Cirurgia Bucomaxilofacial (Santa Casa de São Paulo);

Mestrado em Cirurgia de Cabeça e Pescoço (Hospital Heliópolis-SP);

Doutorado em Oncologia (Hospital A.C.Camargo).

 

Atuação:

Cirurgiã das Equipes de Cirurgia e Traumatologia BMF do Hospital Municipal;

Tatuapé e do Hospital Regional Sul, em São Paulo;

Professora do Curso de Odontologia da Universidade Guarulhos (UNG).

Reconstruções ósseas para Implantodontia

Flavio Tendolo Fayad

Data Palestra: 20/08/2025 | 14h45 às 15h30

Tema: Reconstruções ósseas para Implantodontia.

Técnicas de reconstrução óssea para implantes imediatos ou tardios, serão abordados temas no quesito de manejo ósseo para reabilitação com implantes intraósseos.

Currículo Palestrante: 

Especialista e Mestre em Cirurgia Bucomaxilofacial;

Doutor em Implantodontia;

Especialista em Periodontia e Ortodontia.

Técnicas cirúrgicas para feminização facial

Lucas Cavalieri Pereira

Data Palestra: 22/08/2025 | 11h45 às 12h30

Tema: Técnicas cirúrgicas para feminização facial.

Demonstrar procedimentos cirúrgicos para tornar a face mais feminina e harmônica.

Currículo Palestrante:

Mestre, doutor e pós doutor em Cirurgia Bucomaxilofacial;

Fellowship em cirurgia Ortognática e ATM na Universidade da Carolina do Norte – EUA;

Coordenador de Mestrado em Cirurgia – São Leopoldo Mandic;

Coordenador da Residência do HFC – Piracicaba.

Benefícios dos implantes osseointegrados nas reabilitações faciais

Paulo Abdalla Saad

Data Palestra: 20/08/2025 | 17h15 às 18h

Tema: Benefícios dos implantes osseointegrados nas reabilitações faciais.

Apresentar a Importância do planejamento com implantes nas reabilitações faciais, nas suas diversas etiologias, más formações congênitas, traumas severos e Cirurgias Ressectivas, proporcionando a utilização de próteses buco maxilo faciais mais eficientes, funcionais e seguras.

Currículo Palestrante:

Mestre e Doutor pelo Depto. De Ortopedia da UNIFESP/ EPM;

Professor Titular de CTBMF e Anestesiologia da Universidade Paulista;

Pós-doutorado na Universidade de Gotemburgo;

Coordenador dos Cursos de Especialização em Implantes da FAOA-Araraquara e AORP Rib. Preto;

Consultor Científico da Titanium Fix.

Planejamento ortodôntico para o tratamento cirúrgico das deformidades dentofaciais

Miguel Cocco

Data Palestra: 21/08/2025 | 17h15 às 18h

Tema: Planejamento ortodôntico para o tratamento cirúrgico das deformidades Dentofaciais.

Tratamento Ortodôntico-cirúrgico das deformidades dentofaciais, abordando desde o diagnóstico, planejamento e técnica utilizada no preparo orto-cirúrgico destes pacientes até a realização da cirurgia ortognática. Enfatizando a importância de um correto diagnóstico e um planejamento criterioso para obtenção de resultados satisfatórios neste tipo de tratamento.

Currículo Palestrante:

Cirurgião-dentista pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Especialista em Ortodontia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Cirurgia Ortognática minimamente invasiva. Novas perspectivas para tratamento de pacientes com deformidades dento faciais

Luciano Del Santo

Data Palestra: 21/08/2025 | 14h45 às 15h30

Tema: Cirurgia Ortognática minimamente invasiva. Novas perspectivas para tratamento de pacientes com deformidades dento faciais.

Novas perspectivas sobre a Cirurgia Ortognática e como ela pode melhor qualidade de vida e autoestima dos pacientes.

Currículo Palestrante: 

Cirurgião Bucomaxilofacial;

Especialista e Mestre em Cirurgia Bucomaxilofacial;

Diretor Clínico – Neo Face;

Coordenador de Equipe em Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Alvorada

AOCMF Fellowship – Universitätsklinikum Hamburg-Eppendorf – Hamburgo, Alemanha;

Fellowship em Artroscopia de ATM – Hosp. Infarta Cristina – Badajoz, Espanha;

Fellowship em Cirurgia da ATM – Ninth People’s Hospital – Shanghai, China;

Fellowship em Artroscopia de ATM – Hosp San Carlos – Madrid, Espanha;

Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Bucomaxilofacial e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bucomaxilofacial.

Desafios nas reconstruções de extensos defeitos maxilofaciais

Mariana Paes Levasseur

Data Palestra: 20/08/2025 | 11h15 às 12h

Tema: Desafios nas reconstruções de extensos defeitos maxilofaciais.

Novas perspectivas sobre a Cirurgia Ortognática e como ela pode melhor qualidade de vida e autoestima dos pacientes.

Currículo Palestrante: 

Graduação odontologia UFJF 2002-2007;

Residência Hospital Universitário UFJF 2007-2010;

Especialização Implantodontia SLM-RJ 2018 – 2022;

Chefe do serviço de CTBMF do hospital municipal de pronto socorro de Juiz de Fora MG;

Chefe do Serviço de CTBMF Santa Casa de Juiz de Fora;

Chefe do Serviço de CTBMF dos hospitais monte Sinai, Albert Sabin e Hospital da Unimed de Juiz de Fora;

Staff residência em cirurgia plástica do Hospital Terezinha de Jesus JF.

Planejamento cirúrgico virtual orientado pela face

Eduardo Stedile Fiamoncini

Data Palestra: 20/08/2025 | 10h30 às 11h15

Tema: Planejamento cirúrgico virtual orientado pela face.

Nessa aula serão abordados os conceitos fundamentais sobre o planejamento de tratamentos cirúrgicos, aliando as informações clínicas da análise facial com a precisão oferecida pelo planejamento virtual orientado à face.

Currículo Palestrante:

Graduação em Odontologia

Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau/SC — Brasil.

2007 – 2011

 

Especialização em Cirugia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Associação de Cirurgiões Dentistas de São Paulo (APCD), Bauru/SP — Brasil.

2012 – 2014

 

Mestrado em ciências – Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), Bauru/SP — Brasil.

2015 – 2017

 

Doutorado em ciências – Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), Bauru/SP — Brasil.

2018 – 2020

Fluxo digital e seus benefícios.

Amanda Gonçalez

Data Palestra: 20/08/2025 | 14h às 15h30 – 16h30 às 18h

Tema: Fluxo digital e seus benefícios.

Evidenciar como o fluxo digital na odontologia proporciona melhorias clínicas e aumenta sua rentabilidade na clínica.

Currículo Palestrante:

Especialista em Fluxo Digital.

Reabilitação com implantes em áreas reconstruídas pós ressecção de tumores

André Caroli Rocha

Data Palestra: 21/08/2025 | 09h45 às 10h30

Tema: Reabilitação com implantes em áreas reconstruídas pós ressecção de tumores.

Abordar as possibilidades, estratégias e cuidados envolvidos na reabilitação dentária de áreas ressecadas e reconstruídas por diagnóstico de neoplasias dos maxilares.

Currículo Palestrante: 

Especialista em CTBMF;

Mestre em Patologia Bucal;

Doutor em Diagnóstico Bucal;

Assistente do serviço de CTBMF do HC FMUSP;

Assistente do departamento de Estomatologia do hospital AC Camargo.

A regeneração dérmica guiada por nanopartículas: hidroxiapatita em nova dimensão

Tereza Scardua

Data Palestra: 22/08/2025 | 11h às 12h30

Tema: A regeneração dérmica guiada por nanopartículas: hidroxiapatita em nova dimensão.

Currículo Palestrante: 

Mestre em Disfunção Temporomandibular pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, pós-graduada em Saúde Baseada em Evidências Científicas pelo Hospital Sírio Libanês. Possui artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais.

O uso de laser e LED no tratamento da Osteonecrose

Daniel Nastri de Luca

Data Palestra: 22/08/2025 | 14h15 às 15h

Tema: O uso de laser e LED no tratamento da Osteonecrose.

Mostrarei uma técnica pouco conhecido para tratamento de osteonecrose dos maxilares, onde utiliza-se equipamentos de LED e laser de diodo para descontaminação e identificação das áreas necróticas nos ossos.

Currículo Palestrante: 

Especialista em CTBMF, DTM/Dor Orofacial e HOF;

Professor do Instituto NUPEN;

Prof. de pós-graduação da Faculdade SLMandic;

Sócio proprietário da Ecodonto Clínica Odontológica – São Carlos;

Revisor científico LAJOMS;

Acreditado pelo BOARD da ALACIBU e BOARD de cirurgia estética da ALACIBU;

Secretário executivo do BOARD da ALACIBU;

Presidente eleito da ALACIBU gestão 2025/2027.

Panorama atual da resistência bacteriana na Odontologia: impactos e perspectivas

Rogério Motta

Data Palestra: 21/08/2025 | 14h45 às 15h30

Tema: Panorama atual da resistência bacteriana na Odontologia: impactos e perspectivas.

A resistência bacteriana representa um dos maiores desafios para a saúde pública mundial — e a Odontologia não está isenta desse cenário. Esta palestra propõe uma análise atualizada sobre o panorama da resistência bacteriana no contexto odontológico, abordando os principais microrganismos envolvidos, o uso indiscriminado de antibióticos, as consequências clínicas dessa realidade e as estratégias para um uso racional desses medicamentos. Além disso, serão discutidas perspectivas futuras para o controle da resistência microbiana com foco na prática clínica. Destinada a estudantes e profissionais da área, a palestra busca promover uma reflexão crítica sobre a responsabilidade coletiva no enfrentamento desse problema crescente.

Currículo Palestrante:

Possui Graduação em Odontologia (Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP/UNICAMP), Mestrado e Doutorado em Ciências Fisiológicas na Área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica (Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP/UNICAMP). Concluiu o Estágio de Pós-Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Atualmente é Professor da Área de Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic (Campinas/SP). Atualmente também é membro da Câmara Técnica de Analgesia Relativa ou Sedação Consciente com Óxido Nitroso no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) no Biênio 2024/2025 e Instrutor de Cursos de Suporte Básico de Vida (SBV) pela American Heart Association (AHA).

Indicação de Próteses Customizadas em CTBMF

Jose Barone

Data Palestra: 21/08/2025 | 09h45 às 10h30

Tema: Indicação de Próteses Customizadas em CTBMF.

Indicação absoluta de próteses customizadas tanto nas reconstruções mandibulares e da Articulação tempero mandibular seja por ablação de tumores como nas alterações patológicas da ATM como nas possibilidades de tratamento em cirurgia ortognática.

Currículo Palestrante: 

Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial;

Mestre em anatomia pela USP;

Especialista em administração hospitalar;

Responsável do setor de cirurgia e Traumatologia BMF do Hospital do Servidor público estadual SP;

Presidente da câmara técnica de CTBMF do CROSP.

Benefícios da cirurgia guiada com EasyGuide na prática clínica

Leonardo de Franco

Data Palestra: 22/08/2025 | 16h30 às 17h

Tema: Benefícios da cirurgia guiada com EasyGuide na prática clínica.

Precisão e segurança no planejamento e execução de procedimentos;

Redução de tempo cirúrgico com protocolos otimizados;

Resultados previsíveis e melhora na experiência do paciente;

Integração simplificada ao fluxo de trabalho clínico;

Casos práticos que demonstram eficácia em implantes e reabilitações.

Currículo Palestrante: 

Especialista, Mestre e Doutor em Implantodontia.

Soluções imediatas: Revolucionando a prática clínica com implantes Straumann

Luiz Otavio

Data Palestra: 22/08/2025 | 16h às 16h30

Tema: Soluções imediatas: Revolucionando a prática clínica com implantes Straumann.

Indicações e aplicações clínicas dos implantes BLT e BLX.

Currículo Palestrante: 

Graduado em Odontologia pela USP;

Mestre e Doutor em prótese dentária pela USP;

International Team of Implantology Fellow;

Membro ImplanTeam.

As vantagens da utilização dos alinhadores ClearCorrect para casos complexos

Rafael Malagutti

Data Palestra: 22/08/2025 | 17h às 17h30

Tema: As vantagens da utilização dos alinhadores ClearCorrect para casos complexos.

Apresentação dos alinhadores ClearCorrect e seus recursos no tratamento de mal oclusões complexas.

Currículo Palestrante:

Graduado em Odontologia pela FORP/USP;

Especialização em Ortodontia ORTOGOTARDO/FACSETE;

Equipe Marcos Janson;

Mestrando em Ortodontia São Leopoldo Mandic – Equipe SZK;

Professor convidado de cursos de especialização em Ortodontia;

Master em ancoragem esquelética e MARPE na UCLA (University of California, Los Angeles) – Prof. Won Moon;

Especialização em Implantodontia Instituto César Arita – AORP;

Professor do curso de Especialização em Implantodontia do ICA – AORP;

Clínica Particular e Responsável Técnico Odontologia Malaguti Ferreira.

Hands-on

Materiais de Moldagem: da Composição ao Controle Clínico — Um Mergulho na Prática Profissional

Camila Medeiros

Hands-on

Data: 20/08/2025 | 10h30 às 12h – 14h às 15h30

Tema: Materiais de Moldagem: da Composição ao Controle Clínico — Um mergulho na prática profissional.

Os materiais de moldagem representam um dos pilares da odontologia restauradora e reabilitadora, sendo essenciais para a obtenção de cópias fiéis das estruturas orais. Nesta atividade, exploraremos a composição, as reações químicas e as aplicações clínicas dos principais materiais de moldagem, com foco especial nos silicones de adição, silicones de condensação e alginatos. Serão discutidos aspectos críticos como tempo de trabalho, manipulação, compatibilidade com materiais de vazamento, além de erros clínicos frequentes que comprometem o assentamento passivo das peças protéticas. A atividade será finalizada com um hands-on prático, onde os participantes poderão simular moldagens e aplicar os conceitos abordados, reforçando o aprendizado por meio da experiência.

Currículo Palestrante:

Graduada em Odontologia pela FOUSP;
Mestrado em Ciências Odontológicas, área de concentração em Materiais Dentários, pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP);
Especialização em Saúde Coletiva;
Pesquisa científica e consultoria técnica;
Palestras e Eventos.

Desmitificando a Moldagem: abordagens práticas e eficazes

Mariana Coutinho Sancas

Hands-on

Data: 20/08/2025 | 10h30 às 12h

Tema: Desmitificando a Moldagem: abordagens práticas e eficazes.

Abordaremos materiais, técnicas e dicas sobre moldagem odontológica.

Currículo Palestrante: 

Especialista, Mestre e Doutoranda em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Restaurações Indiretas em resina composta, confeccionadas em consultório com modells de silicone.

Hélio Rui Dutra

Hands-on

Data: 20/08/2025 | 10h30 às 12h

Tema: Restaurações Indiretas em resina composta, confeccionadas em consultório com modelos de silicone.

Proporcionar ao cirurgião-dentista, uma técnica simples, onde não dependerá de um laboratório de prótese, para confeccionar onlay e inlay.

Currículo Palestrante: 

Cirurgião-dentista especialista em Dentística, habilitação em alinhadores transparentes, habilitação em Laser.

Restaurações descomplicadas com a Resina Filtek Easy Match

Aila Cipriano

Data Palestra: 20/08/2025 | 16h30 às 18h

Tema: Restaurações descomplicadas com a Resina Filtek Easy Match.

Abordagem simplificada em procedimentos restauradores.

Currículo Palestrante:

Cirurgiã-Dentista formada pela UFPI. Mestre e Doutora em Materiais Dentários. Especialista em Dentística Restauradora. Especialista Clínica da Solventum, antiga 3M Cuidados à Saúde.

Aplicações clínicas dos lasers na Odontologia - seu diferencial profissional

Ricardo Navarro

Hands-on

Data: 20/08/2025 | 16h30 às 18h

Tema: Aplicações clínicas dos lasers na Odontologia – seu diferencial profissional.

Conceitos físicos e interação dos lasers e LEDs nos tecidos biológicos, conceitos, aplicações clínicas e protocolos da Terapia de Fotobiomodulação com lasers de baixa potência e LEDs, Terapia Fotodinâmica antimicrobiana (PDT) e Laser de alta potência na clínica odontológica.

Currículo Palestrante:

Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo- FOUSP

Mestrado em Dentística e Doutorado em Ciências Odontológicas- Odontopediatria pela FOUSP

Professor do curso de graduação Odontologia e do Programa de pós-graduação em Bioengenharia da Universidade Brasil

Patologias Oclusais: diagnóstico clínico e imersivo no metaverso

Equipe Ocluverso

Hands-on

Data: 21/08/2025 | 09h às 10h30 – 11h às 12h30 – 14h às 15h30 – 16h30 às 18h

Tema: Patologias Oclusais: diagnóstico clínico e imersivo no metaverso.

A Ocluverso orgulha-se de utilizar uma ferramenta inédita: a imersão em realidade virtual, tornando possível a compreensão aprofundada de conceitos e casos clínicos em um ambiente único no ensino odontológico.

Na atividade desse Hands-on, será feito uma abordagem sobre patologias oclusais com interação de diagnóstico otimizado pelo Metaverso, mostrando que essa pode ser uma ferramenta didática e também utilizada na comunicação com o paciente.

Venha fazer parte da revolução enquanto mudamos a história da Odontologia!

Currículo Palestrante: 

A Ocluverso é uma empresa inovadora que oferece cursos de imersão presenciais, complementados por interações no metaverso para diferentes níveis de complexidade.

Se destaca pela sua filosofia de trabalho inédita. Nosso lema é redefinir a odontologia com um ensino prático, acessível e replicável.

Dentes posteriores: como obter pontos de contato ideais com resina composta

Caroline Lumi Miyazaki

HandsOn

Data: 21/08/2025 | 09h às 10h30

Tema: Dentes posteriores: como obter pontos de contato ideais com resina composta.

Na atividade vamos abordar a correta seleção de materiais para a confecção de restaurações classe II em resina composta, de forma a obter pontos de contato ideais, correta anatomia, adequada polimerização, acabamento e polimento, e, assim, buscar maior longevidade.

Currículo Palestrante: 

Graduação FOUSP, Doutorado FOUSP, Estágio OHSU (EUA) e Univ. Manchester (UK), Especialização Dentística e Profa. de Especialização Dentística Facop Sorocaba. Ger. T&E Ultradent e Int. Clinical Affairs Ultradent.

Ultrassom - a ferramenta mais poderosa da sua prática clínica

Alexandre Capelli

Data Palestra: 21/08/2025 | 09h às 10h30 – 11h às 12h30 – 14h às 15h30 – 16h30 às 18h

Tema: Ultrassom – a ferramenta mais poderosa da sua prática clínica.

A palestra mostrará as diferentes aplicações clínicas na Cirurgia, Periodontia, Endodontia com insertos ultrassônicos em conjunto com ultrassom piezoelétrico.

Currículo Palestrante:

Especialista em Endodontia – UNESP Araraquara;

Mestre e Doutor pela FORP USP;

Fundador e CEO da HelseUltrasonic.

Faceta em resina composta para dente escurecido

Paulo Quagliatto

Hands-on

Data: 21/08/2025 | 09h às 10h30 – 11h às 12h30

Tema: Faceta em resina composta para dente escurecido.

Planejamento Digital e Analógico, Mock-up, Muralhas de Preparos, Preparos Minimamente Invasivo;

Restaurações Diretas em Resinas para Dentes Anteriores: Facetas Dentes Escurecidos.

Currículo Palestrante:

Mestre e Doutor em Dentística Restauradora pela Unesp-Araraquara-SP. Tese realizada na Universidade do Texas-San Antonio-USA.

Autor do Livro: “Clareamento Dental e Técnicas Restauradoras para dentes Clareados”. Editora Santos

Saúde Oral ITOP - Mitos e Verdades

Ricardo Amore

Hands-on

Data: 21/08/2025 | 11h às 12h30

Tema: Saúde Oral ITOP – Mitos e Verdades.

Palestra que aborda a filosofia ITOP de higiene oral – profilaxia oral treinada individualmente, com a finalidade de destacar a importância da prevenção oral individualizada como forma de saúde oral e geral. Não há saúde geral sem saúde oral. Apresenta os instrumentos mais utilizados para uma higienização individualizada como escovas interdentais, escova dental, escova unitufo e a prescrição de cremes dentais. Cada vez mais a prevenção será ofício do cirurgião-dentista.

Currículo Palestrante: 

Mestre em Dentística pela UNITAU;

Mestre e Doutor em Dentística pela UNESP-SJC;

Prof. do curso de especialização em Dentística da SLMANDIC-SP;

Palestrante da Curaprox Academy.

Como reabilitar dentes extensamente destruídos com pinos em fibra de vidro.

Raphael Monte Alto

Data Palestra: 20/08/2025 | 14h às 15h30 – 16h30 às 18h

Tema: Como reabilitar dentes extensamente destruídos com pinos em fibra de vidro.

Considerações biomecânica dos dentes extensamente destruídos. Quando utilizar pinos infra radiculares, pinos anatômicos, cimentação adesiva e fotoativação.

Currículo Palestrante:

Especialista em Dentística – UFF;

Especialista em Prótese – ABO-Niterói;

Especialista em Implantodontia – UFF;

Mestre em Clínica Odontologia – UFF;

Doutor em Dentística – UERJ;

Coordenador do curso de especialização em Dentística e prótese – SLM;

Prof. Adjunto da disciplina de Clínica Integrada – UFF;

Palestrante Nacional e Internacional;

Autor do Livro: Reabilitação Estética Anterior: O Passo a passo da rotina clínica.

Aplicação do sistema de resina Clearfil AP-X ES-2 em restaurações de dentes posteriores

Roberta Pereira

Data Palestra: 21/08/2025 | 14h às 15h30 – 16h30 às 18h

Tema: Aplicação do sistema de resina Clearfil AP-X ES-2 em restaurações de dentes posteriores.

A resina composta Clearfil AP-X ES-2 é um material restaurador fotopolimerizável, desenvolvido para uso em dentes anteriores e posteriores, oferecendo estética, alto desempenho mecânico e facilidade de manuseio. O material é ideal para quem busca unir eficiência clínica e estética confiável, sendo uma excelente escolha para restaurações em dentes posteriores e para profissionais que prezam por resultados previsíveis.

Currículo Palestrante:

Especialista em Dentística Restauradora – UFSC;

Mestre em Dentística Restauradora – UFSC;

Doutoranda em Materiais Dentários – FOP|UNICAMP;

Técnica em Prótese Dentária – Protec;

Coordenadora do curso de Especialização em Prótese e Dentística | IGA- Aracaju/SE;

Coordenadora do curso de Especialização em Prótese e Dentística | São Leopoldo Mandic – Vitória/ES;

Coordenadora do curso de Mestrado em Dentística | São Leopoldo Mandic – Belo Horizonte/MG;

Coordenadora do curso de Mestrado em Dentística | São Leopoldo Mandic – São Paulo/SP.

Dentes posteriores: como obter pontos de contato ideais com resina composta

Natalia Carlos

Hands-on

Data: 21/08/2025 | 16h30 às 18h

Tema: Dentes posteriores: como obter pontos de contato ideais com resina composta.

Na atividade vamos abordar a correta seleção de materiais para a confecção de restaurações classe II em resina composta, de forma a obter pontos de contato ideais, correta anatomia, adequada polimerização, acabamento e polimento, e, assim, buscar maior longevidade.

Currículo Palestrante:

Graduação São Leopoldo Mandic, Mestrado e Doutorado São Leopoldo Mandic. T&E Ultradent do Brasil.

Sistema de matrizes Palodent: restaurando dentes posteriores com excelência

Wanessa Christine Zaroni

Hands-on

Data: 22/08/2025 | 09h às 10h30 – 11h às 12h30

Tema: Sistema de matrizes Palodent: restaurando dentes posteriores com excelência.

Restauração de dentes posteriores de forma eficaz!

Currículo Palestrante: 

– Graduação em Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo (2000)

– Mestrado em Odontologia Restauradora e especialização em Dentística pela Universidade de São Paulo (2005)

– Doutorado em Odontologia (Dentística) pela Universidade de São Paulo (2007).

– Autora de diversos capítulos de livros e artigos científicos nacionais e internacionais.

– Foi coordenadora do curso de Especialização em Dentística da Faculdade COESP – João Pessoa, PB (2015-2022)

– Atualmente (desde 2019) é professora responsável pelas disciplinas de Dentística pré-clínica e clínica e também faz parte da equipe de docentes das disciplinas de Estágio Supervisionado 3 e 4, Clínica Integrada e Projeto Integrador do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Sistema WaveOne Gold de instrumentação reciprocante no preparo do sistema de canais radiculares

Carlos Eduardo Fontana

Hands-on

Data: 22/08/2025 | 09h às 10h30

Tema: Sistema WaveOne Gold de instrumentação reciprocante no preparo do sistema de canais radiculares.

O hands-on apresentará o sistema waveone gold de limas reciprocantes para instrumentação endodôntica. Os participantes terão acesso às informações, propriedades e indicações dessa cinemática através de uma aula teórica seguida de uma demonstração e treinamento do sistema.

Currículo Palestrante: 

Especialista, Mestre e Doutor em Endodontia;

Professor de Endodontia da PUC-Campinas;

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUC-Campinas;

Equipe de Endodontia de Campinas.

Baby form: técnica de confecção para coroas em odontopediatria

Julia Vitório Octaviani

Hands-on

Data: 22/08/2025 | 09h às 10h30 – 11h às 12h30 – 13h30 às 15h

Tema: Baby form: técnica de confecção para coroas em odontopediatria.

Na palestra “Baby Form: técnica de confecção para coroas em odontopediatria”, irei apresentar uma técnica inovadora e prática voltada para a reabilitação de dentes decíduos com grande destruição coronária, especialmente nos casos de cárie severa em dentes anteriores. A técnica Baby Form utilizará moldes de silicone pré-formados, semelhantes às moldeiras de clareamento, para confeccionar coroas diretas em resina composta, com excelente adaptação à anatomia dos dentes decíduos.

Durante minha apresentação, abordarei os principais benefícios da técnica, como:

– Agilidade no atendimento clínico;

– Redução do tempo de cadeira;

– Estética superior em comparação às coroas metálicas;

– Boa aceitação por parte dos pais;

– Facilidade na execução do passo a passo clínico.

Falarei também sobre a importância da escolha adequada do molde, do preparo mínimo do dente, da seleção do sistema adesivo compatível e dos cuidados com o acabamento e o polimento para garantir uma restauração durável e esteticamente agradável.

Ao final, pretendo mostrar como a técnica Baby Form poderá se tornar uma excelente alternativa para o atendimento em odontopediatria, aliando eficiência, estética e praticidade na reabilitação dos pequenos pacientes.

Currículo Palestrante:

– Graduada em Odontologia pela Universidade de Marilia UNIMAR

– Mestrado em Gestão e Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba FOP/UNICAMP

– Especialização em Gestão Pública em Saúde pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba FOP/UNICAMP

– Doutorado em Odontologia na área de Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba FOP/UNICAMP

– Especialização em Odontopediatria com Habilitação em Laserterapia pela Faculdade São Leopoldo MANDIC

Atualmente estou como professora do curso de Odontologia da Universidade de Sorocaba.

Reciproc e Rotate

Leandro Pereira

Hands-on

Data: 22/08/2025 | 11h às 12h30 – 13h30 às 15h

Tema: Reciproc e Rotate.

Currículo Palestrante:

Especialista em Endodontia, Mestre e Doutor em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica Medicamentosa pela FOP UNICAMP. Graduado pela FOP UNICAMP. O Professor Leandro Pereira iniciou o seu trabalho na área de microscopia operatória em 1998. Desde então se dedicou ao desenvolvimento da microfotografia e microfilmagem através do microscópio. Desenvolveu também novas alternativas microcirúrgicas sendo um dos pioneiros da microcirurgia endodôntica (full) piezoelétrica. Atualmente divulga esta nova modalidade microcirúrgica ao redor do mundo com palestras ministradas em diversos países como Grécia, Bulgária, Chile, Peru, Espanha, México, Argentina, Portugal, Equador, República Dominicana, Rússia, Polônia, Romênia, Alemanha, Azerbaijão, Geórgia, Colômbia e Brasil. Em sua tese de doutorado desenvolveu o aplicativo Dental Simulador que trouxe uma proposta pedagógica revolucionária no ensino mundial de técnicas anestésicas em Odontologia.

Descomplicando a cimentação de laminados cerâmicos

Jansen Ozaki

Hands-on

Data: 22/08/2025 | 13h30 às 15h

Tema: Descomplicando a cimentação de laminados cerâmicos.

Hands On de cimentação de laminados cerâmicos usando o novo sistema Panavia LC veneer.

Currículo Palestrante: 

-Mestre em Dentística FOP/UNICAMP

-Especialista em Dentística FOP/UNICAMP

-Professor Expert da Academia Dental DENTSPLY SIRONA

-Coordenador dos Cursos de Imersão de Laminados e Lentes de Contato da Odontopartners/SP

-Professor docente do curso de Pós-graduação de Reabilitação Oral – Universidade Autônoma do Chile

-Professor docente do curso de Pós-graduação do Instituto Autônomo del Norte IAN, Durango/Mexico

-Palestrante nacional e internacional

Cimentação adesiva. Estamos fazendo do jeito certo?

Nívio Fernandes Dias

Hands-on

Data: 20/08/2025 | 10h30 às 12h – 14h às 15h30

Tema: Cimentação adesiva. Estamos fazendo do jeito certo?

Conceitos de adesão relacionada à cimentação adesiva, cimentos com tecnologia moderna. Cimentação de indiretas em resina e cerâmica, bem como retentores. Em que estágio estamos?

Currículo Palestrante: 

Especialista em Dentística (USP- Bauru);

Mestre em Dentistica (UNESP SJ dos Campos);

Coordenador dos cursos de Especialização em Dentistica (ABO Santos e FACOP Sorocaba);

Diretor técnico do Estúdio Dias de Odontologia Cursos (Santos – SP).