22 de maio de 2018

Seis passos simples para manter seus dentes longe da cárie

A saúde bucal é importante em todas as fases da vida. Ela garante dentes mais saudáveis, um sorriso bonito e evita o surgimento de diversas doenças como a cárie. No entanto, às vezes é difícil dar à saúde a atenção que ela merece. Os adultos estão muito ocupados com o trabalho e a família, já as crianças não são muito fãs de manter hábitos saudáveis. Mas como esse cuidado não pode ficar para depois, elaboramos seis passos simples para ajudar você a garantir o bem-estar de quem você ama. Confira!

1. Evite alimentos com muito açúcar 

Sabe os refrigerantes, sorvetes, balas e chicletes que seus filhos tanto adoram? Então, eles são um perigo para a saúde bucal. Por isso, evite ao máximo o consumo destes e outros alimentos açucarados como as bolachas, os doces, entre outros. O primeiro passo é riscar esses itens da alimentação diária. Deixe as guloseimas para um domingo em família, por exemplo.

2. Inclua frutas e verduras nas refeições 

O cuidado com a saúde começa naquilo que ingerimos. Quando o assunto é a higiene dos dentes, os alimentos ricos em fibras são os melhores aliados. Isso acontece porque as fibras estimulam a produção de saliva, que assume o papel de “detergente” e diminui a acidez produzida pelas bactérias presentes na boca. Esse processo ajuda a eliminar as chances da cárie aparecer.

Alguns desses alimentos são a maçã, a cenoura, o feijão preto, o abacate, a banana, o arroz integral e o pepino.

3. Evite mastigar com pressa

Os adultos correm contra o tempo para dar conta de todas as obrigações diárias. As crianças também têm seus motivos para acelerar a etapa da refeição, como brincar com os amigos, por exemplo. Nesse ritmo, a cárie pode dar as caras a qualquer momento. Isso é possível porque quanto mais rápido se come, mais restos de comida ficam acumulados entre os dentes. Sendo assim, estimule sua família a mastigar bem os alimentos. Além de prevenir a cárie, essa prática auxilia na sensação de saciedade e na digestão dos alimentos, evitando que haja exagero na quantidade.

4. Escove os dentes diariamente

A regularidade é a chave do bem-estar bucal. Mesmo que seus filhos não queiram escovar os dentes antes de dormir, ou logo após comer, insista e certifique-se de que eles mantenham esse hábito.

O ideal é que a escovação seja realizada três vezes ao dia, meia hora após as refeições.

5. Use o fio dental

Para afastar a cárie da sua vida é necessário eliminar todas as chances dela surgir. E para que a segurança seja completa, a utilização do fio dental é fundamental. Essa dica vale tanto para as crianças quanto para os adultos. Afinal, existem alguns espaços que a escova não alcança — e são neles que o fio dental consegue chegar.

6. Escolha sempre os produtos com flúor

O creme e o enxaguante bucal têm o papel de proteger os dentes. No entanto, isso só será possível se eles tiverem o flúor na sua composição. Na próxima vez que você fizer as compras do mês, priorize os produtos de higiene bucal que tenham flúor. Assim, o sorriso de sua família será mais saudável. A cárie é um problema que pode trazer muita dor de cabeça. Para afastar esse fantasma de vez, a única saída é cuidar da saúde bucal com atenção e regularidade.

Por esse motivo, além das dicas que você viu aqui, não deixe de beber bastante água e de visitar o dentista ao menos uma vez por ano. Dessa maneira, o bem-estar e a saúde da sua família estarão bem protegidos.

Gostou do artigo? Compartilhe sua opinião nos comentários!

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags