12 de agosto de 2020

6 problemas bucais associados ao estresse e à ansiedade

A má higiene bucal é uma das grandes responsáveis pelas doenças que surgem na boca, mas problemas emocionais, como o estresse e a ansiedade, também podem prejudicar a saúde oral.

Essa montanha-russa de emoções deixa o organismo mais vulnerável a inflamações, infecções e doenças no geral. Isso acontece porque o corpo libera hormônios de forma descontrolada, entre eles o cortisol e a adrenalina, que podem afetar o sistema imunológico e reduzir as defesas do organismo.

E como tudo isso afeta a saúde bucal? Veja abaixo 6 doenças bucais que podem aparecer por conta do estresse ou ansiedade:

Aftas

A baixa imunidade causada pelo estresse pode fazer com que elas apareçam. São pequenas feridas com bordas vermelhas e centros esbranquiçados que surgem na parte interna das bochechas e lábios ou na língua. Costumam ser doloridas e podem durar de 10 a 15 dias.

Bruxismo

A tensão diária causada pelo estresse e a ansiedade estão relacionadas ao desenvolvimento do bruxismo, ato de ranger ou apertar os dentes. A doença provoca dores na cabeça, face e mandíbula, além de amolecimento e desgaste nos dentes.

Herpes labial

Essa doença provoca pequenas bolhas nos lábios, que depois viram feridas, podendo ser bem incômoda, com coceira e ardência. O vírus HSV-1, causador do herpes labial, vive escondido no corpo e aparece em situações de baixa imunidade, como nos casos de estresse.

Boca seca

O estresse é um dos principais fatores que provocam a xerostomia, conhecida popularmente por “boca seca”, pois ele diminui a produção de saliva. O ressecamento da boca pode dificultar a mastigação, a fala e ainda contribuir para o desenvolvimento de cáries, mau hálito e gengivite.

Cáries

A ansiedade e o estresse podem afetar os hábitos das pessoas. Pode acontecer, por exemplo, que os cuidados com a higiene bucal sejam negligenciados e o consumo de doces aumente. Com isso, ocorre o acúmulo de placa bacteriana, provocando o aparecimento de cáries.

Gengivite

O estresse pode levar a inflamação na gengiva, provocando vermelhidão, sangramento e mau hálito. A gengivite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana e, em casos de estresse, pode aparecer por causa da falta de cuidados com a higiene bucal, da baixa imunidade e da diminuição na produção de saliva.

Para evitar o aparecimento dessas doenças, você deve tomar todos os cuidados com a higiene bucal – escovação diária e uso do fio dental – além de adotar uma rotina saudável, com uma boa alimentação, exercícios físicos, boas noites de sono e atividades prazerosas.

Se perceber qualquer uma dessas alterações, procure o seu dentista. Ele poderá identificar as causas do problema e indicar o tratamento adequado, inclusive um atendimento multidisciplinar com um médico ou psicólogo.