20 de março de 2020

Coronavírus: medidas de segurança para pacientes e dentistas

(Atualizado em 24/03/20)

A pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, está mudando a rotina de milhares de pessoas no mundo. No Brasil, que tem mais de 900 casos confirmados da doença  (balanço em 20/03/20), não é diferente. O coronavírus é de fácil transmissão e pode se disseminar pelo ar ou pelo contato pessoal com gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro ou até mesmo com o toque ou aperto de mão com a pessoa infectada. 

Diante disso, a recomendação é reforçar os hábitos de higienização para evitar que a doença se espalhe. Veja o que fazer no dia a dia para manter você e sua família protegidos:

  • Lave frequentemente as mãos com água e sabonete por pelo menos 20 segundos ou use álcool em gel;
  • Cubra nariz e boca com o braço ao espirrar ou tossir;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Evite aglomerações e ambientes fechados;
  • Se possível, fique em casa. 

A Uniodonto Campinas tem um compromisso com a saúde. Por isso, está adotando algumas medidas a fim de contribuir com a prevenção do coronavírus, além de orientar seus colaboradores e cooperados. Informe-se!

Ações da Uniodonto Campinas

Para conter a proliferação do coronavírus e atendendo às recomendações do Ministério da Saúde, os atendimentos presenciais da sede em Campinas passaram por uma alteração na rotina dos trabalhos administrativos. Parte da equipe está em atendimento remoto e os colaboradores que são do grupo de risco (acima de 60 anos, gestantes ou com doenças crônicas) tiveram suas férias antecipadas ou estão em trabalho remoto também.

As unidades regionais estão com as atividades temporariamente suspensas.

As auditorias odontológicas presenciais também estão suspensas em todas as cidades de atuação da Uniodonto Campinas. O beneficiário que necessitar do serviço deve entrar em contato diretamente com o cirurgião-dentista responsável pelo tratamento. Os profissionais estão sendo orientados a realizar as auditorias odontológicas por meio do aplicativo online da empresa.

O atendimento do Plantão 24 horas e do Plantão Kids foram temporariamente alterados. Confira as novas regras:

  • Lista para controle do acesso;
  • Entrada limitada a 11 pacientes;
  • Não será permitida a entrada de acompanhantes, exceto no caso de gestantes, menores de idade, deficientes físicos e idosos;
  • Limite de 01 acompanhante por pessoa.

Recomendamos que a ida ao Plantão 24h e ao Plantão Kids ocorram apenas em caso de urgência. Lembramos que o Plantão 24h não realiza atendimentos de rotina, apenas em caso de dor. Se tiver dúvidas, entre em contato: 0800 864 4357.

Diferencial da Uniodonto Campinas, a contratação dos planos odontológicos continua podendo ser feita diretamente da sua casa, de forma 100% online, pela loja virtual: https://www.uniodontocampinasonline.com.br

A Dental, loja de produtos odontológicos da Uniodonto Campinas, também prioriza o bem-estar de sua equipe e dos cirurgiões-dentistas cooperados, por isso, conta com uma equipe de motoboys que está à disposição para realizar entregas em consultórios e evitar o deslocamento até a loja física. Entre em contato via WhatsApp (19) 99437-5670 ou clique aqui: http://bit.ly/AtendimentoDental. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelos telefones (19) 3322-4000 ou 0800 16 5555, no Facebook m.me/uniodontocampinas ou pelo Fale Conosco www.uniodontocampinas.com.br/fale-conosco

Protocolo de segurança na Uniodonto Campinas

Para conduzir a situação internamente, a Uniodonto adotou uma série de cuidados para manter a higiene e segurança de todos. Entre eles estão: a higienização de maçanetas das portas a cada 2-3 horas; álcool disponível em todos os ambientes; registro de ponto no computador, entre outros. A empresa também está orientando todos os colaboradores sobre as medidas de proteção ao coronavírus. 

Protocolo de atendimento nos consultórios

Respeitando as normativas de segurança do Conselho Federal de Odontologia, o atendimento dos cirurgiões-dentistas ocorre de acordo com a demanda.

Os cirurgiões-dentistas cooperados podem fazer a sua parte para prevenir o coronavírus seguindo as práticas de biossegurança e desinfecção. São elas: 

  • Lavagem das mãos com frequência;
  • Desinfecção de superfícies;
  • Utilização dos EPIs;
  • Aplicação de enxaguatório bucal com água oxigenada 1%;
  • Utilização de isolamento absoluto, quando possível.

A prevenção contra a COVID-19 deve começar antes da consulta: na confirmação por telefone, informe que pacientes sintomáticos não devem comparecer.

Além disso, é importante realizar uma triagem nos pacientes que chegam ao consultório. Para isso, adote a aferição de temperatura com termômetro sem contato antes do atendimento e aplique um questionário de risco na recepção.

Veja abaixo o modelo do questionário e como proceder após as respostas:

Pacientes, dentistas, colaboradores… Todos nós precisamos respeitar as orientações nesse momento e tomar os cuidados necessários. A atitude de cada um faz a diferença para combater o avanço do coronavírus!

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários