11 de dezembro de 2019

Por que os dentes ficam amarelos?

Apesar de não ser sinal de uma doença séria, o amarelamento dos dentes causa desconforto e diminui a vontade de sorrir. O cigarro e o café são considerados grandes vilões, mas nem sempre eles são os únicos culpados desse problema. 

Existem diversos fatores que podem deixar os dentes amarelos. Por isso, é importante conhecê-los para saber como evitar ou limitar a exposição a essas causas. Confira o que pode causar dentes amarelos e saiba como proteger o seu sorriso: 

Cigarro

Possui substâncias tóxicas, como o tabaco, que causam o escurecimento e desgaste dos dentes. Quanto mais tempo e cigarros a pessoa fuma, mais amarelados eles ficam. Esse é mais um motivo para abandonar esse mau hábito. 

Hábitos alimentares

Alimentos e bebidas com corantes, como os industrializados, favorecem o amarelamento. Quanto maior a ingestão, mais amarelos ficam os dentes. Por isso, alimentos como o café, chá mate, refrigerante, vinho, suco de laranja e açaí devem ser consumidos com moderação.

Higiene bucal

Escova de dentes, fio dental e enxaguante bucal são seus aliados para impedir o amarelamento do seu sorriso. Eles são responsáveis por remover o acúmulo de placa e de tártaro, que atacam o esmalte dos dentes e podem acelerar a descoloração.

Medicamentos

No caso das crianças menores de oito anos, os antibióticos doxiciclina e tetraciclina podem provocar uma alteração durante a formação do dente. Em adultos, alguns anti-histamínicos, anti-hipertensivos e antipsicóticos também mancham os dentes. Consulte na bula dos medicamentos os possíveis efeitos colaterais e sempre converse com seu médico e seu dentista.

Predisposição genética

A cor dos nossos dentes é herdada geneticamente. Logo, se seus pais possuem dentes amarelos, existe a possibilidade de os seus terem uma tonalidade parecida. Algumas doenças congênitas podem fazer com que os dentes nasçam com uma cor amarelada e alterações na tireoide também podem influenciar na cor dos dentes. 

Envelhecimento

Com a idade, a tendência é que os dentes fiquem amarelados devido ao desgaste do esmalte e à ingestão de alimentos com corante. 

Nunca realize tratamentos caseiros para branquear os seus dentes. O mais indicado é buscar ajuda profissional consultando um dentista.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários