14 de agosto de 2019

O que você pode fazer para se livrar do mau hálito

O mau hálito, ou halitose, é um problema de saúde bucal desagradável, que gera situações constrangedoras no dia a dia. Ele pode afetar muita gente e, segundo a Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais, quatro em cada dez pessoas no Brasil sofrem desse problema.

Para descobrir como curar o mau hálito é preciso entender a causa. Na maioria dos casos, ela está no próprio ambiente bucal, ou seja, na língua ou boca. Os restos de alimentos que se acumulam entre os dentes, língua e gengiva fazem com que as bactérias que já existem naturalmente na boca dissolvam as partículas de alimentos e, assim, liberam enxofre, um gás com forte odor.

Mas, afinal, o mau hálito pode ser evitado? A resposta é sim, basta colocar em prática na sua rotina alguns cuidados.

Confira a seguir algumas medidas simples que você pode adotar para tratar ou eliminar o mau hálito:

Faça a higiene bucal diariamente

Pelo menos três vezes ao dia: depois do café da manhã, almoço e jantar faça uma boa e completa higiene oral. Passe o fio dental entre todos os dentes para retirar os resíduos alimentares, faça a escovação dos dentes e gengiva – com movimentos suaves – e, por fim, a limpeza da língua, com a própria escova ou raspadores.

Beba bastante água

Além de auxiliar na digestão, a saliva ajuda a prevenir a proliferação de bactérias na boca, uma das causas do mau hálito. Para estimular as glândulas salivares a produzir a quantidade adequada de saliva é muito importante beber água com frequência – cerca de 2 litros por dia.

Evite o jejum prolongado

Coma de três em três horas e evite o consumo excessivo de café, refrigerantes, bebidas alcoólicas e comidas muito salgadas. De preferência, inclua em seu cardápio alimentos ricos em fibras, como maçã e cenoura, que promovem uma limpeza entre os dentes e evitam o acúmulo de resíduos.

Abandone o cigarro e evite o consumo excessivo de álcool

O cigarro e o álcool são vilões para manter seu hálito saudável. O cigarro atrapalha a produção de saliva e aumenta as chances de problemas na gengiva, fatores que contribuem para o mau hálito. Já a bebida alcoólica provoca uma grande descamação de células bucais, cheias de proteínas que se transformam em enxofre, causador de mau hálito.

Além de seguir essas boas práticas, é essencial que você faça o acompanhamento odontológico periodicamente, consultando um dentista com frequência para realizar uma higienização mais profunda.

Agora que você já sabe como evitar o mau hálito, veja 5 motivos para contratar um plano odontológico.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


2 Comentários