20 de março de 2019

4 problemas gerados pela falta de cuidado com os dentes

Quem pensa que a função da higiene bucal é apenas cuidar dos dentes deve ficar em alerta. Isso porque a boca não serve somente para a entrada de comida. É através dela que muitas bactérias não eliminadas na escovação encontram seu caminho em direção a partes importantes do organismo, provocando doenças que podem fugir da alçada de um dentista.

O bem-estar do corpo humano depende do seu bom funcionamento como um todo. Sendo assim, quando a saúde da boca não está legal, em breve o problema se estenderá para outras regiões do corpo.

Se você está se perguntando como isso acontece, então este artigo vai cair como uma luva para você! Descubra quatro problemas que são gerados pela falta de cuidado com os dentes.

1. Cárie

Essa é a doença mais conhecida envolvendo práticas ruins de saúde bucal. Mesmo sendo mais comum nas crianças, o fato é que as cáries também podem acometer os adultos. Ou seja: todos devem tomar as medidas necessárias para evitá-las.

Quando os resíduos dos alimentos não são retirados dos dentes como deveriam, eles acabam assumindo a função de ímãs de bactérias, que intensificam a produção de ácidos na boca e podem comprometer a parte estrutural dos dentes.

2. Gengivite

Se algum dia sua gengiva ficar inchada, muito vermelha e com sangramento, então é sinal de que você está com gengivite. Essa doença é resultado de uma inflamação provocada pelo excesso de placa bacteriana na boca.

É essencial que, ao perceber a presença da gengivite, você procure um dentista imediatamente. Do contrário, a placa bacteriana pode endurecer, formar o tártaro e destruir aos poucos a estrutura dos dentes.

Outro problema que pode surgir é a periodontite. Além do sangramento, você notará um aumento da sensibilidade, do mau hálito e uma retração na gengiva.

A periodontite, por ser uma evolução da gengivite, é ainda mais grave e pode levar à perda do dente.

3. Endocardite bacteriana

Esse problema afeta um dos principais órgãos humanos: o coração. A endocardite bacteriana começa na falta de higiene bucal, porém até um sangramento na boca é capaz de permitir que essa doença se desenvolva.

A partir do momento que as bactérias bucais entram no sistema sanguíneo, o revestimento interno do coração sofre sérios danos, originando a endocardite. Se não tratada, a doença pode levar à morte do paciente.

Além da endocardite bacteriana, a falta de cuidado com os dentes pode fazer com que a pessoa fique mais suscetível a outras doenças cardíacas. Por exemplo: se você tem periodontite, as chances de você ter uma embolia pulmonar ou um infarto são maiores.

4. Diabetes

Pessoas diabéticas precisam estar sempre alertas com qualquer contaminação no organismo. Afinal, essas infecções podem modificar os níveis de glicemia tão fundamentais para seu bem-estar.

No entanto, quando essa pessoa desenvolve um problema bucal que a force a comer alimentos que aumentem a glicemia — como é o caso do pão — a diabetes pode piorar.

“Ah, mas eu não tenho diabetes, então estou bem”. Não exatamente. Se houver um histórico familiar, seja por parte de pai ou de mãe, você tem uma forte tendência a desenvolver a diabetes. E com a saúde bucal atrasada, o diagnóstico será só uma questão de tempo.

Na próxima vez que você estiver cuidando dos seus dentes, lembre-se que o motivo para tamanho zelo não é simplesmente estético. Ao fazer a higiene bucal com perfeição, você estará garantindo uma vida cheia de saúde.

Portanto, não deixe seu bem-estar para depois: adote boas práticas de higiene dental e visite regularmente o dentista para ficar com tudo em ordem.

Você sabia que a falta de cuidado com os dentes poderia ser tão prejudicial? Deixe sua opinião nos comentários.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


2 Comentários