16 de junho de 2021

Como a odontologia ajuda na recuperação de pacientes de Covid-19

Mais de um ano após o início da pandemia de Covid-19, especialistas de todo o mundo continuam investigando os danos que o vírus causa no organismo humano. A doença se manifesta por meio de diferentes sintomas, o que dificulta ainda mais o trabalho dos médicos. 

O que se sabe, por sua vez, é que as vias respiratórias e os pulmões são os principais alvos da Covid-19, conforme mostrou um estudo publicado na revista científica Lancet, com base em dados de 257 pacientes em Nova York, nos Estados Unidos.

Por conta disso, o trabalho de cirurgiões-dentistas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais tem contribuído muito para diminuir a ocorrência de complicações da doença. Continue lendo e entenda como a odontologia ajuda na recuperação de pacientes com Covid-19. 

Importância da odontologia nas UTIs de Covid-19

Ao longo da pandemia, os especialistas descobriram que é na cavidade bucal que se encontra a maior carga viral da Covid-19 por conta da saliva e secreções. Tanto é que pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) detectaram a presença do vírus no tecido periodontal de pacientes com Covid-19.

Os resultados do estudo, que teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), mostraram que a presença da Covid-19 no tecido periodontal favorece a presença do vírus na saliva dos pacientes infectados. O dado, por sua vez, aponta que a origem da doença não se dá somente pelas vias respiratórias.

Ainda não está claro, cientificamente, que a Covid-19 cause lesões bucais. Ocorre, no entanto, que os especialistas notaram que um paciente que apresenta um quadro de herpes simples ou candidíase bucal tem um agravamento das lesões, o que piora a qualidade de vida da pessoa durante a internação.

Sintomas da Covid-19 na cavidade bucal

Se a Covid-19 tem as vias respiratórias e os pulmões como os principais alvos, provocando dois dos sintomas mais comuns nos casos moderado e grave, que são a tosse e a dificuldade de respirar, ela também tem sido responsável por distúrbios do paladar e do olfato. 

Não por acaso, um levantamento da Academia Americana de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço mostrou que 86% das pessoas com casos leves do novo coronavírus perdem o olfato e o paladar. 

Os especialistas acreditam que o quadro pode estar relacionado a alterações neurais, gengivite descamativa e ulcerações não específicas nas mucosas. Ainda não se sabe se essas condições são causadas diretamente pela Covid-19 ou se são consequências das alterações do sistema imunológico.

Cuidado odontológico evita complicações da Covid-19

Diante das incertezas a respeito da doença, o trabalho odontológico é fundamental para a saúde e recuperação de um paciente internado. Os hospitais focam nos cuidados com a higiene bucal justamente para evitar a complicação do quadro de uma pessoa com Covid-19.

A escovação e o diagnóstico diário são imprescindíveis para evitar doenças como a pneumonia associada à ventilação mecânica, removendo as bactérias que se acumulam sobre os dentes, gengivas e língua.Se não forem removidas, essas bactérias podem ser aspiradas para o pulmão dos pacientes intubados ou traqueostomizados. Além dessa possibilidade, o trabalho odontológico é importante para prevenir e fazer a retirada de cáries e outros focos de infecção, que podem levar bactérias à corrente sanguínea, prejudicando a recuperação e alta médica do paciente.

GOSTOU? COMPARTILHE ESSE POST EM SUAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário:


0 Comentários
Tags